2020/03/07

Evo Venceu à Primeira Volta diz o WP

Os golpistas do regime de Añez prendem 1400 opositores, fecham rádios, reprimem a contestação e preparam a chapelada que pretendem fazer passar por eleições com a ajuda da OEA que patrocinou o golpe. Ao mesmo tempo, o partido com maior representação parlamentar já nomeou os seu candidatos à presidência e vice-presidência e um novo estudo do MIT revela que não houve fraude eleitoral e Evo Morales foi mesmo eleito à primeira volta.

Entretanto os media corporativos portugueses decretaram que "En Bolivia No Se Pasa Nada", just business as usual, enquanto o governo português assobia para o ar.

A ditadura boliviana continuará no poder devido à pandemia -- O orgão eleitoral boliviano, controlado pelo regime da líder do golpe Jeanine Áñez, decidiu adiar as eleições presidenciais agendadas para 3 de maio sem data, devido à pandemia do coronavírus. O presidente do Tribunal Supremo Eleitoral da Bolívia, Salvador Romero, explicou que a nova data será acordada com as forças políticas do país.

Candidato do MAS à frente na Bolivia -- Luis Arce, candidato do Movimento para o Socialismo (MAS) do presidente deposto Evo Morales, segue distanciado na frente das sondagens para as eleições presidenciais previstas para Maio na Bolívia. O ex-ministro da Economia de Morales e um dos rostos de anos sucessivos de crescimento económico e de redução da pobreza está com 33,3% das intenções de voto, segundo a mais recente sondagem da empresa Ciesmori, uma subida de dois pontos percentuais em relação à consulta anterior. Seguem-no o ex-presidente Carlos Mesa, segundo classificado nas eleições anteriores a mais de 10 pontos de Morales, com 18%; e a usurpadora fascista e “presidente” saída do golpe de Estado, Jeanine Añez, com 16%. (O Lado Oculto 2020/03/17)



Governo golpista readmite ministro boliviano demitido 24 horas antes -- Depois de na véspera ter acatado a decisão do Parlamento e decretado a demissão de Luis López Julio, esta terça-feira a presidente autoproclamada da Bolívia readmitiu-o como ministro da Defesa.(AbrilAbril 2020/03/11)

Áñez cede e demite o ministro da Defesa do governo golpista boliviano -- A presidente boliviana autoproclamada demitiu o ministro da Defesa, Luis López Julio, conhecido como o «ministro da morte», acabando por ceder à pressão do Parlamento, onde o MAS tem maioria.(AbrilAbril 2020/03/10)

Polícia boliviana respondeu com repressão a quem exigia justiça em El Alto -- Os agentes lançaram gás lacrimogéneo para dispersar as centenas de pessoas que esta quinta-feira exigiram justiça para as vítimas do massacre de Senkata, durante os protestos contra o golpe de Estado. (2020/03/06 . AbrilAbril)

Não houve fraude, revela estudo do MIT - Media corporativos silenciam o estudo de investigadores do MIT que chegaram à mesma conclusão de outro estudo publicado ainda em novembro: o então presidente boliviano havia sido reeleito à primeira volta. O jornal norte-americano Washington Post publicou uma análise nesta quinta-feira (27/02) que aponta que as eleições de outubro de 2019 na Bolívia, que indicavam a reeleição do hoje ex-presidente Evo Morales, foram legítimas, sem indicativos de fraude. A conclusão é a mesma de um estudo publicado em novembro pelo Centro de Pesquisa Econômica e Política (CEPR).(2020/02/27 - Opera Mundi)

Não houve fraude, diz o Washington Post -- Agora, depois do golpe consumado e com os golpistas a prepararem uma fraude eleitoral em larga escala, o Post afirma que «Não parece haver diferença estatisticamente significativa na margem antes e depois da interrupção da votação preliminar. Em vez disso, é altamente provável que Morales tenha ultrapassado a margem de 10 pontos percentuais no primeiro turno»(2020/02/27 . Washington Post)

Luis Arce do MAS está a 3 pontos de vencer presidenciais bolivianas à primeira volta -- Em sondagem publicada recentemente, o candidato Movimento Al Socialismo, Luis Arce, junto com o seu companheiro David Choquehuanca, subiu quase 10 pontos e alcançou 37%, bem acima do perseguidor imediato, Luis Fernando Camacho, com 11%; Com esses resultados, o MAS estaria apenas a 3 pontos de vencer na primeira volta. Na pesquisa Añez e Mesa obtêm apenas 9%, com 20% indecisos, 7% de brancos, 4% para Chi e outros candidatos com 3%. As eleições presidenciais serão realizadas no dia 3 de maio.(2020/02/06)

Entre denúncias e perseguições, Evo Morales apresentou a sua candidatura a senador -- O ex presidente, que se encontra como asilado político na Argentina, confirmou que será candidato a senador por el departamento de Cochabamba.

Governo golpista da Bolívia prende refugiados políticos socialistas -- Um salvo-conduto do próprio governo permitia que os dois refugiados na embaixada do México deixassem a Bolivia. Isso não aconteceu. O ex-ministro de Mineração da Bolívia Cesar Navarro e o ex-ministro da Agricultura Pedro Dorado foram presos no aeroporto de El Alto no sábado, quando estavam prestes a embarcar num avião como refugiados políticos. O governo fala em falta de sincronia com as policias, mas a golpista Añez e o seu ministro Erik Foronda estavam no aeroporto para apanharem o mesmo avião. (2020/02/04)

Perseguição política e violação da legalidade prosseguem da Bolívia -- O governo golpista prendeu mais de 1400 pessoas ligadas ao MAS ou ao governo de Evo Morales, alertou uma deputada, sublinhando que estão a ser violados direitos humanos e princípios de legalidade. (2020/01/31)

Debilitado, Mesa fala agora em golpe de Estado na Bolivia -- Depois de perder um aliado político, o candidato diz que a nomeação de Áñez valida "a tese do golpe de estado". O ex-presidente da Bolívia e candidato às eleições de 3 de maio, Carlos Mesa, disse que o anúncio da nomeação da presidente golpista Jeannine Áñez para permanecer no cargo valida a tese do golpe de estado. "A tese do golpe de estado baseia-se na ideia de que quem o der usa uma sucessão constitucional como desculpa para realizar a sua verdadeira intenção: apropriar-se do governo a longo prazo como quem se apropria de uma pilhagem", afirmou ele.(2020/01/29)

Áñez, de golpista a candidata presidencial na Bolivia -- A líder do golpe, autoproclamada cabeça do governo de fato da Bolívia, Jeanine Áñez, anunciou a sua candidatura à presidência, acompanhada pelo partido do prefeito da cidade de La Paz, Luis Revilla, nas eleições de 3 de maio.(2020/01/25)

Bolivia anunciou a suspensão das relacões diplomáticas com Cuba: "Esta determinación obedece a las recientes e inadmisibles expresiones del canciller Bruno Rodríguez Parrilla", dice el comunicado del Ministerio de Relaciones Exteriores.(2020/01/24)

Rádios comunitárias bolivianas na mira do governo golpista -- Desde o golpe de Estado perpetrado contra Evo Morales, pelo menos 53 rádios comunitárias foram silenciadas no país sul-americano. Um caso recente foi o da rádio Kawsachun Coca, no Norte de Santa Cruz.

Fascismo Boliviano Pede Apoio a Israel -- O regime racista e segregacionista que está em acção na Bolívia depois do golpe fascista contra o governo legitimamente eleito de Evo Morales pediu assistência de Israel para ajudar a reprimir as forças de resistência ao governo terrorista. Os golpistas de La Paz apostam assim na vasta experiência de Israel na guerra contra populações enraizadas e em limpezas étnicas para tentarem submeter especialmente as comunidades indígenas que conquistaram direitos durante os governos de Morales.

Cuba responde à golpista boliviana e defende o trabalho da brigada médica -- A diplomacia cubana respondeu à «autoproclamada» Jeanine Áñez, que esta quarta-feira proferiu um discurso contra Evo Morales e tentou desacreditar a colaboração médica de Cuba na Bolívia.

Cómo se traducen los dos meses de Bolivia sin los médicos cubanos? -- Una intensa e injuriosa campaña contra la colaboración médica que Cuba brinda al mundo caracterizó la estrategia imperial de Estados Unidos implementada en 2019 y encontró gobiernos sumisos que prefirieron dejar a sus pueblos sin asistencia sanitaria, con tal de seguirle el juego a la Casa Blanca.

Evo Morales critica governo golpista por pedir «ajuda» a Israel -- Morales rejeitou este domingo a decisão do governo golpista de Áñez de pedir apoio a Israel no «combate à esquerda». Na Argentina, foi apresentada uma queixa contra Áñez e Camacho por «crimes contra a humanidade».

Falta imparcialidade na Bolívia para investigar massacres -- Um relator da Comissão Interamericana de Direitos Humanos denunciou a existência de massacres e a impossibilidade de conduzir uma investigação imparcial na Bolívia, após o golpe de Estado naquele país.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.