2017/04/24

Os voluntarismos do Losurd(ismo)

A propósito da entrevista que o pensador estalinista Domenico Losurdo dá à revista Opera aqui ficam algumas notas sobre as debilidades do Losurd(ismo).

1. A fn é claramente mais reaccionária do que o psf. A direita é conservadora, repressiva, militarista, racista, intolerante. A le pena é tudo isto em maior grau do que o próprio macarrão.

2. O nacionalismo não é a alternativa da esquerda à globalização. A alternativa Marxista à globalização capitalista é o internacionalismo proletário. Proletários de todo o mundo uni-vos, a internacional, por um mundo sem fronteiras ... tenho de continuar?

3. Os "trotskistas" a quem o estaline assassinou o líder não são os culpados pela destruição do movimento comunista internacional e do pensamento Marxista, só quem assassinou, domou e cristalizou esse pensamento pode ser acusado da sua esterilização.

4. O trump é claramente mais reacionário do que os clintões&cia: bastou um mês para ver que "também" ele aumenta o orçamento armamentista, lança bombas e bombardeios e está apostado em fazer todas as guerras que o complexo-militar-industrial o mandar fazer.

5. A china não é a paladina dos pobres e muito menos comunista. É uma potência imperialista com uma economia capitalista, planificada e fortemente centralizada.

6. Conjunturalmente a china e a rússia podem ser vistas como "aliadas" na luta do trabalho contra a potência capitalista ainda hegemónica: o imperialismo estado-unidense, mas não mais do que isso.

Salvaguardado tudo isto, e só não continuo a ressalvar voluntarismos porque o escrito já vai longo, é um facto que é impossível perceber uma pinta de marxismo sem ler Engels de trás pá frente e a fazer cambalhotas. Dialéctica, materialismo histórico, método e pensamento cientifico, emancipação do ser humano (linha mestra do processo histórico "Marxista" enquanto resultado da luta de classes) são conceitos só inteligíveis depois de ler muito Engels. O problema do Losurdo é que deve ter posto palas em vez de óculos quando leu Engels ...

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.