2016/11/28

Fidel - As Reações

Em todo o mundo, de todas as partes se ouviram expressões de pesar pelo falecimento do líder histórico da Revolução Cubana.

[...]

 As reacções à morte física de Fidel vieram em primeiro lugar dos líderes da América Latina.

- Nicolás Maduro expressou a sua dor e exortou os revolucionários de todo o mundo a continuar o legado de Fidel. “Agora toca-nos a nós e, sobretudo à juventude, descobrir e redescobrir-se no exemplo de Fidel, um eterno jovem sonhador, eterno rebelde que não deu um só minuto de descanso”.

- Para Evo Morales, “o líder cubano é um exemplo de luta pelo seu papel na libertação e integração dos povos”. Disse ainda que “a inteligência e a experiência de Fidel foi unir o nosso povo e com essa união assegurou a integração dos povos do mundo”.

 - Rafael Correa, presidente do Equador, disse: “foi um grande. Morreu Fidel. Viva Cuba! Viva a América Latina!

 - Do México, Enrique Peña Nieto, presidente daquele país referiu-se a Fidel como “um amigo do país” e afirmou que a sua nação e Cuba construíram uma “relação baseada no respeito, no diálogo e na solidariedade”.

 - Salvador Sánchez Cerén de El Salvador manifestou o seu pesar e solidariedade com o “governo irmão e o povo de Cuba”. “Fidel viverá sempre nos corações dos povos solidários que lutam pela justiça, dignidade e fraternidade”, acrescentou.

 - A presidente do Chile, Michelle Bachelet, definiu Castro como “um líder pela dignidade e a justiça social”.

 - Tabaré Vásquez, do Uruguai transmitiu as suas “condolências ao governo, à família de Fidel Castro Ruz e a todo o povo cubano perante o triste acontecimento”.

 - Cristina Fernández, ex-presidente da Argentina disse que Fidel com o seu povo, é exemplo de dignidade e soberania e que ambos figuram na Grande História.

 - Para Dilma Roussef, Fidel foi uma das mais influentes expressões políticas do século 20, e sua morte é motivo de luto e dor, “mm homem que soube unir acção e pensamento, mobilizando forças populares contra a exploração do seu povo. Foi também um ícone para milhões de jovens em todo o mundo. E Dilma presta homenagem a Fidel com um poema de Brecht: “Hay hombres que luchan un dia y son buenos; Hay otros que luchan un año y son mejores; Hay quienes luchan muchos años y son muy buenos; Pero hay los que luchan toda la vida, Esos son los imprescindibles”.

- Morreu ontem o maior de todos os latino-americanos, o comandante em chefe da revolução cubana, meu amigo e companheiro Fidel Castro Ruz, expressou Lula da Silva. “Sinto a sua morte como a perda de um irmão mais velho, de um companheiro insubstituível, do qual jamais me esquecerei”. “Será eterno o seu legado de dignidade e compromisso por um mundo mais justo. Hasta siempre, comandante, amigo e companheiro Fidel Castro”.

Ouviram-se também manifestações de pesar vindas de outras latitudes. Muitos dirigentes políticos, sociais, culturais e, obviamente do povo anónimo.

- A Associação de Juristas Americano (AAJ) emitiu um documento onde se pode ler que “Fidel deixa-nos um legado de luta e deixou-nos lições que nos orientam para enfrentar o intervencionismo e não nos deixar intimidar ou derrotar”.
- Beinusz Szmukler, presidente do conselho consultivo da AAJ disse que “estou seguro que Fidel não morreu, continua vivo em cada um dos lutadores pela construção de sociedades justas e solidárias”.
 - O advogado porto-riquenho Rafael Anglada reconheceu o simbolismo de Fidel Castro para os latino-americanos independentistas, e lembrou a lucidez do líder cubano ao assegurar o regresso dos cinco heróis cubanos, processo que o próprio Anglada tomou parte.
 - O representante do Colégio de Advogados do Quebec John Philpot referiu o papel de Fidel nas lutas pela libertação das nações africanas e expressou que para ele e boa parte dos canadianos representa um símbolo nas lutas pela soberania.
 - O professor Walter Antillón, da Universidade da Costa Rica, falou da grande admiração que sente por Fidel e da Revolução Cubana; diz-se admirador da sua pessoa e pensamento, assim como da sua capacidade de resistência e poder de construir soluções onde parecia não haber nenhumas.
 - O GUE/NGL, agrupamento de partidos de esquerda no Parlamento Europeu, emitiu um comunicado onde se podia ler sobre o papel de Castro na resistência à ditadura de Batista. “Recordamos Fidel Castro como alguém que acreditava em ideais, no socialismo e la livre determinação dos povos. Estamos muito agradecidos pela sua visão e liderança que fez de Cuba uma das regiões com as mais altas taxas de desenvolvimento, tanto na saúde pública ou educação”.
 - Os representantes da Izquierda Unida no PE, emitiram um comunicado que termina assim “Até sempre Comandante Fidel, teu exemplo de luta e compromisso revolucionário permanecerá sempre connosco”.
 - O comunicado do Partido Comunista Português expressava a “excepcional figura de patriota e de revolucionário comunista evocando o exemplo de uma vida inteiramente consagrada aos ideais da liberdade, da paz e do socialismo em que, com os seus companheiros de armas, numa epopeia que passou por Moncada e pela heróica guerrilha da Sierra Maestra, libertou Cuba de uma cruel ditadura e que, enfrentando a agressão e o bloqueio dos EUA, uniu e mobilizou a energia criadora dos trabalhadores e do povo na construção de uma nova sociedade liberta da exploração e da opressão imperialista”.
 - O Partido Ecologista Os Verdes (PEV) não quis deixar de se associar à homenagem ao político e homem Fidel. Em comunicado referem que o Comandante “contribuiu inegavelmente para elevar os níveis de vida do seu povo, de acesso aos bens elementares como alimentação, habitação, saúde e ensino, elevando os níveis de qualidade de vida e contribuindo para uma maior equidade entre cubanos".
 - O comunicado do Bloco de Esquerda reconhece que Fidel Castro “foi um grande estadista cubano e assim será recordado. Na hora do seu desaparecimento, o Bloco de Esquerda saúda a sua memória e solidariza-se, uma vez mais, com o povo de Cuba independente”, mas que a “sua vida foi esta experiência de libertação nacional, começada sem alinhamento e até em conflito com a ortodoxia soviética, e só mais tarde conformada com Moscovo e com o modelo de partido único”.
 - Em Las Palmas, logo na manhã de dia 26, dezenas de internacionalistas concentraram-se para render homenagem a Fidel Castro. A convocatória da Plataforma Canária Solidariedade com os Povos, foi secundada por organizações de solidariedade com a Venezuela, Sahara Ocidental, Palestina e também por representantes de distintas associações de juristas, sindicatos e partidos políticos. A chuva e o mau tempo reinantes não fizeram mais que multiplicar a determinação de quem quis prestar o justo reconhecimento na luta revolucionária e anti-imperialista, como foi o exemplo de Fidel.
 - Jean-Luc Melenchon convocou uma concentração em Paris no passado domingo.
 - O ex-ministro da cultura francesa, Jack Lang qualificou Fidel como “gigante da cena internacional”.
 - Pierre Laurent, secretário-geral do PC francês, saudou “a memória de Fidel Castro que toda a sua vida combateu o imperialismo norte-americano pela dignidade do seu povo”.
 - O presidente chinês, Xi Jinping, diz que “o povo chinês perdeu um bom e sincero camarada”. “O camarada Castro viverá eternamente!”.
 - Vladimir Putin escreveu uma carta a Raúl Castro exprimindo as mais profundas condolências pelo falecimento do líder da Revolução cubana. “Esse homem forte e sábio, sempre encarou o futuro com confiança. Encarnou os mais elevados ideais como político, cidadão e patriota firmemente convencido da justeza da sua causa a que dedicou toda a sua vida. A sua recordação ficará para sempre nos corações de todos os cidadãos russos”.
 - O representante da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), Theodor Friedrich, que sublinhou a “visão de Fidel Castro de alcançar a sustentabilidade na produção mundial de alimentos para erradicar a fome”. “O mundo perde um grande líder, um verdadeiro estadista pelo seu pensamento e ideias, que encarnou essa combinação de líder de um povo com uma visão global”, manifestou o diplomata.
 - A directora-geral da UNESCO, Irina Bokova, salientou que Fidel Castro foi um símbolo de solidariedade internacional. “Graças aos esforços de Fidel Castro Ruz, Cuba constitui um exemplo mundial em matéria de solidariedade e cooperação”, afirmou Bokova.
 - Diego Maradona: “O dia é horrível. Comunicaram-me que morreu sem nenhuma dúvida, o maior. Fidel Castro deixou-nos”. Maradona, que esteve internado em várias ocasiões em clínicas de Cuba durante a década de 2000, agradeceu especialmente a ajuda dada por Fidel para combater a sua dependência de drogas. “Ele falou-me muitíssimo sobre drogas, falou-me das recuperações possíveis. Quando na Argentinas as clínicas me fechavam as portas, Cuba abriu-as…e Fidel abriu-as de coração, esteve comigo permanentemente e por isso o meu agradecimento”.
 - A presidente nacional do PCdoB, deputada Luciana Santos (PE), lamentou a morte do líder cubano Fidel Castro, em nota publicada neste sábado (26), onde destaca que “Fidel liderou uma das mais belas experiências de socialismo no mundo.” E acrescenta que “hoje nos rendemos à tristeza natural pela despedida a um grande líder, ao mesmo tempo nos inspiramos em seu pensamento e seu legado para transformar a lágrima em prática revolucionária, para transformar o luto em luta.” [...] …

E por todo o mundo se homenageou o Homem, o Revolucionário, o Resistente, o Comunista, Fidel Castro Ruz.

[Roubado e depois censurado do]
Café Central (https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=1467790013248560&id=960198530674380&substory_index=0)

3 comentários:

  1. [img]https://3.bp.blogspot.com/-eQQi4tjvE_Y/WDw8akMMg3I/AAAAAAAAAIQ/OM6lKenIv9MedxUYsiKffJqACUomyizsQCLcB/s1600/FB_IMG_1480339553158.jpg[/img]

    ResponderEliminar
  2. Sobre a democracia participativa vs democracia burguesa: https://www.facebook.com/acordarpt/videos/687997241360625/

    ResponderEliminar

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.