2017/02/02

Democracia É Isto!

Pela primeira vez em 40 anos podemos ver a democracia a funcionar.

Orçamentos discutidos na Assembleia da República (AR). Decretos-Lei a subirem ao parlamento e a serem revogados quando é caso disso. Governo vigiado pela AR. Leis debatidas e aprovadas ou reprovadas consoante as maiorias conjunturais que se formam a favor e contra elas.

A democracia é isto.

Nós é que nunca tinhamos experimentado.

Nos últimos 40 anos a AR funcionou em modo "Maioria Absoluta".

Quando havia maioria absoluta, contra ventos e marés, greves e manifestações, os governos tranformavam a Assembleia da República num verbo de encher a quem enviavam as leis para serem aprovadas pelo seu grupo paral[a]mentar.

Quando não havia maioria absoluta, o centrão reunia-se num qualquer hotel, ou nos corredores da Lapa, ou do Caldas, ou do Rato, dividiam uns tachos e umas prebendas e, a partir desse dia, funcionava-se em modo de maioria absoluta.

Seguimento de decretos lei? Bem podiamos exigi-lo. Subiam ao parlamento, eram dicutidos ao principio da manhã e aprovados antes da hora de almoço como o governo os tinha escrito, sem mudar uma virgula ou corrigir um erro ortográfico.

Leis? Só as previamente aprovadas em concelho de ministros. Orçamentos? Aprovados por baixo da mesa a troco de três Directores Gerais, um Secretário de estado e dois Administradores de uma qualquer empresa pública em vésperas de privatização. Conteúdo? O que o governo quer e nem mais uma virgula. Ponto. Manda quem ganhou as eleições.

Não vêm a diferença? Não notam a transparência? Orçamentos discutidos na AR. Decretos a subirem ao parlamento e a serem revogados. Leis debatidas e aprovadas ou reprovadas consoante os resultados dos debates e negociações à vista de todos. Comissões de inquérito a inquirirem até ao limite de ser o tribunal a exigir aos prevaricadores respeito pela casa da democracia.

A democracia também é isto. Não é só isto. Mas também é isto. Também é ver a nossa casa a legislar e a vigiar o governo. Nós é que estávamos mal habituados.

O que eu gosto desta maioria à esquerda.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.