2019/10/26

Noticias Do Mundo Real - 2019/10/26

Para não naufragar na tempestade das conjunturas temos de nos agarrar à solidez rochosa dos valores humanistas: o direito à autodeterminação de um povo está ao mesmo nível dos direitos, deveres e liberdades de um ser humano. É tudo o que precisamos de saber para aceitar que os catalães têm direito a referendar a sua independência. Deixem-nos votar livremente e que vençam os justos. O direito à revolta contra a pobreza coloca-nos ao lado dos chilenos e dos equatorianos. Esta foi uma semana marcada pela revolta da América do Sul contra o mais desbragado capitalismo ultraliberal. Ao mesmo tempo, o Povo Boliviano elegeu pela quarta vez um presidente que colocou o seu país na rota de uma social-democracia a que as direitas se opõem com tentativas de golpe de estado. A nossa solidariedade é para com os povos boliviano e venezuelano que não aceitam o dictat ianqui do capital financeiro. Mas outras realidades foram completamente silenciadas pelos media corporativos, como o encontro de partidos comunistas que reuniu perto de 170 representantes de 78 partidos comunistas de todo o mundo, a desmontagem do apelo fascizante de reescrita histórica aprovado pelo parlamento europeu onde campeiam partidos claramente fascistas ou o extermínio do povo palestiniano ás mãos do estado terrorista israelita. Aqui ficam uma série de refer&ncias, noticias e opiniões para ler no fim de semana com destaque para a vitória de Evo Morales nas recentes eleições bolivianas.

Bolivia

É oficial: Evo Morales reeleito na Bolívia - O Tribunal Supremo Eleitoral anunciou a reeleição de Evo Morales para a presidência da Bolívia. A vantagem de Morales sobre o seu mais directo adversário alargou-se com o avanço do escrutínio.

Bolívia no impasse. Observadores destacam transparência - De acordo com o Supremo Tribunal Eleitoral, até ao momento o candidato Evo Morales leva 10,02 pontos de vantagem sobre o adversário. Observadores internacionais assinalam a transparência do escrutínio.



Evo Morales confiante na vitória, denuncia tentativa de golpe de Estado - O presidente da Bolívia agradeceu o voto popular que o deixa próximo de um quarto mandato e apelou ao povo boliviano para a defesa pacífica da democracia contra a tentativa de golpe de Estado em curso.

Evo Morales quer continuar as «grandes obras» na Bolívia - O candidato pelo MAS à presidência da Bolívia, Evo Morales, sublinhou a necessidade de completar o trabalho feito e de derrotar os neoliberais, aqueles que privatizaram os recursos naturais do país.

Azerbaijão

Azerbeijão preside ao Movimento dos Não Alinhados - O presidente do Azerbeijão, Ilham Aliyev, assumiu esta sexta-feira a presidência do Movimento dos Países Não Alinhados (MPNA) para o próximo triénio, sucedendo a Nicolás Maduro.

Catalunha

Nem compete ao PCP nem o PCP tem a pretensão de saber quais os concretos caminhos a seguir para resolver o problema nacional da Catalunha. Mas há princípios e valores que o PCP sempre afirma com clareza sejam quais forem as situações e por maior alarido anticomunista que possam suscitar.

Marchas pela Liberdade inundam Barcelona em dia de greve geral - As marchas, que partiram há 3 dias de cinco pontos do território catalão, chegaram à capital autonómica esta sexta-feira, dia de greve geral em protesto contra a sentença do Supremo espanhol.

Milhares participam nas Marchas pela Liberdade na Catalunha - A terceira jornada de protestos contra a sentença do Supremo espanhol contra dirigentes independentistas catalães fica marcada pelo início das Marchas pela Liberdade.

Chile

Greve geral responde ao neoliberalismo de Piñera - Organizações representativas dos trabalhadores e movimentos sociais criticam a repressão do governo do Chile e afirmam que só com justiça social haverá paz. Foi marcada greve geral para hoje e amanhã.

Greve geral no Chile contra políticas neoliberais - Milhares de pessoas continuam nas ruas de Santiago do Chile e de outras cidades a manifestar-se contra as políticas neoliberais de Sebastian Piñera. A violenta repressão policial causou 15 mortos e centenas de feridos.

PCP solidário com PC Chileno - Na sequência das notícias da grave escalada repressiva, que tem tido lugar nos últimos dias no Chile, contra a ampla e legítima mobilização dos trabalhadores e povo chileno, contra as medidas anti-sociais e política antinacional, ao serviço dos monopólios, do governo do presidente Pinera, o PCP dirigiu uma mensagem de solidariedade ao Partido Comunista Chileno.

Greve geral responde ao neoliberalismo de Piñera - Organizações representativas dos trabalhadores e movimentos sociais criticam a repressão do governo do Chile e afirmam que só com justiça social haverá paz. Foi marcada greve geral para hoje e amanhã.

Militares na rua não impedem protestos populares no Chile - Pela primeira vez desde o fim da ditadura militar, o exército voltou a ocupar as ruas e praças do Chile. Desta vez à ordem do presidente Sebastián Piñera, que vê a população rechaçar as suas medidas neoliberais.

Militares e Policias de Piñeras vandalizam para culpar povo chileno - Videos captados por populaes mostram elementos das forças policiais a mando do presidente Piñeras a incendiar bancos, saquear lojas e semear barricadas de incêndios para justificar repressão violenta de manifestantes pacíficos.

Encontro de Comunistas

PCP no 21.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários - O Encontro, acolhido pelo Partido Comunista da Turquia e pelo Partido Comunista da Grécia, reuniu durante três dias 137 participantes, representando 74 partidos de 58 países, que tiveram a oportunidade de partilhar a sua análise sobre a situação internacional, de trocar informações sobre a situação nos seus respectivos países e debater as acções comuns e convergentes a desenvolver no quadro do processo dos EIPCO para o próximo período.

Falsificação Histórica

Deixemos a caracterização dos Milhazes deste mundo ao escritor alemão Thomas Mann, para quem comparar comunismo com fascismo, «na melhor das hipóteses, é uma superficialidade; na pior das hipóteses, é fascismo. Quem insiste nessa comparação pode ser considerado um democrata, mas na verdade, e no fundo do seu coração, ele é realmente um fascista e é claro que só combaterá o fascismo de maneira aparente e hipócrita, deixando todo o seu ódio para combater o comunismo».

Maioria do Parlamento Europeu promove o anti-comunismo e a reescrita da história A maioria do Parlamento Europeu aprovou hoje, com os votos favoráveis dos deputados do PS, PSD, CDS e PAN, uma grave e abjecta resolução, que constitui mais uma deplorável peça na estratégia de revisionismo histórico promovida pela União Europeia.

Resistentes antifascistas rejeitam falsificações da História pelo PE - A Federação Internacional de Resistentes (FIR) divulgou uma nota em que critica e rejeita uma resolução aprovada em Setembro pelo Parlamento Europeu (PE) que equipara e condena nazi-fascismo e comunismo. Apresentado por iniciativa dos países bálticos (Estónia, Letónia e Lituânia) e da Polónia, o texto da resolução, considera a FIR, é «uma reminiscência ideológica dos piores tempos da Guerra Fria», que falsifica as causas da II Guerra Mundial e confunde «opressores e oprimidos, carrascos e vítimas, invasores e libertadores».

Haiti
Reaparição de Moïse não demove manifestantes no Haiti - A oposição rejeitou o apelo ao diálogo do presidente haitiano, Jovenel Moïse, considerando que este não não possui legitimidade para se manter no cargo. Os protestos para exigir a sua demissão duram há 5 semanas.

Libano

Protestos continuam no Líbano contra más condições de vida - Pelo quinto dia consecutivo, há mobilizações em vários pontos do território libanês para protestar contra as difíceis condições de vida. O governo de Saad Hariri reúne-se para aprovar um pacote de reformas.

Palestina

Mais de 300 palestinianos mortos desde o início da Grande Marcha do Retorno - Mais de 300 palestinianos foram mortos e cerca de 17 mil foram feridos pelas forças israelitas desde o início da Grande Marcha do Retorno, que se realiza semanalmente, desde 30 de Março de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.