2018/08/21

Wikicionário de Refer&ncia

Boliqueimo (A M S) - Diz-se daquele que fala com a boca cheia de bolo rei e/ou sofre episódios vagais. (S M S) Lider de uma facção especialmente descerebrada da direitalha-canalha.

Achegados (S P) - Conjunto de descerebrados que berram com os ciganos. Extrema direita da direitalha canalha e dos direitosos (Vtbm). Versão dos Liberalistas (VTbm) para a classe C.

Bolsanamão (S SG P) - Famiglia detentora de uma grande produtora de #fakenews com ramificações de fibra ótica em semanários e ondas hertzianas.

Botismo (S M P) - Fascismo à portuguesa: rural, católico e miserável, liderado por um velho seminarista que só calçava botas e esteve, nunca iria estar, em qualquer parte, mais conhecido por esteves ou botas.

Caneiro (SM) - Meio usado pelos donos disto tudo para implantar no cérebros das famílias a desinformação que mais lhes convém em cada momento. Especialmente notórios são dos caneiros televisivos e os jornaleiros.

Cavacais-Liberais (SCA SG P) - Subconjunto da direitalha canalha liderada por um boliqueimo.

Cavacal Figura (S M S) - Ver Boliqueimo.

Centrões-Vigarões (SCA M P) - Referente aos possíveis conjuntos de partidos tachistas situados entre (inclusivé) os xuxalistas e os cavacais-liberais. VTbm Tachista e Vigarão.

Chapelada (S F S) - Processo em que os elementos censitariamente habilitados das familias depositam um papelinho numa urna, fisica ou virtual.

Democratação (S F S) - Processo de instituição de uma democratadura.

Democratar (VR) - Instituir uma democratadura.

Democratadura (S F S) - Ditadura da Ideologia Burguesa com chapeladas genericamente aceites no lugar de eleições.

Direitalhas-Canalhas (SCA F P) - Referente aos possíveis conjuntos de forças tachistas situadas à direita (inclusive) dos cavacais-liberais. VTbm Tachistas. Aplicável por generalização a quaisquer direitosos (VTbm).

Direitosos (SP) - Descerebrados que alinham com o roubo da mais valia produzida pelo trabalho, pela expansão da miséria, do roubo, da desigualdade, do racismo e das fobias todas incluindo as xenofobias, as homofobias e as misogenias.

Escrevinhar (VR) - Botar caracteres em meio fisico ou virtual de acordo com o AO90. Atividade de um escrevinhador.

Escrevinhador(a) (S M(F) S - Máquina de escrever descerebrada paga pelo capital.

Espesso (S M S) - Jornaleiro da famiglia Bolsanamão.

Facebroncas (S M S) - Café da esquina onde a gente se encontra com outras senhoras e senhores e meninos e meninas e Manuéis e Joaquinas, gente de todas as cores e feitios e medidas e amigos e companheiros e camaradas, para conversar acaloradamente sobre os pequenos nadas que fazem vidas as nossas vidas.

Grupo da Lima - Grupo de países com governos dos irmãos metralha eleitos pelos estados unidos da américa em chapeladas mais ou menos forçadas e que querem impor à Venezuela o regime que impera nos pátios das traseiras trumpistas. Conhecidos por, à semelhança dos famosos irmãos metralha recorrerem a limas para fugirem da prisão.

Império da Mentira (S M P) - A superestrutura imperialista responsável pelo fabrico da "verdade alternativa" com que sobrevive a população ocidental e que engloba o complexo militar-industrial-mediático, a NATO com os EUA à cabeça e a UE a servir de carro vassoura. A expressão foi cunhada por Andrei Martyanov.

Injustiça de Classe (SA F S) - A justiça disponibilizada pelas democrataduras.

Jotinha (S SG S) - Criança mal educada, bronca e lobotomizada. Futuro chefe de qualquer coisa. Aprendiz de vigarinho.

Jornaleirismo (SM) - Atividade de um jornaleiro. Escrevinhador de #fakenews ou de #nonews. Vigarinho ou Vigarão, consoante o abotoanço em dólaras amaricanas, a estagiar num jornaleiro de uma qualquer das famiglie Donas Disto Tudo.

Jornaleiro(a) (S M/F S) - Escrevinhador(a) de #fakenews; Tbm (S M S) Folha de pasta de papel seca com caracteres impressos. Tbm (A) Diz-se daquilo ou daquele que pratica jornaleirismo. Tbm (como arcaismo) Dizia-se de quem vendia umas folhas de papel impressas com noticias então denominadas jornais e que desapareceram em Portugal com o fecho de instituições informativas como o Diário, o Diário de Lisboa ou o Noticias da Amadora. Os Jornais foram progressivamente substituídos por jornaleiros de que se citam como paradigmas o Correio da Manha e o Espesso e, a um outro nível de propagação de vigarice, O Público ou o Diário de Noticias.

Liberalistas (S P) - Versão de Achegados (Vtbm) para as classes A e B. Em vez de berrarem com os ciganos, primeiro acusam-nos de viverem de subsídios e depois berram com os subsídios. Pretendem viver à custa do trabalho de quem trabalhe e dos subsídios do Steve Bannon.

Ministério da Verdade (S M S) - Complexo mediático corporativo ao serviço do Império da Mentira responsável pela criação das "realidades alternativas" permanentemente desmentidas pela verdade factual. O conceito foi originalmente proposto por George Orwel na monumental obra de antecipação sociológica "1984".

Opinadeiro/a (S M/F S) - Escrevinhador de boutades.

Perdigolho/a (S M/F S) - Perdigoto zarolho.

Púbico (S M S) - Pêlo matinal da Famiglia Bolomirro.

Tachistas (A SG P) - Conjunto de percevejos alimentados pelo orçamento de estado.

Vigarão (S M S) - Vigarista grandalhão. Doutorado em vigarice.

Vigarinho/a (S M/F S) - Vigarista pequenininho. Aprendiz de vigarista.

Vigaronomia (S F S) - Arte de vigarizar o próximo falando economês.

Xuxalistas (A SG P) - Conjunto de tachistas socialmente preocupados com a quantidade de dólaras que lhes caem nos bolsos.



A - Adjetivo. Adjetivante.
C - Composto.
P - Plural.
R - Regular.
S - Substantivo. Singular.
SG - Sem género.
Tbm - Também.
V - Verbo.
VTbm. - Ver também.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.