2020/02/23

Cuba: 61 anos de bloqueio criminoso

Nos media corporativos passam duas versões autorizadas sobre o criminoso bloqueio norte-americano à ilha dos Vencedores do Impossível: ou o bloqueio não existe ou é apenas um conjunto de medidas esparsas e ineficazes. Mentira, o bloqueio é uma realidade que mata, uma realidade ilegal à luz do direito internacional e humanamente criminosa. Dele podemos encontrar noticias nos meios de informação que o capital ainda não comprou.

Bloqueio dos Estados Unidos dificulta transplante de órgãos em Cuba -- O bloqueio económico, comercial e financeiro dos Estados Unidos contra Cuba dificulta hoje o avanço em transplantes de órgãos vitais num grau que é praticamente impossível de quantificar, afirmou um especialista nesses procedimentos. Em declarações à televisão local, o doutor Julio César Serra, coordenador de transplante na região sul-oriental, aludiu a esse negativo impacto pelos obstáculos para a aquisição de recursos que vão desde medicamentos muito específicos, quase todos provenientes de nações desenvolvidas, até insumos diversos. (2020/02/08 Prensa Latina)



Os 15 chefes de governo do Caricom rejeitaram o recrudescimento do bloqueio e condenaram a campanha contra a cooperação médica fornecida por Cuba -- O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, agradeceu na quinta-feira o apoio prestado pelos países que compõem a Comunidade do Caribe (Caricom) na sua pretensão de acabar com o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos (EUA). ) na ilha.(2020/02/22)

Bloqueio dos EUA a Cuba afeta tratamento do cancro em crianças -- Hoje Cuba cumpre todos os protocolos de tratamento do cancro infantil e juvenil, apesar dos obstáculos impostos pelo governo dos Estados Unidos para impedir a entrada de medicamentos na ilha.

Cooperação cubana mostrou que um país pequeno pode fazer muito pela humanidade -- O encarregado de negócios na Embaixada de Cuba no Brasil alertou numa entrevista para o «recrudescimento do bloqueio por parte dos EUA» contra o país caribenho, que afecta a cooperação médica.(2020/02/17)

183 Nações Votaram Contra o Bloqueio Norte-Americano -- Cuba apresentou uma proposta que mereceu o apoio massivo da Assembleia Geral da ONU. Com 187 nações a favor, 3 votos contra e 2 abstenções, o mundo disse ao imperialismo estado-unidense que já basta. Chega! Disse-o de forma contundente e massiva. Disse-o pelo 28º ano consecutivo. Sempre de forma crescentemente massiva. O que é que os eua ainda não perceberam? É pura burrice ou medo de ver florescer ali ao lado da miséria de Miami, um paraíso socialista de bem estar e direito sociais e humanos? Direitos Humanos? Sim, importa falar de Direitos Humanos e da Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Autoridades cubanas repudiam relatório dos EUA sobre tráfico de pessoas -- Os EUA incluíram a Ilha noutra das suas «listas negras»; o governo cubano respondeu que a Casa Branca não tem «autoridade política e moral para julgar estados soberanos ou emitir certificados de conduta».

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.