2019/11/15

Noticias do Mundo Real 2019/11/15

O GOLPE na Bolívia, organizado e financiado pelos eua, marca toda esta semana e toda a nossa solidariedade e atenção está neste momento virada para salvar as vidas dos que, no país andino, ainda resistem à ofensiva fascizante. Muitas são as vozes que por esse mundo se erguem contra o golpe o que só torna ainda mais notório o silêncio assassino da ONU, da UE e do governo português onde campeia um ASSassino ao serviço da finança internacional. Continuando a tentar dar voz ao que a esquerda portuguesa publica sobre o mundo, os povos e as suas lutas deixamos mais uma série de ligações sobre a Palestina, o Líbano, o Chile, e a libertação de Lula no Brasil que pode dar um novo fôlego à oposição ao bolsonarismo.

Golpe Na Bolívia

Apoiantes de Evo fazem frente ao golpe de Estado na Bolívia - Grandes mobilizações em El Alto/La Paz e Cochabamba evidenciaram a resistência popular ao golpe de Estado. Nas instituições, os eleitos pelo Movimento para o Socialismo procuram também traçar outra rota.



LA PAZ (Sputnik) — El Movimiento al Socialismo (MAS) de Evo Morales completó, tras un acuerdo con parte de la oposición minoritaria, la retoma del control del parlamento, en el tercer día de gestión del Gobierno interino de Jeanine Áñez. "Es un día histórico, donde hemos podido consensuar la oposición y el oficialismo con el único objetivo de poder viabilizar las nuevas elecciones lo más pronto posible, poder pacificar nuestro país y sobre todo defender la democracia", dijo luego de jurar a la presidencia del Senado la senadora socialista Eva Copa, representante de la combativa ciudad vecina de El Alto.

Golpe escondido com tudo de fora - Na Bolívia, houve um golpe de Estado; uma mudança de regime inspirada na velha tradição, com terrorismo nas ruas, uma venenosa campanha de mentiras e os clássicos pronunciamentos policiais e militares impedindo o funcionamento das instituições eleitas com toda a legitimidade.

Golpe de Estado na Bolivia - Está muito pior que o noticiado. Estão perseguindo indígenas, lideranças populares e jornalistas nas ruas, ateando fogo em suas casas. O Golpe tem caráter militar, fundamentalista religioso e racista. Acabo de falar com companheiro em El Alto, de uma rádio local, que está sendo perseguido neste momento.

Golpe Contra a Democracia na Bolivia - O presidente e o vice-presidente da Bolívia, Evo Morales e Alvaro Garcia Linera, renunciaram aos seus cargos na sequência de um golpe político, policial e militar envolvendo actos de violência e perseguição sobre sectores populares - a culminar um processo terrorista de contestação dos resultados de eleições legítimas, livres e democráticas.

Golpe de Estado na Bolívia derruba Evo Morales - Um golpe de Estado afastou o presidente Evo Morales, que se encontra asilado no México. A oligarquia boliviana, apoiada pelos militares, proclamou a até agora senadora Jeanine Áñez como presidente interina.

Golpe de estado consumado na Bolívia - O legítimo Presidente da República da Bolívia demitiu-se este domingo, após um ultimato da polícia e dos militares, a fim de proteger os cidadãos ameaçados pela feroz ofensiva da extrema-direita.

Evo Morales anuncia novas eleições e apela à paz - O apelo do presidente boliviano à paz e o anúncio de marcação de novas eleições ocorre quando a extrema-direita à solta nas ruas anula as mais elementares liberdades democráticas ao povo boliviano.

Solidariedade com o povo da Bolívia - O Partido Comunista Português condena veementemente o golpe de Estado que afastou o legítimo Presidente do Estado Plurinacional da Bolívia, Evo Morales.

Golpe de Estado na Bolívia para aprofundar a pilhagem capitalista - Prossegue o Golpe de Estado fascista na Bolívia. A tomada do poder pelos golpistas não é, todavia, questão completamente arrumada, uma vez que não o podem fazer sem rasgar por completo a mais remota aparência de respeito pelas instituições, e continua a verificar-se uma significativa resistência popular. [...] De registar também o inqualificável comportamento do governo português, tão célere a pronunciar-se sobre a Venezuela, tão silencioso sobre esta nova e brutal violação dos direitos e da soberania de um povo.

Contextos de um Golpe Anunciado - A onda de restauração conservadora chegou à Bolívia. Não de forma muito diferente de como se tem manifestado na América Latina desde o Golpe nas Honduras em 2009, mas com uma componente de violência acentuada. Não se trata de um golpe jurídico parlamentar como se deu no Paraguai e no Brasil, tem mais semelhança com a onda de violência e desestabilização que abalou a Nicarágua em 2018 ou com a tentativa de sequestro de Correa no Equador, em 2012, ou ainda com o golpe de 2002 na Venezuela, quando os opositores tomaram meios de comunicação e incendiaram as ruas.



Brasil

Lula livre! - O ex-presidente Lula da Silva foi libertado no final de sexta-feira da prisão de Curitiba e prometeu lutar por um Brasil que «pode ser muito melhor na hora que tiver um governante que não minta tanto».

Lula libertado garante continuar luta no Brasil - Lula saiu da prisão, em Curitiba, agradeceu aos apoiantes, criticou o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Justiça, Sérgio Moro, e garantiu que vai continuar a lutar pelo povo brasileiro.

Lula livre arrasa Bolsonaro - Lula da Silva discursou este sábado à porta do Sindicato dos Metalúrgicos, em São Paulo. Arrasou a política económica e social de Bolsonaro e quer que se volte a governar «para o povo mais necessitado».

Canadá

Professores de Ontário aprovam greve - Mais de 80 mil professores das escolas públicas de Ontário, no Canadá, autorizaram o seu sindicato, a Federação dos Professores das Escolas Primárias de Ontário (ETFO, na sigla inglesa), a partir para a greve. Em causa está a decisão do governador conservador, Doug Ford, de cortar o orçamento do Ministério da Educação em mais de mil milhões de dólares: o maior corte de sempre.

Chile

Greve geral no Chile exige nova Constituição - Concentrações e marchas em dezenas de cidades do Chile tiveram lugar na terça-feira, 12, em apoio à greve geral convocada pela Mesa de Unidade Social. Grevistas e manifestantes exigem uma nova Constituição, uma Assembleia Constituinte, aumentos de salários e pensões e a eliminação das desigualdades sociais, clamam por dignidade e equidade para todos os chilenos e há muitos que reclamam a demissão do presidente Sebástian Piñera.

Cuba

Nações Unidas exigem fim do bloqueio a Cuba - ONU Uma vez mais, o governo dos Estados Unidos ficou isolado da comunidade internacional, que voltou a rejeitar a sua política hostil a Cuba e exigiu na ONU o fim do bloqueio que mantém contra a ilha.

Para a História de um Estado Totalitário (II) - Cuba apresentou uma proposta que mereceu o apoio massivo da Assembleia Geral da ONU. Com 187 nações a favor, 3 votos contra e 2 abstenções, o mundo disse ao imperialismo estado-unidense que já basta. Chega! Disse-o de forma contundente e massiva. Disse-o pelo 28º ano consecutivo. Sempre de forma crescentemente massiva. O que é que os eua ainda não perceberam? É pura burrice ou medo de ver florescer ali ao lado da miséria de Miami, um paraíso socialista de bem estar e direito sociais e humanos?

Espanha

PSOE ganha eleições em Espanha, longe da maioria absoluta - Nas eleições deste domingo, o partido da social-democracia espanhola voltou a ser o mais votado, tal como em Abril, embora distante da maioria absoluta almejada. A extrema-direita subiu consideravelmente.

Libano

Nasrallah denuncia plano de desestabilização dos EUA no Líbano - O secretário-geral do Hezbollah afirmou que Washington está a explorar os protestos de massas no país árabe em prol da sua agenda e a impedir a recuperação económica do Líbano.

Venezuela

Autoridades venezuelanas destacam lealdade do pessoal diplomático no Brasil - O ministro venezuelano dos Negócios Estrangeiros, Jorge Arreaza, sublinhou a lealdade do pessoal diplomático no Brasil perante a invasão da Embaixada do país caribenho por grupos violentos da oposição de direita.

Mobilizações na Venezuela em solidariedade com Evo e contra o fascismo - Diosdado Cabello afirmou este domingo, em Caracas, que o principal antídoto contra o fascismo é a mobilização popular e anunciou uma campanha em solidariedade com Evo e contra o imperialismo.

Palestina

Acordo de cessar-fogo entrou em vigor em Gaza - Um acordo de cessar-fogo entre a Jihad Islâmica e as forças israelitas entrou em vigor em Gaza, revelaram fontes egípcias e do movimento palestiniano. Desde terça-feira, Israel matou mais de 30 palestinianos.

Dezenas de palestinianos feridos pelas forças israelitas na Faixa de Gaza - As tropas israelitas feriram pelo menos 69 palestinianos que participaram na 82.ª semana da Grande Marcha do Retorno. Contra a detenção administrativa, 3 presos estão em greve de fome nas cadeias israelitas.

Polónia

Extrema-direita voltou a mobilizar milhares no dia da independência da Polónia - Dezenas de milhares participaram esta segunda-feira, em Varsóvia, na marcha organizada por grupos nacionalistas e de extrema-direita para assinalar a independência da Polónia.

A Ideologia do Muro

Cegueira histórica - Há acontecimentos que são a delícia dos centros de produção ideológica do capitalismo e que dão asas aos que papagueiam o que aí se elabora. A «queda do muro de Berlim» é um deles, terreno fértil onde, com a impunidade dos que sabem que a mentira tem reconhecimento assegurado, se procura virar a história de pernas para o ar, manipular conceitos e falsificar factos. Terreno onde a alquimia ideológica dominante transforma o que de mais arcaico e conservador existe em resplandecente modernidade.

O muro económico
- Nestes dias em que, do PR ao Google, todos têm algum muro a comentar, pode ser útil optar pela objectividade de dados económicos. Passemos a palavra ao insuspeito World Inequality Report 2018 (Relatório sobre a Desigualdade no Mundo 2018, https://wir2018.wid.world/executive-summary.html). Significativamente, este Relatório utiliza dados desde os anos 80 do século passado.

Revolução de Outubro

Revolução e contra-revolução - Um importante ensinamento da História, já fundamentado por Marx e Engels, é o de que o processo revolucionário de emancipação social e humana é irregular e acidentado, com avanços e recuos, vitórias e derrotas, tempos exaltantes de extraordinária intervenção e criatividade popular como os que conheceu a Revolução de Abril, ou de desorientação e desânimo como o que se seguiu ao desaparecimento da URSS e às derrotas do socialismo no Leste da Europa.

Julian Assange


O processo de extradição de Julian Assange é ‘uma charada’
- Em entrevista a The Real News Network, John Pilger comenta a forma como vem sendo conduzido no Reino Unido o processo de extradição para os EUA de Julian Assange, e a forma vergonhosa como grandes media – que se aproveitaram de forma muito lucrativa do seu trabalho jornalístico – agora ignoram este processo inteiramente arbitrário e o atacam.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.