2019/07/05

Cuba - Crianças Seguras, Livres e Felizes

Quem o diz é a Save the Children, uma ONG que, faz agora 100 anos, anda por esse mundo fora, a salvar, proteger e ensinar crianças(1). O único meio de informação com coragem para furar o bloqueio imperialista e falar nisso foi o AbrilAbril(2). Mas não é só esta ONG a notar o que os media corporativos ao serviço do bloqueio imperialista escondem cuidadosamente. Já em Maio de 2018 a Unicef punha Cuba na liderança da defesa dos direitos da infância(3).

E no que respeita ás crianças, à infância e à sua felicidade e segurança muitos outros indicadores colocam a pequena ilha caribenha na vanguarda dos direitos humanos. Apesar do hediondo bloqueio imperialista, Cuba consegue pelo 11º ano consecutivo uma taxa de mortalidade infantil inferior a 4 mortes por cada nado vivo, um valor só comparável aos valores europeus e sem paralelo com qualquer outro país da américa latina(4). Foi a directora da Unicef para a América Latina e as Caraíbas, María Cristina Perceval a reconhecer que Cuba foi o primeiro país do mundo a eliminar a transmissão do vírus HIV de mãe para filho», em 2015.(5)

Os factos acabarão por trazer à tona a verdade sobre a pequena Ilha caribenha que continua a resistir a um bloqueio imperialista com mais de 50 anos.

Viva Cuba!

(1) «Around the world, too many children still start life at a disadvantage simply because of who they are and where they are from. Save the Children has a bold ambition: we believe in a world in which all children survive, have the chance to learn, and are protected from abuse, neglect and exploitation.» (https://www.savethechildren.net/">https://www.savethechildren.net)
(2) «Num relatório da organização Save the Children, afirma-se que a taxa mais elevada de homicídio infantil se encontra na América Latina e Caraíbas. No que respeita à infância, Cuba destaca-se pela positiva.[...] No ranking global, o país da América Latina e Caraíbas com melhor desempenho é Cuba, seguido do Chile e Barbados.» (https://www.abrilabril.pt/internacional/cuba-pais-mais-seguro-da-america-latina-para-crescer)
(3)«Cuba é líder mundial na promoção e protecção dos direitos da infância, afirmou a directora da Unicef para a América Latina e as Caraíbas, María Cristina Perceval.[...] sublinhou o [...] programa «Educa o teu filho», que caracterizou como «um modelo mundial no desenvolvimento infantil» e que a Unicef tem partilhado noutros países. A equipa da Unicef em Cuba participa neste programa, promovido pelo governo cubano há 26 anos e que contribui para o desenvolvimento integral de crianças até aos 6 anos que ainda não frequentam creches ou outras instituições educacionais. [...]
(4) Pelo 11.º ano consecutivo, Cuba mantém uma taxa de mortalidade infantil inferior a cinco por cada mil nados vivos. Para além disso, ao terminar o ano de 2018, constata-se um outro feito do país caribenho: pelo segundo ano consecutivo, atinge a taxa de mortalidade infantil mais baixa da sua história, com cerca de 4 mortes por cada mil nados vivos. Relativamente ao ano anterior – quando se verificaram 4,044 óbitos por cada mil nados vivos –, em 2018 a taxa diminuiu em 0,081, passando para 3,963 óbitos por cada mil nados vivos. (https://www.abrilabril.pt/internacional/cuba-regista-mortalidade-infantil-mais-baixa-da-sua-historia)
(5) «Fora do âmbito educativo, a directora da Unicef para a América Latina e as Caraíbas sublinhou os avanços no domínio da saúde no país caribenho, que foi o primeiro a eliminar a transmissão do vírus HIV de mãe para filho, em 2015»

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.