2009/06/04

Podiamos ganhar imenso se aprendessemos com os outros

Esta vai escrita a frio. Se a quisesse a quente tinha cá vindo ontem logo a seguir à amena cavaqueira da Ana com o Miguel na SIC Noticias.

É claro que eu, como bom proletário que se quer bem, só posso mesmo votar comunista. E se eles vão coligados na CDU, voto na CDU que é uma alegria (será?). Depois dos 85000 - na minha modesta opinião muito por baixo, muito por baixo - alegres comunistas reunidos em Lisboa a desfilar pela avenida abaixo até se fica com outro alento para apoiar os Camaradas.

O que é que querem? A Consciência de Classe fala mais alto e em épocas de crise não me dou ao luxo de votar com o coração, tem mesmo de ser com a cabeça fria porque isto da Consciência de Classe é uma chatice, sempre a morder o subconsciente: olha que isto está preto, olha eles têm de apanhar um susto para ver se se emendam (Ingénuo? Eu?), olha que tu queres é acabar com a exploração do homem pelo homem e não limitar-te a gerir simpática, ética e social-democraticamente este lamaçal da s”u”ciedade contemporanea, olha assim e ollha assado. Raio da Consciência de Classe não para de zumbir. E assim sendo, não há alternativa lá vou eu votar na CDU e na Camarada Ilda e no único Jovem (30 anitos para mim ainda é ser Jovem :) em lugar elegível nas listas das europeias.

Dito isto está na hora de começar a zurzir. Ainda nem sei se começo por zurzir nos meus Camaradas ou por cantar loas ao Miguel. Vou pela segunda que foi o que me trouxe aqui ao sofá do psicanalista e deixo o zurzimento lá mais para depois.

Se eu pudesse votar com o coração, depois da entrevista de ontem na SIC Noticias, confesso que votava no meu amigo Miguel. Foi simplesmente brilhante. Foi o primeiro candidato ás europeias que eu ouvi que chegou ali e disse: o que de todo não se discutiu foi a politica externa da UE e isto assim não pode ser e andar a transportar torturados dum lado para o outro não é próprio das sociais-democracias. Não? Epá! Isto de ler livros velhos é lixado, estou agora a terminar “A Queda de Paris” do Ehrenburg que já tem teias de aranha e um gajo até chora quando vê os chuchas do Século XXI a fazerem exactamente o mesmo que os chuchas de 1935: sempre sempre ao lado dos exploradores! Antes os Alemães que os comunistas! Antes a ditadura que os comunistas!

Está bem, concordo, estes torturados que passaram por Portugal até são fundamentalistas anti-comunistas, mas quando chegar a hora, fazem conn]osco o mesmo que estão agora a fazer com eles. Certinho que nem água. Vamos acabar com o parentesis já vai longo.

Mas dizia eu, foi o primeiro que vi na trebentina a dizer que assim não pode ser e que o que precisamos é de facilitar as reformas ao fim de 40 anos de descontos para deixar entrar a juventude no mercado de trabalho e que está tudo a sair do ensino para o desemprego (curioso, acho que já li algures uma proposta parecida dos meus camaradas, mas não me lembro de ouvir a Camarada Ilda ou o Camarada Jerónimo falarem nisto durante esta campanha, mas deve ser um problema de memória ou uma confusão minha). E que a CIP até gostava disso, mas que o trócaste não vai nisso e até é de estranhar porque como o trócaste tá sempre de acordo com a CIP não se percebe porque é que nisto não lhes faz o jeitinho. E que se calhar a culpa é toda do Varroso que mandou umas directivas lá de Bruxelas a dizer que não se pode reformar ninguém e que toca a mourejar até aos 70 e de preferência até aos 80 e se for possivel até aos 90 qué para irem directamente do travalho pá cova e não andarem a chular o estado, que o estado mal tem dinheiro para dar à especulação financeira e não tem nada que andar a gastar o dinheiro dos descontos dos trabalhadores em pensões de reforma dos trabalhadores! Pronto, mandou o Varroso e o trócaste assinou por baixo!

Foi o primeiro que ouvi a dizer, preto no branco, clarinho que nem água que as pessoas estão a ver mal o filme e que na verdade é cada vez mais lá em Bruxelas que elas se fazem e depois aqui só se assina por baixo. Não, espera lá, quem tem andado a repetir isto à saciedade é a Drª Ilda Figueiredo, a candidata da CDU, com o tal “Lá se fazem cá se pagam”, mas que o Miguel foi cristalino na explicação lá isso foi.

Foi o primeiro que ouvi a dizer, preto no branco, clarinho que nem água, que é preciso criar uma politica social europeia, porque isto da europa é tudo muito lindo mas só funciona para politicas enconómicas que é como quem diz para roubar quem trabalha e que depois essa coisa do social fica por conta de cada estado membro e cada um que se amanhe com o que cobrar a quem trabalha. E que até se pode financiar essa politica social europeia com um imposto sobre as vigarices especulativas (curioso, acho que foram os meus amigos comunistas que apresentaram a semana passada uma coisa parecida na AR só para o país, mas não me lembro de ouvir a Camarada Ilda ou o Camarada Jerónimo falarem nisto para a Europa toda, se bem que o possam ter feito até porque como tão todos no mesmo grupo parlamentar lá da europa devem ter propostas semelhantes nesta área.)

Foi o primeiro a quem ouvi a dizer, preto no branco ... está bem, pronto, é verdade que ele estava a jogar em casa, é verdade que toda gente já percebeu que a Jornalista Ana Lourenço tem um fraquinho pelas esquerdas, é verdade que ela fez as perguntinhas todas que o meu amigo Miguel tinha estado a “ensaiar” no comicio umas horas antes, é verdade que de vez em quando a camera lá mostrava a Ana a dizer que sim com a cabeça e a deixar passar um sorrisinho sincero (distraiu-se, que ela até costuma ser profissionalmente hiper contida), tudo isso é verdade, mas também é verdade que o Miguel deve ter perdido umas horas a preparar os 15 minutos de sucesso e depois chegou ali e fez um ganda brilharete.

Parabéns Miguel, só não levas o meu voto porque Consciência de Classe Oblige!

Mas quando é que os meus camaradas conseguem fazer brilharetes destes?
Mas porque é que eles não conseguem ser assim tão claros?

E pronto, agora que já dei os parabéns a quem merece e zurzi nos meus amigos e também já fui beber um copinho de água e já acalmei os ânimos, já posso dar os parabéns à Drª Ilda Figueiredo, cabeça de lista da CDU, pela excelente campanha que tem feito e pelas várias vezes que me surpreendeu muito positivamente ao conseguir dizer tudo o que queria dizer apesar dos despropósitos daquela senhora que lê noticias no 2º canal com os seus constantes: mas a sua proposta não foi aprovada, tá bem tá bem, mas diga-me lá o que é que acha das trocas e baldrocas e a Drª Ilda sempre na sua até ao fim do “e é por tudo o que foi dito que é importante votar CDU no dia 7 de Junho”. Toma lá qué pa não tares a chatear quem tem propostas concretas.

Só mesmo para terminar, falta um desabafo sobre a tal srª que lê noticias:

- Mas Ó Querida! Mas como é que você quer que as propostas da Esquerda passem no parlamento europeu se as pessoas continuam a votar nos dois partidos que têm governado portugal nos últimos 30 anos? Nos dois partidos responsáveis pela crise, pelo mal estar, pelos baixos salários, pelo desemprego, pelo atraso, pela destruição da indústria, pela destruição da agricultura, pela privatização da saúde, pela carestia do ensino, pelos ataques serrados aos professores que ensinam os vossos filhos, pelas vigarices dos BCP's e dos BPN's e dos BPP's, pela governamentalização da justiça, pelo desemprego?

Só quando as pessoas perceberem que têm de votar em quem propõe uma saúde pública gratuita e universal, um ensino público gratuito e universal, mais impostos sobre o Capital e os lucros da finança e melhores salários para quem trabalha, melhores reformas e reforma universal ao fim de 40 anos de descontos, investimento público na agricultura e na indústria, o fim dos paraísos fiscais e taxação das vigarices, só quando a Srª que até deve estar a viver da força de trabalho que vende aí no canal votar com Consciência de Classe é que as propostas da Esquerda vão conseguir passar no Parlamento Europeu!

Pois, mas para isso é preciso Consciência .... de Classe.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.