Achegados (S P) - Conjunto de descerebrados que berram com os ciganos. Extrema direita da direitalha canalha e dos direitosos (Vtbm). Versão dos Liberalistas (VTbm) para a classe C.
Bolsanamão (S SG P) - Famiglia detentora de uma grande produtora de #fakenews com ramificações de fibra ótica em semanários e ondas hertzianas.
Botismo (S M P) - Fascismo à portuguesa: rural, católico e miserável, liderado por um velho seminarista que só calçava botas e esteve, nunca iria estar, em qualquer parte, mais conhecido por esteves ou botas.
Caneiro (SM) - Meio usado pelos donos disto tudo para implantar no cérebros das famílias a desinformação que mais lhes convém em cada momento. Especialmente notórios são dos caneiros televisivos e os jornaleiros.
Cavacais-Liberais (SCA SG P) - Subconjunto da direitalha canalha liderada por um boliqueimo.
Cavacal Figura (S M S) - Ver Boliqueimo.
Centrões-Vigarões (SCA M P) - Referente aos possíveis conjuntos de partidos tachistas situados entre (inclusivé) os xuxalistas e os cavacais-liberais. VTbm Tachista e Vigarão.
Chapelada (S F S) - Processo em que os elementos censitariamente habilitados das familias depositam um papelinho numa urna, fisica ou virtual.
Comentadeiro - (S M S) - Membro do comentariado (ver Comentariado).
Comentariado - (S M P) - De acordo com (José Goulão, 2024) trata-se de um conceito agregador d'«o conjunto de pessoas acima dos cidadãos banais, iluminadas e predestinadas com níveis de sabedoria inatingíveis pelo comum dos mortais e que, por isso, ganharam assento no Olimpo dos meios de comunicação corporativos e aparentados. A gíria usa a expressão «cáfila de farsantes» para apelidar os membros do comentariado. (Vtbm Comentadeiro).
Democratação (S F S) - Processo de instituição de uma democratadura.
Democratar (VR) - Instituir uma democratadura.
Democratadura (S F S) - Ditadura da Ideologia Burguesa com chapeladas genericamente aceites no lugar de eleições.
Direitalhas-Canalhas (SCA F P) - Referente aos possíveis conjuntos de forças tachistas situadas à direita (inclusive) dos cavacais-liberais. VTbm Tachistas. Aplicável por generalização a quaisquer direitosos (VTbm).
Direitosos (SP) - Descerebrados que alinham com o roubo da mais valia produzida pelo trabalho, pela expansão da miséria, do roubo, da desigualdade, do racismo e das fobias todas incluindo as xenofobias, as homofobias e as misogenias.
Escrevinhar (VR) - Botar caracteres em meio fisico ou virtual de acordo com o AO90. Atividade de um escrevinhador.
Escrevinhador(a) (S M(F) S - Máquina de escrever descerebrada paga pelo capital.
Espesso (S M S) - Jornaleiro da famiglia Bolsanamão.
Facebroncas (S M S) - Café da esquina onde a gente se encontra com outras senhoras e senhores e meninos e meninas e Manuéis e Joaquinas, gente de todas as cores e feitios e medidas e amigos e companheiros e camaradas, para conversar acaloradamente sobre os pequenos nadas que fazem vidas as nossas vidas.
Grupo da Lima - Grupo de países com governos dos irmãos metralha eleitos pelos estados unidos da américa em chapeladas mais ou menos forçadas e que querem impor à Venezuela o regime que impera nos pátios das traseiras trumpistas. Conhecidos por, à semelhança dos famosos irmãos metralha recorrerem a limas para fugirem da prisão.
Império da Mentira (S M P) - A superestrutura imperialista responsável pelo fabrico da "verdade alternativa" com que sobrevive a população ocidental e que engloba o complexo militar-industrial-mediático, a NATO com os EUA à cabeça e a UE a servir de carro vassoura. A expressão foi cunhada por Andrei Martyanov.
Injustiça de Classe (SA F S) - A justiça disponibilizada pelas democrataduras.
Jotinha (S SG S) - Criança mal educada, bronca e lobotomizada. Futuro chefe de qualquer coisa. Aprendiz de vigarinho.
Jornaleirismo (SM) - Atividade de um jornaleiro. Escrevinhador de #fakenews ou de #nonews. Vigarinho ou Vigarão, consoante o abotoanço em dólaras amaricanas, a estagiar num jornaleiro de uma qualquer das famiglie Donas Disto Tudo.
Jornaleiro(a) (S M/F S) - Escrevinhador(a) de #fakenews; Tbm (S M S) Folha de pasta de papel seca com caracteres impressos. Tbm (A) Diz-se daquilo ou daquele que pratica jornaleirismo. Tbm (como arcaismo) Dizia-se de quem vendia umas folhas de papel impressas com noticias então denominadas jornais e que desapareceram em Portugal com o fecho de instituições informativas como o Diário, o Diário de Lisboa ou o Noticias da Amadora. Os Jornais foram progressivamente substituídos por jornaleiros de que se citam como paradigmas o Correio da Manha e o Espesso e, a um outro nível de propagação de vigarice, O Público ou o Diário de Noticias.
Liberalistas (S P) - Versão de Achegados (Vtbm) para as classes A e B. Em vez de berrarem com os ciganos, primeiro acusam-nos de viverem de subsídios e depois berram com os subsídios. Pretendem viver à custa do trabalho de quem trabalhe e dos subsídios do Steve Bannon.
Ministério da Verdade (S M S) - Complexo mediático corporativo ao serviço do Império da Mentira responsável pela criação das "realidades alternativas" permanentemente desmentidas pela verdade factual. O conceito foi originalmente proposto por George Orwel na monumental obra de antecipação sociológica "1984".
Opinadeiro/a (S M/F S) - Escrevinhador de boutades.
Perdigolho/a (S M/F S) - Perdigoto zarolho.
Púbico (S M S) - Pêlo matinal da Famiglia Bolomirro.
Tachistas (A SG P) - Conjunto de percevejos alimentados pelo orçamento de estado.
Vigarão (S M S) - Vigarista grandalhão. Doutorado em vigarice.
Vigarinho/a (S M/F S) - Vigarista pequenininho. Aprendiz de vigarista.
Vigaronomia (S F S) - Arte de vigarizar o próximo falando economês.
Xuxalistas (A SG P) - Conjunto de tachistas socialmente preocupados com a quantidade de dólaras que lhes caem nos bolsos.
A - Adjetivo. Adjetivante.
C - Composto.
P - Plural.
R - Regular.
S - Substantivo. Singular.
SG - Sem género.
Tbm - Também.
V - Verbo.
VTbm. - Ver também.
Sem comentários:
Enviar um comentário
O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.