2017/08/17

Não, não são todos iguais!

Não, não são todos iguais. Os factos desmentem clara e cristalinamente esse senso comum de que "os políticos", o que quer que isso signifique, são todos iguais.

Uma viagem pelo universo da vigarice, corrupção e enriquecimento ilícito demonstra que a corrupção mora no lado direito do edifício politico português e se espalha pelo centrão.

Querem evitá-la? Votem à esquerda! Votem e elejam deputados e autarcas trabalhadores, honestos e competentes.

Querem factos? Vamos ver o panorama começando no andrébices e na direita-faz-de-conta-que-é democrata-cristã, passando pela direita neo-con e pelo centro sempre-no-governo, até à esquerda e aos comunistas.

Comecemos pelos recém chegados cheganos do andrébices «Desde crimes de violência doméstica (Pedro Alves, líder da distrital de Aveiro); ladrões de caixas de esmolas (João Esteves da Silva, vice da distrital de Castelo Branco); exploradores de imigrantes ilegais (Rui Paulo Sousa, deputado por Lisboa); falsificadores de exames académicos (António Pinto Pereira, deputado por Coimbra); burlões do SNS (Eduardo Pinto Miranda, 3.º candidato na lista de Vila Real); assessores de negociatas do BES-Angola (Pedro Pessanha, deputado por Lisboa); ex-deputados do PSD apanhados na teia do escândalo das “presenças-fantasma” e que agora regressam ao “local do crime”, mas na bancada da ponta direita onde tudo vale e vale tudo (Manuela Tender, eleita por Vila Real, ou Eduardo Teixeira, eleito por Viana do Castelo). Não falando já dos acusados por crimes de racismo, xenofobia, homofobia, misoginia, negacionismos, agressões várias, burlas e dívidas fiscais, tantos que nem cabe aqui dizer os nomes. Ou do inefável Diogo Pacheco de Amorim, ideólogo da rede bombista do MDLP que pôs Portugal a arder no final dos anos 70, e que agora querem à viva força tornar vice-presidente da Assembleia da República.(*)

Quantos militantes do CDS já andaram enrolados em luvas e esquemas maquiavélicos? Assim de repente, entre uma mão cheia de mergulhos em submarinos e tráfico de rotundas ao norte do tejo, sobressaem o já famoso Avelino Ferreira Torres e o reincidente António Cerqueira de Vila Verde.

Entre os empreendedores neo-cons do PSD vêm-nos logo à memória uma serial killer que comprou para o estado o sangue envenenado que a mãe vendia, um ministro que vendeu umas pontes antes de se transferir com malas e agendas para a empresa a quem vendeu as pontes, além, claro está, do Esteves que negociava malas de dinheiro e só largou o conselho de estado ao pontapé, do Advogado que terá alegadamente assassinado a cliente e do Major que distribuiu electrodomésticos pelos eleitores. Todos eles ilibados, prescritos, comutados ou ignorados. Mas o mais infeliz de todos foi sem dúvida o pobre do Isaltino Morais que acabou preso porque tinha um sobrinho taxista na Suiça com uns milhões numas contas esquisitas. Enfim, estes e mais uma meia dúzia de condenados e um primeiro ministro que passou cinco anos da escassa vida empresarial a fugir aos descontos para a segurança social. Mas o que é isso se o mais recente e multibilionário imperador-eleito conseguiu passar 15 anos sem pagar impostos e ainda se gaba do facto?

Já sobre o bolsar do boliqueimo relativo à ministra xuxalista que é filha do ministro xuxalista, há um aforismo sobre pedras e telhados de vidro ilustrado na longa lista que se desenrola lá no fundo deste texto ...

No sempre central Partido Socialista, primeiros ministros à parte, as coisas começam a ficar menos negras, desaparecem os serial killers e os banqueiros especializados em assaltos a bancos, mas encontramos um Mesquita Machado, uma Fátima Felgueiras e mais de uma meia dúzia de encartados especialistas em trafulhice, além de, claro está a famiglia Penedos Pai & Filho que se abotoou com uns robalos do socateiro.

Em jeito de grand finale ainda fica aqui um pout-pourrit (zinho), uma resenha, um resumo da situação que em Fevereiro de 2014 imperava no centrão governativo.

E finalmente, quando chegamos à esquerda, encontramos uma acusação do Ministério Público contra a Ana Ribeiro, a autarca do BE que esteve dois mandatos à frente da Camara de Salvaterra de Magos e que o tribunal arquivou por inexistência de ilicito, ou seja, porque o Ministério Público andou a gastar o nosso dinheiro a investigar um crime que nunca existiu, e a Jacinta Ricardo, uma autarca da CDU condenada a 15 meses de pena suspensa e uma indemnização cível por pagar os salários dos funcionários com os fundos da tesouraria municipal da autarquia. Alguém vê a diferença? Ou sou só eu?

Um dia destes volto cá para explicar porque é que não há corruptos de esquerda, para explicar porque é que quando um individuo, até aí progressista e de esquerda, se deixa corromper, passa automaticamente com o pagamento que recebeu para o lado do capital, dos exploradores, dos que pagam aos criados para lhes trazerem o pequeno almoço à cama. Mas isso fica para um dia destes.

Por enquanto vou ver se me entretenho a fazer crescer esta lista de diferenças:

2022/02 - Chega - O Tribunal condenou Pedro Frazão, deputado do Chega, a retirar o tweet em que acusou Francisco Louçã de receber uma avença do BES, a declarar que se trata de uma mentira e a publicar a sentença condenatória.

2022/01 - Chega - Filipe Melo, recém eleito deputado do Chega, está "incluído na Lista Pública de Execuções, com três processos e um total de 80 mil euros em dívida".

2021/09 - Chega - Diogo Pacheco de Amorim, deputado do Chega, à época em substituição de André Ventura, tem o ordenado do partido penhorado por causa de dívidas antigas que rondarão os 15 mil euros. Uma está relacionada com uma queixa dos herdeiros da credora, entretanto falecida. A outra relativa a um cartão de crédito de 1998.

2020/07 - PSD - Ex-deputado Agostinho Branquinho terá recebido 225 mil euros para influenciar autarcas. Ministério Público pede que os dez arguidos do caso paguem ao Estado de 2,3 milhões de euros, o montante que considera ser a vantagem dos crimes. O antigo deputado do PSD Agostinho Branquinho terá recebido 225 mil euros para influenciar o antigo presidente da câmara de Valongo, Fernando Melo, e mais dois vereadores sociais-democratas para estes ignorarem e violarem normas urbanísticas no processo de licenciamento e construção do Hospital de São Martinho, uma unidade privada de saúde em Valongo, inaugurada em Maio de 2008. 

2020/02 - PSD - Altos quadros da Câmara de Cascais sob investigação do DIAP de Sintra - O DIAP de Sintra está a investigar alguns diretores, chefes de divisão e assessores, uns ligados diretamente ao município, outros a empresas municipais de Cascais. A noticia é avançada esta quarta-feira pelo jornal digital Cascais24, que cita fontes judiciais e revela que em causa estarão, entre outros, alegados crimes de peculato de uso. Filipa Rosado, procuradora da 3.ª Secção do Ministério Público de Sintra, encarregue de, pelo menos, dois inquéritos, terá mesmo remetido a 23 de janeiro formalmente pedidos de informação ao presidente do executivo, Carlos Carreiras.

2020/01 - PS/PSD/CDS - «O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito da Operação Éter.» « no processo relativo à investigação das Lojas Interativas de Turismo (LIT) da Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP) foram constituídos arguidos os atuais presidentes das câmaras de Amares, Arcos de Valdevez, Armamar, Arouca, Boticas, Caminha, Castelo de Paiva, Penedono, Resende, Sabrosa, Tabuaço, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Valpaços, Vila Verde, Vila Pouca de Aguiar e Viseu. Também arguidos são os vice-presidentes das câmaras de Cinfães, Espinho, Matosinhos, Montalegre, Santa Marta de Penaguião, Sernancelhe, Tarouca, Torre de Moncorvo e vereadores em Armamar, Boticas, Carrazeda de Ansiães, Fafe, Lousada, Mondim de Basto, Oliveira de Azeméis, Paredes de Coura, Penafiel, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Sernancelhe, Vieira do Minho, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia e Vila Verde. Da TPNP estão igualmente como arguidos o ex-presidente Melchior Moreira – em prisão preventiva desde 18 de outubro de 2018 e já acusado por 36 crimes no âmbito do processo principal da Operação Éter, de alegada viciação de procedimentos de contratação pública – a diretora Isabel Castro, o administrador-delegado Marco de Sousa, o secretário de gabinete de apoio à direção Paulo Carrança e o técnico especialista Miguel Ângelo Araújo. O gestor das empresas Celeuma, Média 360 e Tomiworld, José Manuel Agostinho – também arguido no processo principal – consta ainda da lista de 74 arguidos na investigação às LIT, estando em causa a alegada “imposição”, por parte da TPNP, das empresas responsáveis pela instalação das lojas.»

2019/12 - PS - A presidente da Junta de Freguesia de Quiaios, Maria Fernanda Lorigo [PS], e o secretário, Carlos Alberto Patrão, foram condenados pela prática de um crime de prevaricação de titular de cargo público a penas de prisão, suspensas, e à perda de mandato. À ex-tesoureira, Ana Raquel Correia, também foi decretada uma pena de prisão suspensa. Os três arguidos foram julgados por terem favorecido o pai da autarca, Manuel Lorigo, para que este fizesse os serviços de manutenção das Piscinas da Praia de Quiaios. O tribunal considerou que Fernanda Lorigo foi quem teve “o papel mais activo” e aplicou-lhe uma pena de três anos e nove meses de prisão. Já Carlos Patrão foi condenado a dois anos e 10 meses e Ana Correia a dois anos e seis meses de prisão. Todas as penas foram suspensas por igual período. Os três arguidos terão ainda de pagar ao Estado 8.700 euros em partes iguais.

2019/12 - PSD - Os autarcas PSD de três concelhos do distrito de Braga - Amares, Terras do Bouro e Vila Verde - estão na mira da justiça pelo estranho negócio, que os levou a alienar uma Escola Profissional pertencente aos três municípios ao amigo de um deles, igualmente sob a alçada no mesmo processo e acusado de corrupção ativa, prevaricação e participação em negocio.

2019/06 - CDS - O presidente da Associação Empresarial de Ponte de Lima, António Lima, assim como o presidente da Junta de Freguesia de Ribeira (Ponte de Lima), Ricardo Pimenta (CDS/PP), são os principais arguidos entre os quatro suspeitos que durante a tarde desta quinta-feira serão apresentados ao juiz de instrução criminal de Viana do Castelo, por alegadas burlas qualificadas, associação criminosa, falsificação de documentos e abuso de confiança,

2019/06 - PSD - O ex-presidente da Câmara de Tondela, Carlos Marta, foi hoje condenado a quatro anos de prisão, com pena suspensa, pelos crimes de prevaricação de titular de cargo político e de falsificação de documentos.

2019/06 - PSD e PS - O deputado do PSD Rui Silva foi acusado num processo em que estão em causa vários crimes de corrupção, participação económica em negócio e abuso de poder. O presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, o social-democrata António Vilela, e o socialista João Luís Nogueira, enquanto diretor da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), também são visados neste processo.

2019/05 - PS - Os presidentes das câmaras municipais de Santo Tirso, Joaquim Couto, e de Barcelos, Miguel Costa Gomes, ambos do PS, foram detidos pela Polícia Judiciária (PJ), sob suspeita da prática de crimes de corrupção, tráfico de influência e participação económica em negócio no âmbito de contratação pública. Além dos dois autarcas socialistas, a PJ também deteve o presidente do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, José Laranja Pontes, e a empresária Manuela Couto, esposa do autarca de Santo Tirso.

2019/05 - PS - Hortense Martins, deputada do Partido Socialista, conseguiu um subsídio de 171 mil euros em 2010 para a construção de um Centro de Lazer e Turismo Gastronómico”, um projeto familiar que já funcionava há dois anos. Em 2013, apenas três anos depois, a deputada, que é líder do PS no distrito de Castelo branco e mulher do presidente da Câmara local, Luís Correia, conseguiu mais 105 mil euros para uma unidade de turismo que também já estava a funcionar na altura em que a respetiva candidatura foi aprovada. De acordo com o regulamento, a aprovação deste tipo de apoio determina que as despesas efetuadas só podem ser reembolsadas se o investimento em causa não estiver concluído à data de aprovação do pedido de financiamento.

2019/05 - PS - Adelino Mendes pediu exoneração do cargo de chefe de gabinete do secretário de estado da protecção civil, após ter sido constituído arguido numa operação de buscas desencadeada esta quinta-feira pela Polícia Judiciária relacionada com uma alegada burla com fundos europeus.

2019/04 - PSD - Ao fim de vários anos a adiar a condenação definitiva, Duarte Lima, ex-deputado à Assembleia da República por Bragança de 1983 a 1995 (III, IV, V e VI legislaturas), depois por Lisboa, de 1999 a 2002 (VIII legislatura) e, novamente por Bragança, de 2005 a 2009 (X legislatura), ex-vice-presidente da Comissão Política Nacional do PSD entre 1989 e 1991, e ex-presidente do respectivo grupo parlamentar de 1991 a 1994, durante a segunda maioria absoluta do cavaco, deu finalmente entrada na prisão da carregueira para cumprir 3 anos de pena por burla ao BPN do gangue cavaquista.

2018/11 - PSD - Tribunal de Contas rejeitou argumentos do recurso dos ex-presidentes da Câmara de Silves, Isabel Soares e Rogério Pinto, condenados a devolver à autarquia cerca de 268 mil euros. Segundo o Tribunal de Contas, os antigos presidentes da Câmara Municipal de Silves omitiram pagamentos aos bancos (antigo BES, BCP e CGD) que adquiriram os créditos detidos pela empresa Viga D'Ouro sobre o Município de Silves, o que deu azo a várias acções judiciais que culminaram na obrigação de a autarquia efectuar o pagamento coercivo do capital em dívida, acrescido de juros de mora avultados. O Tribunal considerou que Isabel Soares incorreu numa atitude ético-pessoal de indiferença, agindo ilicitamente e com culpa, e que Rogério Pinto, teve os poderes que lhe permitiam pôr termo às situações de ilegalidade que o incumprimento perante os bancos trazia para a autarquia e para as consequências que daí poderiam resultar para o erário público, mas nada fez, razão pela qual foi igualmente censurada e considerada ilícita a sua conduta.

2018/11 - PSD - O ex-presidente do BPN, Oliveira e Costa, foi condenado a 12 anos de prisão por dois crimes de burla qualificada num processo ligado ao caso BPN. Oliveira e Costa foi presidente da Comissão Política Distrital de Aveiro do PSD e Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais do governo chefiado pela Cavacal Figura que lhe comprou umas ações do BPN a bom preço e lhas vendeu passado uns tempos com um lucrozinho simpático. Segundo a sentença lida pela Juiza Joana Grácio "agiu com dolo intenso, demonstrando ganância e oportunismo".

2018/11 - PSD - O ex-administrador do BPN, Arlindo de Carvalho, antigo ministro da saúde do Boliqueimo, foi condenado a seis anos de prisão por um crime de burla qualificada e um de fraude fiscal num processo ligado ao caso BPN. A sentença recordou que é "um ex-ministro da Saúde" que demonstrou uma atitude "oportunista, sem escrúpulos e gananciosa", tendo agido com "dolo intenso". O MP sustenta que Arlindo de Carvalho terá recebido indevidamente cerca de 80 milhões de euros do BPN e do Banco Insular de Cabo Verde na qualidade de homem de confiança em negócios dirigidos à distância por Oliveira Costa e outros dirigentes do BPN/Sociedade Lusa de Negócios (SLN).

2018/11 - PSD -O ex-administrador do BPN, Luís Caprichoso foi condenado a dez anos de prisão por burla e fraude fiscal num processo ligado ao caso BPN.

2018/11 - PSD - O ex-administrador do BPN Francisco Sanches foi condenado a dez anos de prisão por burla e fraude fiscal num processo ligado ao caso BPN. O MP sustenta que Francisco Sanches terá recebido indevidamente cerca de 80 milhões de euros do BPN e do Banco Insular de Cabo Verde na qualidade de homem de confiança em negócios dirigidos à distância por Oliveira Costa e outros dirigentes do BPN/Sociedade Lusa de Negócios (SLN).

2018/11 - PSD - José Neto foi condenado a seis anos de prisão por burla e fraude fiscal num processo ligado ao caso BPN.

2018/11 - PSD - O deputado e presidente do PSD José Silvano viu a sua presença no plenário da AR registada por pelo menos duas vezes enquanto andava por fora em trabalho partidário para poder auferir da miserável quantia de 70 euros.

2018/05/02 - PSD - Deputado do PSD Paulo Neves mudou a sua morada de Lisboa para a Madeira meses antes de ser eleito para receber mais dinheiro em subsídios e ajudas de custo.

2018/04 - PS - Manuel Pinho terá recebido, enquanto era ministro, mais de 700 000 euros do amigalhaço e ex-patrão ricardinho-ddt através das off-shores Mesette II e Tartaruga Foundation.

2018/03 - PSD - O Ministério Público acusou o ex-secretário de Estado Adjunto e da Administração Educativa José Manuel Canavarro, o antigo diretor regional de Educação, José Maria de Almeida e mais cinco administradores do grupo GPS por corrupção, peculato, falsificação de documento, burla qualificada e abuso de confiança no caso dos colégios privados/grupo GPS.

2018/03 - PS - Joana Lima - ex-autarca e deputada do PS recebia ajudas de custo relativas a despesas que tinha pago com cartões de crédito do município. «A deputada socialista Joana Lima foi acusada dos crimes de peculato, abuso de poderes e violação de normas de execução orçamental. Os crimes ocorreram durante o seu mandato enquanto presidente da Câmara Municipal da Trofa – Entre o final de 2009 e outubro de 2013, a autarca lesou o Estado em milhares de euros, ao utilizar cartões de crédito do município para pagar as suas despesas e, mesmo assim, solicitar o pagamento de ajudas de custo.» Diz aqui o i.

2017/09 - PS - Vasques Branco, o ex-presidente de Junta de Riba de Mouro, naquele concelho do distrito de Viana do Castelo foi acusado de crimes de peculato e viu serem hoje apreendidas pela PJ de Braga os valores depositados em 215 contas bancárias e cinco imóveis. Ler mais aqui.

2017/08 - Centrão - Zeinal Bava, antigo administrador da PT e condecorado pelo cavaco, não declarou às finanças rendimentos no valor de 11,5 milhões de euros. O antigo presidente da PT, arguido na Operação Marquês, aderiu ao perdão fiscal de 2012 para regularizar rendimentos não declarados.

2017/07 - PSD - Presidente da JF de Campolide - condenado a 5 anos por trafulhices várias, todas entre os 2000 e os 9000 euros de abichanço pessoal. A acompanhar aqui.

2017/07 - PSD - O Tribunal de Castelo Branco condenou dois ex-autarcas da Câmara da Covilhã, um ex-vereador e um ex-presidente do município - Carlos Pinto, a uma pena de prisão de três anos, suspensa por igual período, por crimes de prevaricação.

2017/07 - PSD - Dirigente do PSD de Oeiras suspeita de corrupção na exploração de bares em hospitais. A Polícia Judiciária fez esta terça-feira várias buscas em hospitais, por suspeitas de corrupção na exploração de bares e cafetarias, que terão lesado o Estado em cerca de dois milhões de euros. Uma dirigente do PSD de Oeiras é arguida. Natércia Pina terá obtido informação sobre os concursos e passado ao marido.

2017/07 - PSD - Presidentes das Juntas de freguesia do Areeiro, Estrela e Santo António, em Lisboa, lideradas pelo PSD, fizeram avenças a militantes ou contrataram empresas de militantes em valores que totalizam mais de um milhão de euros. A acompanhar aqui.

2017/06 - PSD/CDS - Daniel Sanches sai do BPN/SLN para "ir ali ao lado", ao governo de Pedro Santana Lopes, assinar, enquanto ministro da administração interna já em regime de gestão, a compra do SIRESP à SLN por 540 milhões. Assinada a compra da coisa, que segundo Oliveira e Costa na comissão de inquérito terá custado 80 milhões, voltou rapidamente para o BPN/SLN onde ainda foi a tempo de beber o cafézinho da tarde.

2017/06 - PSD - Presidente da Câmara de Celorico de Basto acusado de prevaricação. O caso remonta a novembro de 2009, quando Joaquim Mota e Silva sucedeu ao pai, autarca durante 20 anos. O recém-empossado presidente assinou um contrato por ajuste direto, com a empresa do pai, para prestação de serviços de consultoria na área financeira. Por dois anos de serviços, a autarquia pagou mais de 56 mil euros a Albertino Mota e Silva.Ver a noticia aqui.

2017/04 - PS - Armando Vara condenado pela Relação do Porto a cinco anos de prisão efetiva no âmbito do Face Oculta. «À data da operação Face Oculta, realizada a 28 de outubro de 2009, pela Polícia Judiciária de Aveiro, Armando Vara era vice-presidente do Millennium-bcp, enquanto José Penedos presidia à REN. No acórdão de primeira instância tinha ficado assente que Armando Vara recebeu 25 mil euros por parte do empresário Manuel Godinho como eventual "contrapartida" por alegados favorecimentos em negócios de sucatas.»

2017/02 - PSD - António Vilela autarca em Vila Verde, foi terça-feira detido por suspeitas de crime de corrupção passiva, prevaricação, participação económica em negócio e abuso de poder. Em causa estará um caso de alegada prática dos crimes de corrupção e prevaricação no processo de alienação de 51% da Escola Profissional Amar Terra Verde a uma empresa privada e pela concessão de um estacionamento e a construção de um parque à Sociparque  A acompanhar aqui.

2016/10 - PSD - Cavaco pagou metade do IMI que devia ter pago durante 15 anos. A casa de Albufeira do ex-Presidente da República foi reavaliada pelas Finanças no ano passado. O valor patrimonial quase duplicou face ao que constava da caderneta predial em 2009. Os dados fornecidos por Cavaco não eram verdadeiros. Em 2009 a Autoridade Tributária considerava que a casa de Cavaco Silva, Gaivota Azul, na praia da Coelha, concelho de Albufeira, tinha um valor patrimonial de 199.469 euros. Em 2015, os mesmos serviços fiscais reavaliaram a mesma casa e chegaram a um valor muito diferente: 392.220 euro isto porque Cavaco tinha fornecido às Finanças dados errados quanto à casa, a sua área e características, que fizeram cair para perto de metade os impostos por ele devidos.

2016/03 - CDS - Lino Abreu, deputado do CDS-PP na Assembleia Legislativa da Madeira foi condenado pela Instância Central da Comarca da Madeira a 2 anos e 6 meses de pena de prisão efectiva, pela prática do crime de corrupção passiva para acto ilícito.

2016 - PSD - Miguel Relvas - ex tudo e mais alguma coisa do PSD incluindo ex-licenciado e ex-ministro do Coelho - Accionista da Pivot SGPS a quem o governo de Passos Coelho vendeu o Banco Efisa, descendente pobre do BPN, por 38 milhões, depois de lá ter metido 90 milhões dos nossos impostos no que prefigura um pagamento de 52 milhões à Pivot SGPS para esta ficar com o banco livre de encargos.

2015/11 - PSD - Miguel Macedo - ex-ministro do Passos Coelho - formalmente acusado pelo Ministério Público pela prática de três crimes de prevaricação e um de tráfico de influências, quatro crimes no total. Apesar do silêncio ensurdecedor em torno do caso que começou a ser julgado em fevereiro deste ano, ou talvez por isso mesmo, o Aventar lembrou-se de nos fazer notar essa terrível descriminação a que o Miguel tem sido sujeito: nem uma noticia, nem uma cartinha, nada. Miguel Macedo foi ilibado de todas as acusações em 4 de abril de 2019.

2015/04 - PSD - Marco António Costa - Caceteiro de Serviço no PSD, ex-Presidente da CM de Gaia, ex-Secretário de Estado do pafismo, ex-isto e ex-aquilo e atual vice-presidente do PSD. Zangam-se as comadres sabem-se as verdades, Paulo Vieira da Silva, ex-dirigente do PSD, enviou às autoridades uma denuncia contra o vice-presidente do partido e aquilo que considera a "rede", "homens de mão" e tráfico de influências do porta-voz social -democrata. Aqui fica o link para o artigo da Visão, para o da TVi24 e para o espesso dos bolsanamão . Mas aconselha-se vivavemente a leitura do escrito de PV publicado num post do Aventar .

2014/10 - PSD - Duarte Lima - vice-presidente da Comissão Política Nacional do PSD entre 1989 e 1991, presidente do grupo parlamentar, de 1991 a 1994. Lider da Comissão Política Distrital de Lisboa do PSD, entre 1998 e 2000. Condenado a 10 anos de prisão efetiva por crimes de burla qualificada e branqueamento de capitais.

2013/04 - PSD - O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, foi detido para cumprir uma pena de dois anos de prisão efetiva por quatro crimes (fraude fiscal, abuso de poder, corrupção passiva e branqueamento de capitais).

2013/01 - PSD - Um acórdão do Tribunal Constitucional indeferiu o recurso interposto pelo presidente da Câmara de Faro, Macário Correia, confirmando a pena a que tinha sido condenado, em junho de 2012, pelo Supremo Tribunal Administrativo, de perda de mandato por violação dos regulamentos de urbanismo e ordenamento do território quando era presidente da Câmara de Tavira.

2008/07 - PSD - O presidente da Câmara de Gondomar, Valentim Loureiro, foi condenado a uma pena suspensa de três anos e dois meses, pelos crimes de abuso de poder e prevaricação no âmbito do processo "Apito Dourado", sentença de que o ainda autarca recorreu.

2007/11 -PSD - João Rocha, que presidiu à Câmara de Vagos, foi condenado em 2007 a cinco anos de pena suspensa por corrupção, ficando obrigado a pagar 15 mil euros aos bombeiros locais.

2007/03 - PSD - António Lobo, ex-presidente da câmara de Ponta do Sol, na Madeira, foi condenado a seis anos de prisão por prevaricação e corrupção passiva. A pena terminaria em 2013, mas o autarca saiu a meio em liberdade condicional.

2000/02 - PSD - Luís Gabriel Rodrigues (PSD), autarca de Santa Cruz, na Madeira, foi condenado a cinco anos e meio de prisão efetiva por peculato, burla agravada e falsificação de documentos. Ficou ainda condenado a uma pena acessória de impedimento do exercício de qualquer cargo público por um período de três anos.

1992/04 - PSD - O presidente da Câmara de Sintra, João Justino, eleito como independente pelo PSD em 1989, foi destituído judicialmente das suas funções pelo tribunal administrativo, após várias sindicâncias à sua gestão na câmara, onde foi substituído pelo vereador do PSD Rui Silva. Já tinha perdido a confiança política do partido em outubro de 1990.

**************************
Sobre a tentativa da jornaleira da tvi de lançar lama sobre a gestão da CDU na câmara do seixal, importa ler a resolução, aprovada por unanimidade dos partidos representados.

**************************
Já sobre ao bolsar do boliqueimo relativo à ministra xuxalista que é filha do ministro xuxalista, há um aforismo sobre pedras e telhados de vidro que se ilustra na longa lista aqui desenrolada ... PARA MOSTRAR AO CAVACO... A LISTA: Maria dos Anjos Nogueira: mulher do ministro da Presidência e da Defesa Nacional, Fernando Nogueira; nomeada para adjunta do secretário de Estado da Saúde, José Martins Nunes. Fátima Dias Loureiro: mulher do ministro da Administração Interna, Dias Loureiro; nomeada para adjunta de Pedro Santana Lopes. Sofia Marques Mendes: mulher de Luís Marques Mendes, "na altura um dos membros mais influentes do Governo", segundo o Polígrafo; nomeada para adjunta do secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Amaro. Margarida Cunha: mulher do ministro da Agricultura, Arlindo Cunha; nomeada para secretária do ministro Couto dos Santos. Maria Filomena de Sousa Encarnação: mulher de Carlos Encarnação, secretário de Estado Adjunto da Administração Interna; nomeada para adjunta do subsecretário de Estado da Cultura, António Sousa Lara. Maria Cândida Menezes: mulher do secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Luís Filipe Menezes; nomeada secretária de Fernando Nogueira, ministro da Presidência e da Defesa Nacional. Celeste Amaro: mulher do secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Amaro; nomeada para vogal da direção, nos serviços sociais da Presidência do Conselho de Ministros. O casal Paulo Teixeira Pinto e Paula Teixeira da Cruz: Ela entrou primeiro no Governo, como assessora de Marques Mendes; mais tarde, ele foi nomeado subsecretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros. Regina Estádio Marques: mulher do assessor de Cavaco Silva, Pedro Estácio Marques; nomeada secretária de Carlos Encarnação. Fátima Loureiro: mulher de Carlos Loureiro; nomeada para a Administração Interna, "onde convivia com o seu marido". Eduarda Honorato Ferreira: irmã de José Honorato Ferreira, chefe de gabinete de Cavaco Silva; responsável pela coordenação de agenda do ministro das Finanças. Isabel Elias da Costa: mulher de Elias da Costa, secretário de Estado das Finanças; nomeada para adjunta de Couto dos Santos, dos Assuntos Parlamentares. Teresa Corte Real Silva Pinto: irmã da secretária de Estado da Modernização Administrativa; Isabel Corte Real; nomeada secretária de Couto dos Santos. Isabel Ataíde Cordeiro: mulher de Manuel Falcão, chefe de gabinete do secretário de Estado da Cultura; nomeada para adjunta da secretaria de Estado do Desenvolvimento e Planeamento Regional. Ela entrou primeiro e só depois veio o marido. Margarida Durão Barroso: mulher do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Durão Barroso; nomeada para a Comissão dos Descobrimentos.



(*) João Pargana in https://www.facebook.com/lpargana 20 de março 2024.









1 comentário:

  1. Excelente decumento de fatos verídicos, concordo "não são todos iguais", tem o problema de não se conseguir a divolgação sistematica pelas redes sociais igual à divolgação repetida das mentiras contra a esquerda!...++++

    ResponderEliminar

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.