2019/06/11

Sobre as Conclusões da reunião do CC do PCP de 28/5

Caríssimos amigos, companheiros e camaradas, só está autorizado a ler este post quem primeiro leia os 36 000 caracateres de conclusões da reunião em epígrafe! Pois!

Queridos camaradas, os 36 000 caracteres da resolução do CC suscitam-me as seguintes elocubrações:

1. Vocês fazem-me falta.

2. Infelizmente não me parece haver condições objectivas para revoluções a curto médio prazo, mesmo que tenhamos de continuar a fazer por isso, também a bem da humanidade e de um desenvolvimento sustentável.

3. Eu preciso do PCP e concordo com o PCP nas questões laborais, económicas e financeiras e por isso ainda consigo continuar a votar no PCP.

4. Eu vejo no PCP uma grande deriva conservadora em tudo o que sobre o mundo moderno o confronta (touradas e animais, morte assistida, drogas, prostituição, turismo, ecologia, etc, etc, etc) e/ou uma enorme incapacidade para fazer passar a nossa mensagem.

5. Eu acho que precisamos todos (urgentemente) de debater muito e conversar muito sobre muitos destes e de outros temas por forma a que as posições e propostas do PCP em todas essas áreas sejam suficientemente sólidas, pelo menos tão sólidas como as que já tivemos sobre a IVG, as Artes e o Trabalho quando encabeçávamos o que de humanista e progressista havia no mundo.

6. Produzir 36 000 caracteres de resoluções em menos de 24 horas não me parece que possa reflectir as grandes, profundas e leninistas discussões de outras reuniões de outros comités centrais que fizeram progredir este e outros partidos comunistas noutros e recuados tempos e deram origem a verdadeiras transformações.

7. Não encontro nessas conclusões nenhum apelo explicito a linhas de actuação e/ou formas de trabalho que possam inflectir os maus resultados das duas últimas eleições.

Para terminar deixo-vos dois pedidos.

Peço-vos que confrontem as duas páginas com 20 parágrafos de letras gordas saídas das reuniões dos partidos comunistas nos primórdios do século XX com as vinte páginas de profunda e verborreica análise da sua fase de estagnação estalinista. As primeiras eram lidas e discutidas e serviram para qualquer coisa, as outras profundas análises deram no que deram.

Peço-vos que dêem alguma formação aos funcionários amigos, companheiros e camaradas sobre "intervenção em redes sociais", enfim, um pouco do que o Bannon também faz lá na academia dele em Itália porque a verdade é que a direita sabe promover campanhas nas redes sociais e infiltrar-se nas vossas páginas e vocês ainda não sabem fazer passar a vossa mensagem nestes novos ciberespaços.

Um abraço e cá estaremos para, também em Outubro, dar mais força à CDU ;-)

PS (salvo seja :-): sabem porque é que perdemos 200 000 votos com o melhor candidato que tivemos até hoje? O mais explicito, o mais cristalino, o mais assertivo no discurso? Porque os "vossos" voluntaristas camaradas estalinistas acham que "quanto-pior-melhor" e centralismo democrático tá bem tá bem, mas é para os outros ;-)

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.