2016/11/24

Não, não são todos iguais.

Não compreendo. Ainda há dias bradavam aos céus que não se podia continuar a vilipendiar a democracia sob pena de promover perigosos populismos e, passados dois ou três dias, vêm despejar uma crónica do rochedo a insistir que nisto da corrupção são todos iguais, que da direita à esquerda só querem é puleiro. E se não for aqui, é aqui ao lado.

E mais uma vez, quando saltamos por cima do senso comum e vamos aos factos, podemos constatar que afinal não são todos iguais.

Vamos ver o panorama desde a direita-faz-de-conta-que-é democrata-cristã, passando pela direita neo-con e pelo centro sempre-no-governo, até à esquerda e aos comunistas.

Quantos militantes do CDS já andaram enrolados em luvas e esquemas maquiavélicos? Assim de repente, entre uma mão cheia de mergulhos em submarinos e tráfico de rotundas ao norte do tejo, sobressaem o já famoso Avelino Ferreira Torres e o reincidente António Cerqueira de Vila Verde.

Entre os empreendedores neo-cons do PSD vêm-nos logo à memória uma serial killer que comprou para o estado o sangue envenenado que a mãe vendia, um ministro que vendeu umas pontes antes de se transferir com malas e agendas para a empresa a quem vendeu as pontes, além, claro está, do Esteves que só largou o conselho de estado ao pontapé, do Advogado que terá alegadamente assassinado a cliente e do Major que distribuiu electrodomésticos pelos eleitores. Todos eles ilibados, prescritos, comutados ou ignorados. Mas o mais infeliz de todos foi sem dúvida o pobre do Isaltino Morais que acabou preso porque tinha um sobrinho taxista na suiça com uns milhões numas contas esquisitas. Enfim, estes e mais uma meia dúzia de condenados e um primeiro ministro que passou a escassa vida empresarial a fugir aos impostos e aos descontos para a segurança social. Mas o que é isso se o mais recente e multibilionário imperador-eleito conseguiu passar 15 anos sem pagar impostos e ainda se gabou do facto?

No sempre central Partido Socialista, primeiros ministros à parte, as coisas começam a ficar menos negras, desaparecem os serial killers e os banqueiros especializados em assaltos a bancos, mas encontramos um Mesquita Machado, uma Fátima Felgueiras e mais de uma meia dúzia de encartados especialistas em trafulhice. 

Em jeito de grand finale ainda fica aqui um pout-pourrit (zinho), uma resenha, um resumo da situação em Fevereiro de 2014.

E finalmente, quando chegamos à esquerda, encontramos uma acusação do Ministério Público contra a Ana Ribeiro, a autarca do BE que esteve dois mandatos à frente da Camara de Salvaterra de Magos e que o tribunal arquivou por inexistência de ilicito, ou seja, porque o Ministério Público andou a gastar o nosso dinheiro a investigar um crime que nunca existiu, e a Jacinta Ricardo, uma autarca da CDU condenada a 15 meses de pena suspensa e uma indemnização cível por pagar os salários dos funcionários com os fundos da tesouraria municipal da autarquia. Alguém vê a diferença? Ou sou só eu?

Um dia destes volto cá para explicar porque é que ser corrupto é incompatível com ser de esquerda, para explicar porque é que quando um individuo, até aí progressista e de esquerda, se deixa corromper, passa automaticamente com o pagamento que recebeu para o lado do capital, dos exploradores, dos que pagam aos criados para lhes trazerem o pequeno almoço à cama. Mas isso fica para um dia destes.

Por enquanto vou ver se me entretenho a fazer crescer esta lista de diferenças.

2017/07 - PSD - Presidente da junta de Campolide - condenado a 5 anos por trafulhices várias, todas entre os 2000 e os 9000 euros de abichanço pessoal. A acompanhar aqui. 2017/07 - PSD - Presidentes das Juntas de freguesia do Areeiro, Estrela e Santo António, em Lisboa, lideradas pelo PSD, fizeram avenças a militantes ou contrataram empresas de militantes em valores que totalizam mais de um milhão de euros. A acompanhar aqui.

4 comentários:

  1. Sobre a honestidade da srªTeresa Anjinho, deputada do CDS, aqui fica um conto.

    ResponderEliminar
  2. CONTINUO NA MHNHA TESE DO CENTRÃO

    ResponderEliminar
  3. Depende do que entenda por centrão.
    Se por centrão se refere aos governos que nos têm desgovernado de 1976 para cá, tenho de concordar consigo.
    As corrupções e vigarices agravam-se mais com as maiorias absolutas e esbatem-se mais (as excepções foram o cavaquismo dos fundos europeus e o pafismo-troikista) quando têm de aceitar coligações entre eles, mas no fundamental o centrão PS-PSD-CDS é corrupto.

    ResponderEliminar
  4. Hermínio Loureiro , que foi deputado, dirigente nacional do PSD, secretário de Estado do Desporto de Pedro Santana Lopes e presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis entre 2009 e 2016, foi detido esta semana por suspeita de crimes de corrupção, prevaricação, peculato e tráfico de influência. Com ele, foram também detidos Isidro Figueiredo, que o sucedeu na autarquia, um funcionário da câmara e quatro empresários. A Polícia Judiciária arrestou 15 imóveis, seis milhões de euros e seis carros de luxo. Um deles é um Bentley Continental GT, o que os especialistas definem como “modelo de entrada”, ou seja, o Bentley mais barato. Custa entre 234 mil e 314 mil euros.

    ResponderEliminar

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.