2019/11/02

Noticias do Mundo Real 2019/11/02

Numa semana cheia de boas noticias que vão da derrota do ultra-liberalismo na Argentina e na Bolívia até à luta chilena contra a sobrevivência do pinochismo são ainda de assinalar as lutas sindicais no epicentro do imperialismo. Aqui fica a semanal panorâmica do que as têvês censuraram pela lente do Jornalismo com J grande.

Chile

Depois da Venezuela, porque será que a imprensa ignora Chile e Equador? - Tanto o Equador como o Chile têm vindo a opor-se às políticas neoliberais de Moreno e Piñera. Em ambos os casos, a imprensa internacional, que apostou na Venezuela, tem passado ao lado dos protestos.


Povo chileno continua nas ruas por mudanças sociais
 - Apesar das tentativas encetadas pelo presidente chileno e da forte repressão para refrear a contestação social, que enche as ruas há mais de 10 dias, os protestos prosseguem com uma greve geral, amanhã.

Continua no Chile a luta contra o neoliberalismo - No Chile, prosseguem as manifestações populares que começaram por protestos contra a subida dos preços dos transportes e transformaram-se na contestação ao governo e na rejeição das políticas neoliberais.

Milhões de chilenos por um chile democrático - Milhões de chilenos, manifestando-se nas ruas e resistindo à violenta repressão da polícia e das forças militares a mando do Governo do Presidente Piñera, fizeram ruir, em duas semanas, a recorrente falácia do ‘exemplar modelo económico’ chileno. Badalado ‘modelo’ que foi implementado, a partir de 1973, com a imposição de uma brutal e sangrenta ditadura fascista no Chile, onde foram testadas e aplicadas as teses e a política neoliberal da ‘escola de Chicago’ – que constituiu a ‘resposta’ do capitalismo ao aprofundamento da sua crise.

No Chile, mais de um milhão saem à rua apesar da repressão - No seguimento das manifestações massivas de sexta-feira que marcaram o dia de greve geral, as denúncias de atropelos aos direitos humanos mantêm-se e a ONU prepara uma visita.

África

Rússia-África “Visão compartilhada 2030”: Alternativa à pilhagem neocolonial - Uma longa noite de sofrimento tem mantido há mais de um século um dos continentes mais ricos do mundo num estado de idade das trevas virtual. Embora a era da ciência tenha dado à humanidade os meios para aceder os mais altos padrões de vida da história mundial, 2019 viu 15.000 crianças morrerem todos os dias de mortes evitáveis ​​ (doenças, fome e assassínio), com metade das ocorrências na África Subsaariana. Num mundo de tecnologia energética avançada, apenas cinco dos 54 países africanos têm acesso a 100% de electrificação e todos eles são norte-africanos.

Alemanha

O extremismo violento de direita à luz dos acontecimentos em Halle - O extremismo violento de extrema-direita, de que os recentes atentados de Halle, na Alemanha, foram expressão, deve ser combatido sem tréguas. Com a consciência de que ele é parte integrante de um processo em curso de recrudescimento da extrema-direita e de forças de cariz fascista na Europa. Um processo que tem causas e responsáveis, considerou João Ferreira, deputado do PCP no Parlamento Europeu.

Argentina

Alberto Fernández vence o neoliberalismo na Argentina à primeira volta - Mauricio Macri, que representava até agora as políticas de retrocesso social do país, admitiu a sua derrota nas eleições gerais que deu vitória à Frente de Todos

Neoliberalismo derrotado nas eleições na Argentina - Na Argentina, Alberto Fernández venceu as presidenciais, derrotando o presidente cessante, Macri. Crise económica, pobreza, desemprego, inflação, dívida – é o legado de quatro anos de neoliberalismo.

Bolívia

Crónica de uma Noite de Violência Opositora em La Paz - A noite [de 31 de Outubro] em La Paz foi cenário de uma grande tensão pela decisão da oposição em mobilizar-se até onde se encontravam apoiantes de Evo Morales. A capital boliviana foi o epicentro de um aumento de violência opositora no âmbito de uma tentativa de desestabilização do governo.

«Quando a direita não vence as eleições ameaça a estabilidade da Bolívia» - Evo Morales, reeleito presidente da Bolívia em 20 de Outubro, denunciou esta quinta-feira as acções violentas levadas a cabo pela oposição, que se recusa a reconhecer os resultados oficiais do sufrágio.

Jerónimo de Sousa felicita Evo Morales... - Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, enviou as felicitações dos comunistas portugueses a Evo Morales pela sua reeleição como Presidente do Estado Plurinacional da Bolívia e pela vitória das forças revolucionárias e progressistas nas eleições de 20 de Outubro.

PCP nas eleições da Bolívia e Argentina solidário com os povos da América Latina - Sandra Pereira, deputada do PCP no Parlamento Europeu que integrou missões de observação às eleições na Bolívia e na Argentina, realizadas respectivamente a 20 e 27 de Outubro, fala ao Avante!.

Espanha

Spain is different - Era o que dizia a propaganda turística do franquismo nos anos 1960. A remobilização furibunda do nacionalismo espanhol e a forma como aparelho judicial e Governo têm lidado com o caso catalão fazem com que a Espanha volte a ser diferente — se é que alguma vez deixou de o ser.

EUA

Uma reserva para a luta - A «onda grevista» tornou-se numa referência incontornável na paisagem política dos EUA. O número e a intensidade das greves atingiram, nos últimos anos, píncaros que não eram escalados há décadas. São os 50 mil operários da General Motors que, na sexta-feira, terminaram uma greve de 40 dias em 34 fábricas e sete estados; são os 26 mil professores de Chicago, que cumprem hoje 11 dias de greve; são os 13 mil trabalhadores da recém-privatizada empresa de transporte de passageiros Cinder Bed Road Metrobus, em Washington DC, que, pela primeira vez em 40 anos, estão também em greve há já uma semana. E são os trabalhadores dos hotéis de luxo dos EUA e do Canadá, provavelmente o caso mais surpreendente, que, em apenas dois anos, transformaram um dos sectores menos sindicalizados num autêntico rastilho de ideias revolucionárias.

Líbano

Saad Hariri renuncia ao cargo - O primeiro-ministro do Líbano, Saad Hariri, anunciou que vai entregar o seu pedido de demissão, não resistindo a 13 dias ininterruptos de protestos contra o Governo.

Palestina

Khalida Jarrar de novo nas mãos dos sionistas - Uma vaga de prisões lançada pela espionagem israelita abateu-se na madrugada desta quinta-feira sobre a Palestina ocupada. Entre os presos está a dirigente política palestiniana Khalida Jarrar.

Síria

A Rússia e a autodeterminação dos curdos em 26 notas - Quem semeia ventos colhe tempestades, insinuou o embaixador russo na ONU, Vasili Nebenzia, sobre a dramática situação dos curdos após o ataque militar da Turquia de 9 de Outubro no norte da Síria: “Nós incentivámos os curdos a terem um diálogo directo com o Governo sírio, mas eles preferiram outros protectores e agora podem ver o que sucede”. Depois, na votação do Conselho de Segurança, recusou-se a condenar a agressão militar ilegal turca contra a Síria “soberana” e apenas pediu ao agressor “máxima contenção”. Por outro lado, Donald Trump, para se defender dos que o chamam “traidor dos curdos”, disse que esses “não são anjos” e que alguns líderes do PKK são piores que o Daesh e deveria ser-lhes dado tempo para lutarem entre si para depois ir separá-los, deixando uma porta aberta para reocupar a Síria. Traidor? Não foi uma equipa da CIA e a Mossad quem capturou no Quénia o líder curdo Abdullah Öcalan e o entregou à ditadura turca em 1999?

UE

Deputados do PCP no PE rejeitam orçamento da UE
- O orçamento da UE para 2020 confirma a orientação do processo de integração capitalista europeu, a sua natureza neoliberal, militarista e federalista, que não serve os interesses dos trabalhadores, do povo e de Portugal.

Uruguai

Segunda volta no Uruguai decisiva para a região - De acordo com os dados conhecidos, a Frente Ampla lidera a eleição no Senado e na Câmara dos Deputados. A vitória na segunda volta dependerá do reagrupamento das forças à direita.

Ambiente

A batalha ideológica pelo ambiente - É importante trabalhar junto dos que olham para as questões ambientais com legítima preocupação, sem deixarmos de denunciar quais são os planos do capital nestas áreas, no sentido de aumentar a consciência e canalizar para o sítio certo a preocupação e o descontentamento. Para isso, temos de encontrar formas de valorização de importantes iniciativas que o PCP tem tido na área ambiental, com reconhecido mérito.

Informação

É agora inquestionável que vivemos sob uma ditadura: o caso Assange - Que outro nome podemos dar-lhe quando um editor faz o que o New York Times fez ao publicar os Documentos do Pentágono e foi deliberado pelo Supremo Tribunal em 1971 (New York Times Co. v. Estados Unidos) que o fizera sob a protecção da Primeira Emenda, e quando desta vez o editor é mantido durante anos em vários tipos de prisão sem julgamento, e está agora tão destruído que agora, na sua primeira aparição em tribunal para se defender, parece ter sido drogado mas, por qualquer motivo, “Quando lhe pediram para dizer o seu nome e data de nascimento, ele esteve durante alguns segundos visivelmente em dificuldades para se recordar dos dois.” “Foi um verdadeiro esforço dele para articular as palavras e se concentrar sua linha de pensamento.” O acontecimento ocorreu em 21 de Outubro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.