2022/03/19

As verdades apuradas pelos censurados media russos

Alguém já disse que a verdade é a primeira vitima da guerra. Acrescento eu: a verdade e a liberdade.

Não se trata aqui de defender a Rússia ou de apoiar um dos imperialismos contra o outro imperialismo. Este blog sempre foi um consistente apoiante da Paz e lutador contra todas as guerras imperialistas, invasões ou ocupações, fossem elas mais ou menos declaradas ou mais ou menos hibridas e encapotadas. Fossem elas ocupações ilegais como a do estado terrorista israelita na Palestina, invasões militares como a do Iraque, destruições como as da Jugoslávia ou da Tchetchénia, bloqueios como o que os EUA mantém contra Cuba há mais de 60 anos, ou guerras hibridas como a que movem contra a Venezuela.g Este post vai servir para ir atualizando as inverdades propagadas pelo Ministério da Verdade e para denunciar a censura imposta aos media russos pelos regimes da NATO.



Repito, aqui a questão nem se coloca na vigarice que impera do lado de cá, o que me choca verdadeiramente é que os vigaristas do lado de cá não nos querem deixar ver se há ou não vigarice do lado de lá.

2022/06/27 - Centro comercial de Kremenchuk estava vazio ao lado de depósito de munições - Em 27 de Junho de 2022, o exército russo bombardeou uma fábrica convertida em armazém militar em Kremenchuk, o que provocou o incêndio do shopping center localizado ao lado. Sem surpresa, a Ucrânia e os ocidentais acusaram os militares russos de bombardear directamente o shopping, excepto que os vídeos filmados lá provam que a versão russa é verdadeira.

Apesar das desmistificações sistemáticas e cada vez mais rápidas, a Ucrânia continua a espalhar informações falsas sobre os “crimes de guerra” do exército russo. Depois da enorme mentira de Boucha, depois da estação de Kramatorsk, depois das falsas acusações de violação de menores negadas pelo antigo Provedor de Direitos Humanos ucraniano, eis agora o caso do atentado ao centro comercial Kremenchuk.

Em 27 de Junho de 2022, os militares russos realizaram um ataque aéreo de longo alcance contra armazéns localizados na Fábrica de Máquinas Rodoviárias de Kremenchuk, contendo armas e munições fornecidas à Ucrânia pelos Estados Unidos e vários países europeus. A usina em questão está localizada nas seguintes coordenadas: 49°04’25.1″N 33°25’37.4″E. A explosão de munições no armazém causou um incêndio no centro comercial abandonado nas proximidades.

No mesmo dia, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anuncia que mais de mil civis estavam supostamente no shopping no momento do bombardeio e acusa o exército russo de ter deliberadamente visado essa infra-estrutura civil.

Problema, muito rapidamente esta versão leva água como o Titanic. Vídeos divulgados durante o incêndio mostram muito poucos carros no estacionamento, mas também uma completa ausência de mulheres e crianças!

Como pode haver mil pessoas em um shopping com pouquíssimos carros no parque e sem mulheres ou crianças? Era o dia reservado aos homens sem carro?

Em Kremenchug, região de Poltava, foi atingido o centro comercial e de entretenimento Silpo, logo atrás do qual está a fábrica de máquinas rodoviárias de Kremenchug.

A julgar pela destruição das paredes e pilares, a própria explosão estava algures atrás - e então começou um incêndio no próprio shopping. O shopping em si é feito de materiais altamente inflamáveis: o que alguns consideram os sons de munição explodindo pode facilmente revelar-se uma quebra de estruturas deformadas ou o som de vidro estourando.

Agora, por sugestão de Zelensky, toda a mídia mundial escreve sobre um ataque deliberado a um alvo civil, deixando em silêncio a presença de objectivos estrategicamente importantes atrás do próprio shopping.

Por que há tantos militares em uniforme e até mesmo com mochilas perto do tranquilo centro comercial e de entretenimento em Kremenchug?

E por que há tão poucos carros civis no estacionamento, já que mais de 1000 pessoas poderiam ter morrido lá dentro?

No entanto, se olharmos no Google Maps, o shopping e várias lojas estão marcadas como fechadas temporária ou permanentemente, e não há avisos com menos de 4 meses!

Claramente, parece que ninguém vem a este shopping desde o início da operação militar especial russa na Ucrânia, enquanto Kremenchuk não está na linha de frente. Isso explicaria por que quase não havia carros e nem clientes!

2022/05/01 - Piloto que teria abatido 40 aviões russos afinal nunca existiu - Aparentemente a força aerea ucraniana desmentiu hoje a noticia do nyt que as tvs nacionais acritica e prontamente republicaram, segundo a qual teria falecido ontem o piloto super-heroi que teria abatido 40 aviões russos. Segundo o post da fau a personagem é um superheroi inventado.(ver noticia no final do post (1)).

2022/04/27 - As "valas comuns" de Mangush são afinal campas individuais no extremo de um cemitério. As "valas comuns" de Mangush e Starichrim, anunciadas pelas autoridades ucranianas, onde estariam a ser enterrados cerca de 20 000 mortos de Mariupol, e rapidamente propagandeadas pelas televisões do Ministério da Verdade com base em fotografias de satélite, revelaram-se hoje, pelas imagens colhidas no local por um repórter de guerra português, serem afinal cerca de 700 campas individuais, numeradas, com um caixão por campa. Um vídeo apanhado no facebook desmascara mais este embuste dos canais nacionais, mas a reportagem do Bruno de Carvalho aos 10:31 do Jornal da CNN de 27 de Abril ilustra melhor e mais sucintamente o que por lá se pode ver. Depois disto, torna-se ainda mais gritantemente vigarista a punch-line da pivot que introduz a peça do jornalista no local com o seguinte introito: «De Mariupól chegam imagens de satélite que mostram a existência de valas comuns em algumas zonas da cidade, o repórter Bruno Amaral de Carvalho esteve em dois desses locais» ... e diz, uns segundos depois, o tal repórter que esteve em dois desses locais «O que vimos aqui são de facto valas individuais, eaah, túmulos individuais,[...]». Mas a vale a pena ver a peça do repórter no local.

2022/04/25 - RTP1 produz embuste sobre desfile do 25 de Abril - Num posto do facebook desmonta-se mais um embuste dos media do Ministério da Verdade ao afirmar: «É UM EMBUSTE a peça transmitida no telejornal da RTP1 sobre o desfile do 25 de Abril em Lisboa É UM EMBUSTE.
O Órelhas vigarista cripto-fascista começa por vigarizar dizendo que "A Avenida da Liberdade encheu-se de pessoas para festejar o 25 de Abril com bandeiras da Ucrânia". Eu estive lá, percorri o desfile todo, da cabeça até aos LGBT e contei: UMA! Uma bandeira da Ucrânia logo atrás das chaimites.
E note-se que não tenho nada contra quem quisesse usar o dia da liberdade para mostrar solidariedade com um país cujo regime acaba de proibir onze partidos depois de já ter proibido em 2014 três partidos comunistas.
O que não é aceitável, de todo, é a propaganda da mentira mais desbragadamente vigarista.
Mais, as próprias imagens recolhidas e transmitidas pela RTP do desfile da Av. da Liberdade não conseguiram mostrar uma que fosse.
E sim, como pude ver no embuste transmitido pela RTP1, embrulhado no desfile do 25 de abril meteram imagens do desfile alternativo da direita ilibertalha que começou no Saldanha. Ai sim, entre os azuis dos iliberais pontuavam menos de meia dúzia de bandeiras da Ucrânia com a embaixadora neo-nazi ao lado do figadosazedos, mas esse desfile de fachos envergonhados começou no Saldanha, acabou no Marquês e não integrou o desfile do 25 de Abril.
Haja quem despeça o Órelhas e toda aquela redação de figados-azedos por vigaristas empedernidos.
 
2022/04/25 - Mais verdade sobre Butcha. «Os principais meios de comunicação social do mundo estão agora a começar a escrever com alguma verdade sobre a tragédia em Bucha. O "The Guardian" publicou os primeiros resultados de uma análise forense dos corpos encontrados em Irpin e Bucha (região de Kiev). Apesar da apresentação propagandística geral de "a culpa é da Rússia", já há alguns factos fora da anterior "narrativa" a serem revelados!
Mesmo a acreditar nos especialistas forenses ucranianos, as pessoas foram mortas não por balas, mas sim por fragmentos de projécteis antipessoal durante os bombardeamentos (o lado ucraniano tinha anunciado que os civis tinham sido executados a tiro). Essas munições não estão proibidas por convenções, mas a sua utilização nas cidades é uma violação do direito humanitário.
Os especialistas militares determinaram que esses "dardos" são utilizados nos projécteis de 122 mm.
Esse tipo de projéctil é aplicado no obus e na peça D-30, que estão ao serviço na Rússia e também na Ucrânia.
O bombardeamento de Bucha, que tinha sido ocupada, logo no início do conflito, pelas Forças Armadas da Federação Russa, foi realizado pelas Forças Armadas da Ucrânia, e isso já ninguém o pode negar.» (General Raul Cunha, facebook). 
Mas logo na altura em que o governo ucraniano denunciava o alegado (inexistente?) massacre a cronologia dos factos apontava para uma encenação que os media dos regimes pró-nato se recusaram a considerar. Vejamos.
Factos sobre Bucha
1- Dia 30 de Março as tropas russas abandonaram a cidade
2- Dia 31, O presidente de Bucha avisa Kiev que já não existe tropas russas na cidade, sem mencionar qualquer tipo de crimes cometidos contra civis.
3- Dia 1 de Abril as tropas nacionalistas ucranianas entram na cidade.
4- Dia 3 de Abril o governo de Kiev começa a distribuir imagens de civis mortos nas estradas.
5- A maioria dos mortos têm uma faixa branca no braço (usada por civis que colaboram com a Rússia).
6- A cidade apesar de estar sob ocupação Russa nunca deixou de ter internet ou rede móvel e, no entanto, não existe um único vídeo de agressões a civis pelo exército Russo.
Agora podem tirar as vossas conclusões.
2022/11/04 - A vala comum de Busova que nunca existiuEscreve o Alfredo Maia no blog Nave dos Dias: «Fixemos este nome: Buzova. Há-de vir a ser escrito ou dito uma vez, e outra, e outra, talvez centenas ou milhares de vezes, repetido por todo o mundo, como o nome de uma vala comum, numa pequena cidade nos arredores de Kiev, com vítimas civis da guerra na Ucrânia. Serão poucos a reter a informação essencial de que tal vala nunca existiu.A “descoberta” da “vala comum”, no domingo, mereceu crédito jornalístico imediato, correu mundo e por também cá se difundiu e imprimiu, incluindo nos jornais de ontem, segunda-feira, embora nem todos lhe atribuíssem o destaque que o Correio da Manhã lhe deu. Pelo menos no “Jornal da Tarde” da RTP, um despacho dos seus enviados, primeiro, e, depois, uma reportagem no local feita pelos mesmos repórteres, José Manuel Rosendo e Sérgio Ramos, e difundida horas mais tarde, vieram desmentir categoricamente a sua existência. Mas o facto é que essa exemplar reportagem de verificação não teve qualquer efeito sobre os demais órgãos de informação e não fez soar qualquer campainha. É mais um exemplo de como a verdade estraga “uma boa história”…»
Diz-nos também o Jorge De Freitas Monteiro no facebook, como legenda de duas das imagens ao lado: «A vala comum com dúzias de corpos encontrada ontem afinal não existe. E por falar em coisas que aparecem e desaparecem, ainda se lembram do massacre da estação de caminho de ferro? Foi há dois ou três dias. Era mais uma prova firme de crimes de guerra. Entretanto sumiu das notícias. O facto de um operador de câmara italiano ter filmado o número de série do destroço do míssil, que correspondia a um lote ucraniano, é capaz de ter alguma coisa a ver com o sumiço. Pelos vistos já não é um crime de guerra para ninguém. [ver nota de 8 de Abril]»
2022/04/10 - A jovem de toucado nazi. Quando os fundamentalistas do daesh/isis cortavam gargantas o ocidente ululava, e bem, de horrorizada consternação. Pergunto-me como reagirão os mesmos media ocidentais perante a nova publicidade social ucraniana. Uma jovem com um vestido folclórico ucraniano e um tocado vermelho e negro, as cores do nazismo ucraniano, corta a garganta de um soldado russo. Quando começou a circular a versão do Ministério da Verdade, segundo o qual se trataria de um vídeo do FSB destinado a desacreditar os ucranianos foi também identificada a atriz ucraniana Adrianna Kuriletz-Kmetiuk de Lviv. Será que as televisões nacionais ainda não conseguiram encontrar o video? Ou estão a escondê-lo para esconder que numa guerra os maus estão em toda a parte?
2022/04/08 - O míssil ucraniano que matou ucranianos em Kramatorsk. Ao contrário do noticiado em toda a comunicação social portuguesa, o  ataque à estação de comboios de Kramatorsk tem a mão do exército ucraniano a julgar pelo míssil apontado como causador da destruição. Desta vez ficou provado que o exército ucraniana disparou sobre os seus nacionais. E das anteriores? De acordo com as fotografias do número de série tiradas por jornalistas italianos (*) o míssil pertence de facto ao arsenal do exército ucraniano. Segundo o exército invasor russo só o exército ucraniano usa misseis Tochka-U. (*) Todas as televisões nacionais (des)informaram que as forças armadas russas tinham lançado um míssil “Tochka-U” (facto posteriormente confirmado pelo próprio Zelensky). O secretário-geral da ONU manifestou a sua consternação e indignação pelo ataque a civis.
Note-se que:
1. Esses mísseis táticos são usados apenas pelas Forças Armadas ucranianas.
2. As tropas russas não usam o “Tochka-U” desde 2019, quando esse míssil foi substituído pelo “Iskander-m”.
3. As Forças Armadas da Ucrânia continuaram a utilizá-lo e, em 14 de março, atacaram Donetsk com um míssil Tochka-U, tendo resultado na morte de 20 pessoas. Curiosamente, as próprias forças separatistas nunca o utilizaram.
4. O míssil que caiu em Kramatorsk foi disparado a partir do Sudoeste, de território que está controlado pelas Forças Armadas da Ucrânia.
5. O Ministério da Defesa da Federação Russa fez saber que em 8 de abril as forças armadas russas não realizaram quaisquer missões de fogo sobre a cidade de Kramatorsk e, por outro lado, que os mísseis táticos “Tochka-U” são usados apenas pelas forças armadas ucranianas.
6. Os Tochka-U diferem visualmente dos Iskander-m na "pega em aço" exterior visivel na imagem.

2022/03/23 - Tradutori Traditori. No telejornal da RTP1 de hoje, 23 de Março, aos 29 minutos e 23 segundos, uma idosa ucraniana apresentada como economista diz, no mais puro russo e literalmente: "esta guerra é horrível, horrível, nem consigo descrever a horribilidade da guerra, a mim mais do que tudo ... as crianças ... compreende, eu sou um bocadinho crente ... é como ..." leva a mão à cabeça e acaba o segmento.
As legendas traduzem como:
«esta guerra é horrível, horrível ...»
«Estão a repetir-se os crimes cometidos contra os judeus. »
«Os judeus foram perseguidos as mulheres e as crianças mortas"»
«Putin está a fazer o mesmo»
«A matar mulheres e crianças porque não quer que esta nação exista»
Em nenhum momento da entrevista mostrada na televisão a senhora diz algo que remotamente possa ser parecido com estas quatro frases das legendas.
Pura criatividade? Pura Mentira? Pura manipulação? de quem é a culpa? Quem traduziu? Quem legendou?
Ó Cândida Pinto! Quanto te pagam para mentir? Manipular? Enganar? Onde é que a Sra. fala de judeus? de maternidades? de Hospitais? Haja uma pinta de vergonha nessas traduções.

2022/03/22 - O centro comercial de reabastecimento militar. Media nacionais creditados junto do Ministério da Verdade deram grande destaque ao "ataque russo ao maior centro comercial da Ucrânia onde morreram 8 civis". Esqueceram-se de fazer o trabalho de casa e agora, de acordo com os media proibidos pelo Ministério da Verdade, vem-se a saber que o tal "maior centro comercial da Ucrânia" era usado pelo exército ucraniano como armazém de munições e ponto de recarga de um lançador de misseis... (*) visível a entrar no dito centro comercial. Queres ver que os 8 "civis" mortos estavam a puxar o lustro aos misseis?

2022/03/21 - Massacres russos comparados com massacres americanos. Contas frias do Major General Carlos Branco há uns minutos na CNN: nos primeiros 26 dias da guerra do Iraque morreram 7500 civis, fazendo uma regra de três simples, considerando as populações do Iraque e da Ucrânia, se a Rússia atuasse na Ucrânia como os EUA atuaram no Iraque, teriam morrido na Ucrânia, em 26 dias, 12 500 civis. Segundo a ONU morreram até ao momento 970 civis. Srs. propagandistas, todas as guerras imperialistas são más e injustas, matam e destroem indiscriminadamente, são todas horrorosas e inadmissíveis, mas ponham lá um bocadinho de gelo nas vossas emoções e experimentem um mínimo de objetividade, o tom da vossa narrativa extravasa em muito a pura propaganda.

2022/03/18 - Navio afundado navega novamente. Navio patrulha russo afundado pela propaganda do Ministério da Verdade reaparece a entrar no porto de Sebastopol. O patrulha Vasily Bykov da armada russa que o exército ucraniano afirmou ter afundado ao largo de Odessa no dia 7 de Março, feito amplamente propagado pelos media do Ministério da Verdade, foi avistado hoje a entrar no porto de Sebastópol com o mesmo aspeto exterior que apresentava hà 8 dias.


2022/03/15 -  Fotografia de mortos causados por missil ucraniano ilustra titulo sobre bombardeamentos de Kiev. (*) A estória conta-se em três tempos. O La Stampa, jornal italiano autorizado pelo Ministério da Verdade, tem como capa a foto de um idoso em lágrimas cercado por cadaveres titulada "A Carnificina". No fundo da página constam dois outros titulos: "Assim se enfrenta em Kiev o assalto final" e "Trauma das crianças que fogem de Lviv". Acontece que a foto é dos mortos pelo missil ucraniano que caiu em Donetsk mas sobre isso nem uma palavra. Alega o diretor do pasquim que não quiseram enganar ninguém. O canal rt, proibido pelo ministério da verdade, noticiou a vigarice do La Stampa.

2022/03/15 - Ucranianos conseguem deixar Mariupol depois de russos eliminarem sniper nazis. Tropas russas começam a ocupar grandes franjas de Mariupol e, concerteza por milagre, abrem-se os corredores humanitários alegadamente fechados pelas tropas russas. Os civis começam a sair de Mariupol. De acordo com os media do Ministério da Verdade, eram as tropas russas que não deixavam sair os civis, de acordo os media russos eram os nazis do regimento Azov que alvejavam pelas costas os civis ucranianos que tentavam abandonar Mariupol. Acabaram-se os nazis e os habitantes de Mariupol começaram a sair de Mariupol pelos corredores humanitários. Afinal eram mesmo os "bons nazis" a atingir os civis em fuga e os media do Ministério da Verdade a propagar propaganda enganadora. (Ver noticia da censurada RT em Espanhol no final do post)

2022/03/07 - Coluna Russa atacada na Ucrânia afinal era uma coluna Síria atacada em 2020. «[...] o exército ucraniano partilhou um vídeo no Instagram e Facebook que, segundo afirmou, mostrava drones de fabricação turca Bayraktar TB2 a destruir uma coluna militar russa nos campos de batalha da Ucrânia. De facto, as imagens são verdadeiras, mas reportam-se a uma acção desse tipo de drones, há dois anos, na província síria de Idlib, contra um comboio do exército de Damasco.» Tal como desmontado pelo fact Check da Reuters.

2022/02/24 - Militares da ilha de Zmiinyi afinal tinham-se rendido. Os 13 heróis ucranianos que mandaram «foder» os russos e morreram a defender a ilha Zmiinyi, divulgados pelo presidente ucraniano e propagados por todos os media nacionais que segundo o aval do Ministério da Verdade não propagam fake-news, afinal estão vivos e de boa saúde depois de se terem rendido às tropas russas.

2022/02/28 - Idoso atropelado por blindado "russo" que afinal era ucraniano. O senhor idoso atropelado em Kiev por um veículo blindado russo que, afinal, era ucraniano, dado que os russos estavam a centenas de quilómetros de distância foi noticia nos media nacionais que, segundo o aval do Ministério da Verdade, não propagam fake-news.

O Ministério da Defesa da Ucrânia partilhou imagens que, segundo afirmou, mostravam um jacto a abater um avião de guerra russo – mas o vídeo era na realidade de um jogo de vídeo. 

 *********************************** 


(1) «Ucrania reconoce que el legendario piloto apodado 'el Fantasma de Kiev' no existe y no derribó 40 aviones
Publicado: 1 may 2022 09:50 GMT
"Es una leyenda de superhéroes cuyo personaje fue creado por ucranianos", señala el comunicado del Mando de las Fuerzas Aéreas de Ucrania.
El Mando de las Fuerzas Aéreas de Ucrania afirmó este sábado que el legendario piloto apodado 'el Fantasma de Kiev', del que se dijo que, supuestamente, había derribado seis aviones rusos en el primer día del operativo especial, no es una persona real.
El organismo desmintió los rumores mediáticos de que el militar Stepan Tarabalka fuera, en realidad, 'el Fantasma de Kiev'. "El héroe de Ucrania Stepan Tarabalka no es 'el Fantasma de Kiev' y no derribó 40 aviones", aseguró el organismo, agregando que Tarabalka falleció el 13 de marzo.
"'El Fantasma de Kiev' es una leyenda de superhéroes cuyo personaje fue creado por ucranianos", señala el comunicado. El ente precisa que se trata de "una imagen colectiva de los pilotos de la 40.ª Brigada de Aviación Táctica defendiendo los cielos de la capital" ucraniana.
Asimismo, el Mando subrayó que "los bombarderos estadounidenses tampoco sobrevuelan Ucrania". "Mantenga la calma y utilice las fuentes de información oficiales", resumieron.
La leyenda del 'Fantasma de Kiev' gira en torno a un piloto militar ucraniano que, a los mandos de un caza MiG-29, habría derribado seis aviones rusos en solo las primeras 30 horas de la operación especial rusa. No se proporcionaron detalles ni pruebas, pero la imagen del piloto fue ampliamente difundida en los medios.
Este viernes, The Times identificó a Stepan Tarabalka como 'el Fantasma de Kiev' y señaló que el piloto derribó 40 aviones rusos, lo que fue recogido y difundido por otros medios.
No es la primera vez que se hace viral una noticia falsa sobre el operativo militar ruso en Ucrania. Así, a finales de febrero medios ucranianos reportaron que el personal de la Guardia Fronteriza e Infantería de Marina de Ucrania que defendía la isla de las Serpientes (isla Zmeíny), en el mar Negro, había fallecido "heroicamente" y que antes de morir contactó con un buque militar ruso y le dijo a su tripulación que se fuera "a la mierda".
Sin embargo, días después, Ucrania reconoció que sus militares estaban vivos y habían sido tomados como prisioneros por las fuerzas rusas. Asimismo, los guardias fronterizos confirmaron que no habían contactado con ningún barco ruso.

(2)
«El director de un periódico italiano responde a las acusaciones de desinformación sobre una fotografía de Donetsk
Publicado: 17 mar 2022 16:42 GMT - Russia Today

Este miércoles La Stampa publicó la imagen de un ataque del Ejército ucraniano en Donbass haciéndola pasar por el resultado de una agresión rusa sobre una ciudad de Ucrania.

Durante el programa televisivo 'Otto e mezzo' emitido este miércoles en el canal La7, Massimo Giannini, director de La Stampa, ha respondido a las acusaciones de desinformación sobre una foto de Donetsk publicada en ese medio de comunicación.

Este miércoles el periódico italiano publicó en su portada la imagen de un ataque del Ejército ucraniano perpetrado dos días antes en Donetsk haciéndola pasar por el resultado de una agresión rusa sobre una ciudad de Ucrania.

Según Giannini, con el uso de la instantánea en la primera plana pretendían demostrar el "claro horror de la guerra", y no culpar a ningún bando en particular. Asimismo, aseguró que el diario no trató de engañar a sus lectores.

"Me duele mucho" Un periódico italiano hace pasar imágenes de un ataque de fuerzas ucranianas en Donetsk como resultado de una agresión rusa y Moscú responde

Un periódico italiano hace pasar imágenes de un ataque de fuerzas ucranianas en Donetsk como resultado de una agresión rusa y Moscú responde

"Lo que más me molesta, y me duele mucho, es que también hay gente aquí en Italia, algunas personas deshonradas de la web, que amplifican esto y lo califican de 'caso de desinformación'. ¿Dónde está la desinformación?", añadió.

Lo cierto es que la edición impresa del miércoles de La Stampa presentaba una foto a página completa en la que se ve una calle llena de cadáveres, con un anciano desesperado tapándose el rostro con las manos en el centro.

"La carnicería", reza el titular principal. Asimismo, en la parte inferior de la foto que figura en la portada se pueden leer dos títulos: "Así se enfrenta Kiev al asalto final" y "Trauma de los niños que huyen de Lviv". Esa información acompañando a la imagen mencionada da a entender que la instantánea fue tomada después de un ataque de las fuerzas rusas, lo cual no es cierto.

Ataque mortal En realidad, la imagen, tomada por Eduard Kornienko, corresponsal de URA.RU, retrata las consecuencias de un ataque de las fuerzas ucranianas, que este lunes lanzaron un misil táctico Tochka-U contra el centro de la ciudad de Donetsk, que se cobró la vida de una veintena de civiles y dejó decenas de heridos.

Denís Pushilin, líder de la República Popular de Donetsk, precisó que el proyectil utilizado tenía una ovija con munición de racimo, cuyo uso en zonas residenciales está calificado internacionalmente como un crimen de guerra.

Por su parte, María Zajárova, portavoz del Ministerio de Asuntos Exteriores de Rusia, afirmó que el caso de La Stampa es una "falsificación ilustrativa". "Este es el mundo en el que nos han obligado a vivir durante los últimos... muchos años, inventado por los medios de comunicación occidentales", aseveró.»

***********************************
(3) Rusia anuncia la evacuación masiva de civiles de Mariúpol tras erradicar a las principales fuerzas de neonazis en las zonas residenciales(*)
Publicado: 14 mar 2022 14:30 GMT - Russia Today

Desde Moscú denunciaron que los neonazis utilizan el alto el fuego para reagrupar a sus fuerzas y usan a los civiles como "escudo humano".

Rusia anuncia la evacuación masiva de civiles de Mariúpol tras erradicar a las principales fuerzas de neonazis en las zonas residenciales.

El Ministerio de Defensa de Rusia ha declarado este lunes que el operativo destinado a liberar a Mariúpol de combatientes neonazis ucranianos ha conseguido abrir los corredores humanitarios e iniciar la evacuación de los civiles de la ciudad.

"Hoy, como resultado de la eficaz acción de las formaciones de la República Popular de Donetsk con el apoyo de las unidades de las Fuerzas Armadas de Rusia, han sido destruidos localmente casi todos los puestos de tiro organizados por los neonazis en las afueras de Mariúpol", dijo el jefe del Centro nacional de gestión de la defensa de Rusia, Mijaíl Mizíntsev. Al mismo tiempo, detalló que las subdivisiones especiales lograron erradicar a las fuerzas principales de los neonazis en las zonas residenciales en el perímetro de la ciudad.

Ministerio de Defensa ruso declara haber atacado centros de capacitación de las FF.AA. de Ucrania y abatido a 180 mercenarios extranjeros

Por otra parte, desde el Ministerio de Defensa ruso denunciaron que la situación humanitaria en Ucrania sigue deteriorándose, mientras que la ciudad de Mariúpol "desde hace tiempo se encontraba en una situación sumamente difícil".

Desde Moscú también afirmaron que los neonazis utilizan el alto el fuego para reagrupar a sus fuerzas y usan a los civiles como "escudo humano". Según Mizíntsev, los combatientes neonazis ucranianos continúan erradicando a la población rusohablante en el país. La evacuación de los civiles "A diario, durante once días consecutivos, desde las 10 de la mañana la parte rusa abre corredores humanitarios en dirección a Kiev, Chernígov, Sumy y Járkov. La salida de civiles y ciudadanos extranjeros a través de estos corredores está prevista tanto a Rusia como hacia el oeste a través de los territorios controlados por Kiev", detalló Mizíntsev.

A fin de garantizar la seguridad de la población civil, Moscú aceptó los once corredores humanitarios adicionales propuestos por Kiev en las direcciones de Kiev, Zaporozhie, Mariúpol, Lugansk y Donetsk, anunciaron desde el ministerio ruso. Mientras, las autoridades ucranianas aprobaron para este lunes tres de las diez rutas de evacuación propuestas por Moscú.

Ministerio de Defensa ruso describe la "gravísima situación humanitaria" en Mariúpol, donde nacionalistas retienen a cientos de miles de personas

Mizíntsev detalló que se han formado cuatro convoyes con un total de 200 autobuses para facilitar la evacuación de la población civil, 50 de los cuales ya llegaron al lugar. Se precisa que todos los residentes de Mariúpol que deseen abandonar la ciudad serán trasladados a centros de alojamiento temporal. Asimismo, desde del ministerio ruso anunciaron el envío de convoyes humanitarios, el primer de los cuales arribó a Mariúpol con 450 toneladas de medicamentos, artículos de primera necesidad y comida, incluidos alimentos infantiles.

Por su parte, la viceprimer ministra de Ucrania, Irina Vereschuk, confirmó a Reuters que un convoy de coches de residentes locales logró salir de la ciudad este lunes. Al mismo tiempo, el representante del ministerio declaró que las ciudades de Jersón y Melitópol se encuentran bajo el control de las fuerzas rusas, mientras que Rusia facilita todo lo necesario a la población, que "sigue viviendo una vida pacífica".


**************************************
Ministerio de Defensa ruso niega el ataque contra Kramatorsk y destaca que los misiles Tochka-U solo son usados por militares ucranianos
Publicado: 8 abr 2022 09:48 GMT [...] "Todas las declaraciones de los representantes del régimen nacionalista de Kiev sobre el supuesto 'ataque con misiles' de Rusia contra la estación de tren de Kramatorsk el 8 de abril son una provocación y absolutamente falsas", indicó el Ministerio, agregando que las Fuerzas Armadas rusas "no realizaron ninguna misión de tiro en la ciudad de Kramatorsk el 8 de abril ni planearon ninguna misión de este tipo". Asimismo, resaltó que los misiles tácticos Tochka-U, cuyos restos fueron encontrados cerca de la estación de tren de Kramatorsk, y publicados por los testigos, "son utilizados únicamente por las Fuerzas Armadas ucranianas".

*************************************
(*) No caso de a censura do Ministério da Verdade não lhe permitir seguir o link, proceda da seguinte forma:
1) Instale e abra o browser Opera
2) Ative o VPN do Opera com o servidor asiático
3) Copie o link deste blog (prima o botão direito do rato sobre o link e escolha "Copy lInk Adress" ou "Copiar Ligação".
4) Cole o link na barra de navegação do Opera e ... uoops ... acaba de ultrapassar a censura imposta pelo Ministério da Verdade dos regimes pró-NATO.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.