2021/01/31

Era uma vez umas negociatas mal contadas

Dois exemplos do paraiso neoliberal.

E vai um. Uma farmacêutica (privada) a quem a UE pagou, com o nosso dinheiro, o desenvolvimento (privado) de uma vacina (privada), não quer cumprir o contrato com a UE porque na loja do lado lhe pagam mais pela vacina (privada). Quem se escandaliza com o negócio (privado) ainda não percebeu que as farmacêuticas (privadas) não se meteram no negócio das vacinas para acabar com a doença mas sim para lucrar com a doença. São os mercados a funcionar meus filhos, são os mercados.

E vão dois. Um fundo de investimento especulativo (privado) estava a ganhar uns milhões com umas apostas (desreguladamente neoliberais) contra as acções de uma "loja" de jogos (privada), vai daí a "loja" arranjou uns piquenos jogadores (privados) que lhe compraram umas acções usando uma aplicação (privada) que um outro fundo de investimento especulativo (privado) usava para espiolhar os hábitos de investimento dos piquenos jogadores (privados), levando a que o primeiro falisse estrondosamente com perdas de 14 000 milhões de dólaras. Vai dai o dono da aplicação de compra-venda & espiolhanço regulou o mercado proibindo os piquenos investidores de estragarem o negócio das falências aos fundos de investimento especulativo. São os mercados a funcionar enquanto os ddt's vão ganhando, e a serem "privadamente" regulados (nem que seja à força) quando os pequenos investidores conseguem drenar wall street. É o neoliberalismo no seu melhor meus filhos.

Destes milagres não vos falam os maynanso-benturra & cia

Agora a sério: a coisa dos fundos de investimento especulativo (eu sei que é redundante) versus GameStop, com o espião dos fundos de investimento mascarado de robin dos bosques à mistura, é um paradigma do neoliberalismo. Pregar uma partida de milhares de milhões a wall street, com a "aplicação" que a mesma wall street usa para lucrar com os hábitos de investimento dos investidores, e ver essa mesma "aplicação" a dizer que assim não vale e levar a bola para casa ... é a prova acabada de que essa coisa dos liberalismos tá bem tá bem mas é só enquanto o Grande Capital Financeiro estiver a roubar o trabalho e o pequeno investidor, quando este resmunga, chama-se a policia e acaba-se com a brincadeira 😉 (roubado ao fb do José Braz)

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.