Ele era uma vez um "Novo" proletário, estudande de doutoramento no Ténico que nas vésperas das eleições para a Assembleia Estatutária e para o Conselho Geral da UTL começou, como todo o "Novo" proletário que se quer bem, a preparar-se para exercer o seu consciente e militante direito de voto.
Vai daí, foi consultar os cadernos eleitorais na interneves pra ver se estava legal e estatutariamente habilitado a exercer o seu direitito de por o papel na urna e sem mais delongas pôs-se ao trabalho de descobrir qual seria a lista apoiada pela Juventude do Glorioso.
Como o "Novo" proletário não estava Organizado e não conhecia ninguém por aquelas bandas, restava-lhe ler os pugramas das listas dos estudantes e, armado com seis anos de evangelização Marxista e as extensas "Teses" do congresso do Glorioso, descortinar qual seria a lista apoiada pelos Marxistas-Leninistas.
Tarefa inglória. Se o pugrama da lista "B", povoada de sonantes nomes de boas familias, com muitos "de"'s e "da"s, ameaçava logo com um "Ensino Público forte" antecedido por um qualquer advérbio de modo (grama à brava dos advérbios de modo) da espécie do "Tendencialmente” [Gratuito] com que têm aumentado as propinas todos os anos (raios de semântica qu'eu ia jurar qu’obriga a ir baixando as gajas, mas devo ser eu que não percebo peva de português), o da lista "A", recheada de nomes popularuchos estilo Ivans e Leonildes, só falava em “Mudança”, e como no meu fraco entendimento de “Novo” proletário, mudar “pa melhor tá bem tá bem, pa pior já basta assim”, e os gajos não se descoziam com o raio do rumo que queriam dar à mudança, achei melhor jogar pelo seguro e perguntar a um Comunista daquelas à séria, com cartão do Glorioso, que paga quotas, lê o Avança e vai às reuniões!
Peguei no telemóvel (as novas tecnologias são bacanas pra organizar o “Novo” proletariado), e vai de perguntar, e o camarada lá me informou que ia já informar-se e saber como é que era a coisa e que depois me dava um toque.
Escusado será de dizer que como todo o bom camarada passadas umas horas lá me deu o toque pra me informar que eu não me preocupasse com as eleições porque aquilo eram tudo listas das burguesias do centrão e que entre rosas e laranjas eles que se entretivessem a por flores na fruta.
Cairam-me os $%#&%#@ ao chão!
Atão a Jubentude do Glorioso não foi capaz de arranjar, em toda a UTL, meia dúzia de “Unitários” pra compor um ramalhete e ir a votos?
Malta! Foi um destes desgostos. Atão o que é que eu, “Novo” proletário desorganizado fico a pensar daquela organização toda?
Que não liga nenhuma aos “Novos” proletários como eu? C’a organização tá desorganizada? Que já não s’arranjam uma dúzia de estudantes Comunistas em toda a UTL?
Epá malta! Digam-me- que o erro é meu, que eu é que procurei mal, que os JotaCêPistas até tavam por lá mas como eu tava inconsciente-e-declassificadamente desorganizado não exerci o meu dever de proletário. Sei lá, digam-me qualquer coisinha, mas não me deixem a acreditar que o Glorioso se está nas tintas pó “Novo” proletariado.
Sem comentários:
Enviar um comentário
O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.