2019/11/29

Noticias do Mundo Real 2019/11/29

Mais uma semana de noticias, factos e opiniões que nunca verão o dia nas têvês do capital ou na imprensa corporativa. Um relatório para a Move Latin America explica como é que a resistência ao golpe foi silenciada nos media, uma apresentação do novo filme de Scott Z. Burns, baseado em factos reais, apresenta o já documentadíssimo e escamoteadíssimo uso de tortura pela CIA. Além disso, bem, além disso temos as greves gerais no Chile e na Colômbia que, de acordo com os nossos telecaneiros, não aconteceram e a aprovação de um voto de repúdio pelo nazismo aprovado na ONU por 121 países com a abstenção do governo português e da restante UE e voto contra dos EUA que também não aconteceu. Sim, os EUA votaram contra no repúdio do Nazismo e as têvês não disseram nada. N A D A ...

Chile

Vítimas de repressão policial anunciam acção judicial contra o presidente chileno -
Pessoas que sofreram traumas oculares na sequência de intervenções policiais no Chile vão apresentar uma acção judicial contra Sebastián Piñera, que é apontado como responsável de violações dos direitos humanos. Marta Valdés, porta-voz da Coordenadora de Vítimas de Traumas Oculares, recentemente criada, afirmou em declarações à imprensa que o seu propósito é «fazer justiça», que «os provocadores destas graves lesões não fiquem impunes», e, neste sentido, a queixa visa o «máximo responsável, que é Piñera», indica a Prensa Latina.(2019/11/28)



Na luta contra os desmandos de Piñera, o Chile vive nova jornada de greve geral - A greve desta terça-feira, precedida por paralisações sectoriais no dia anterior, ocorre no 40.º dia de protestos populares contra o modelo neoliberal de Piñera, a desigualdade e a repressão no país austral.

No Chile, depois da greve geral, continuam protestos populares - A mobilização de dezenas de milhares de pessoas, em todo o Chile, convocadas pela Mesa de Unidade Social, foi considerada um êxito por representantes de organizações que integram a plataforma. (2019/11/28)

Victor e Daniela - Victor e Daniela nunca se conheceram, nem tal teria sido possível, pois quando ela nasceu já ele tinha morrido há uma década. Mas têm muito em comum. A nacionalidade chilena, desde logo, mas também uma mesma apetência pelas artes: ele pela música e a poesia, sobretudo, ela pelas actividades circenses e cénicas. Une-os também o amor à liberdade e à justiça e o combate para que uma e outra fossem, mais do que sonhos, realidades vividas por todos e cada um dos seus compatriotas. Em diferentes conjunturas e com graus de empenhamento diversos, ambos juntaram o seu talento à luta do seu povo. Mas, tragicamente, há algo mais a uni-los. (2019/11/28)

Bolivia

A resistência boliviana não será transmitida - Relatório elaborado para a Move Latin America. Elaborado em 20 de Novembro de 2019 - Um importante relatório de análise das vertentes mediática e nas redes sociais do golpe de Estado fascista na Bolívia. Por um lado um completo “apagão mediático” (compare-se o silêncio sobre a Bolívia com a torrente noticiosa sobre Hong-Kong) por outro o uso de Twitter e Facebook (e respectivos robôs) como meio de preencher esse vazio com notícias e versões falsas favoráveis ao golpe e à bárbara repressão em curso.

Golpistas na Bolívia intensificam repressão - A par de uma nova lei eleitoral e de manobras para legitimar o golpe de Estado, as autoridades de facto da Bolívia intensificam a repressão contra o povo e a perseguição a figuras do governo de Evo Morales. (2019/11/28)

O Papel da Exploração das Minas de Lítio no Golpe de estado da Bolivia - No ano passado a Bloomberg disse que as reservas de lítio da Bolívia tornam o país num lugar estratégico na economia mundial para a próxima década. Estima-se que a procura de lítio duplique em 2025. O mineral extrai-se principalmente na Austrália, Chile e Argentina, mas a Bolívia tem 9 milhões de toneladas de lítio que não foram exploradas comercialmente.

Brasil

Deputada do PCP no Brasil em iniciativas do PT e do PCdoB - Decorreu, no passado fim-de-semana, o 7.º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), do Brasil, no qual Gleisi Hoffman foi reeleita presidente do partido.(2019/11/28)

Petróleo brasileiro do pré-sal: mais uma riqueza a ser expropriada - Existe uma enorme distância entre a avaliação inicial dos recursos pré-sal do Brasil (cinco milhares de milhões de barris) e a actualmente estimada (100 milhares de milhões). O governo Bolsonaro leiloa - “no escuro” e por um período de 30 anos – o diferencial, ainda por determinar com exactidão (aspecto em que os governos anteriores têm séria responsabilidade). A extrema-direita, onde quer que assuma o poder, está e estará sempre ao serviço do grande capital, e trairá sempre o interesse nacional. (2019/11/29)

MST Num Período de Resitência Ativa - O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Brasil vive um período de resistência, esperando que o equilíbrio de forças não seja tão adverso para a organização e mobilizador para lutas mais gerais, disse um dos seus fundadores, João Pedro Stédile, à Sputnik.

Colômbia

Comissão da Greve propõe diálogo «inclusivo e democrático» ao governo colombiano - A comissão propôs a criação de uma mesa nacional de diálogo, «plural e diversa», para debater com o governo de Duque as reivindicações económicas e sociais que trouxeram milhares de colombianos para as ruas. «Dirigimo-nos a si para lhe expressar a nossa posição sobre as condições que permitiriam dar início, quanto antes, a esse diálogo», lê-se numa carta enviada ao presidente da Colômbia, Iván Duque, e divulgada em conferência de imprensa esta quinta-feira, ao cabo de uma semana de intensos protestos no país andino contra as reformas económicas do governo.

Prosseguem na Colômbia protestos anti-governamentais - Marchas, concentrações e panelaços repetiram-se na terça-feira, 26, na Colômbia, pelo sexto dia consecutivo de protestos contra o governo, rejeitando a violência e defendendo a vida. Em cidades como Barranquilla, Medellín, Cali e Bogotá, a capital, os manifestantes exigiram políticas efectivas em áreas como a educação, a saúde e o meio ambiente. Tudo isso como parte das acções de protesto que foram desencadeadas depois da paralisação massiva nacional do dia 21. (2019/11/28)

Soldado Colombiano Suicidou-se Depois de Gravar Vídeo de Apoio aos protestantes Contra o Governo - Um soldado da Colômbia suicidou-se no passado sábado depois de revelar quer era pressionado pelos seus superiores depois de ter manifestado o seu apoio aos protestos contra o governo. “Não me deixaram outra opção que gravar este vídeo para protestar e apoiar os estudantes. Convido todos para que lutem, lutem pela nossa educação… E como sou soldado, e não posso mencionar isto, decidi acabar com a minha vida para evitar inconvenientes à minha família e aos meus entes queridos”, disse Brandon Cely Páez, de 21 anos, num vídeo difundido por vários meios de comunicação.

EUA

Se a Tortura Funciona é Necessário Aplicá-la 187 Vezes Num Mesmo Prisioneiro - Durante sete anos, um investigador do Senado estado-unidense, Daniel J. Jones, trabalhou num relatório acerca dos métodos de interrogar prisioneiros que a CIA implementou depois de 11 de Setembro de 2001. O resultado foram 6.700 páginas que demonstraram que os espiões torturavam, ocultavam essas práticas e, além disso, não obtinham nenhum dos resultados que procuravam com essas práticas aberrantes. (2019/11/27)

O «impeachment» de um regime - Mais interessado do que em escolher o seu próprio candidato, o aparelho do partido Democrático está preocupado em afastar Trump da corrida – dando assim como adquirido que, com ele, as eleições estariam perdidas. (2019/11/26)

Inglaterra

Mais de 14 mil viagens sem seguro. Uber volta a perder a licença em Londres - A Uber perdeu novamente a licença para operar na capital do Reino Unido depois de a autoridade de transportes londrina descobrir que mais de 14 mil viagens foram feitas com motoristas sem seguro. (2019/11/25)

Trabalhistas britânicos prometem mudança radical no Reino Unido - O Partido Trabalhista britânico, na oposição ao governo conservador de Boris Johnson, reafirmou que se ganhar as eleições gerais de 12 de Dezembro trabalhará para mudar de forma radical o Reino Unido, através de profundas reformas sociais.

Líbano

Comunistas libaneses destacam necessidade de mudanças no Líbano - Enquanto permanecerem no poder no Líbano as mesmas forças, manter-se-ão as mesmas políticas económicas e sociais – afirmou o secretário-geral do Partido Comunista Libanês, Hanna Gharib, em declarações ao canal pan-árabe Al Mayadeen. «As políticas não mudarão [no Líbano] enquanto permanecerem os mesmos no poder», insistiu o dirigente comunista libanês, citado pela Prensa Latina. (2019/11/28)

Médio Oriente

O imperialismo e os povos do Médio Oriente - Três décadas após o início do ciclo de guerras com que o imperialismo quis ‘celebrar’ o fim da primeira experiência histórica de construção do socialismo, o Médio Oriente é testemunho eloquente da barbárie do capitalismo, do facto de este não hesitar na escolha dos mais criminosos meios para de novo dominar a região.

Palestina

Palestinianos protestam contra mudança de política dos EUA sobre colonatos - As forças israelitas reprimiram os protestos do «Dia da Ira», convocados por várias facções políticas palestinianas e que alastraram a várias cidades da Cisjordânia ocupada e da Faixa de Gaza cercada. (2019/11/26)

Síria

Carta interna da OPAQ revela relatório «deturpado» sobre «ataque químico» na Síria - Um membro da Organização para a Proibição de Armas Químicas põe em causa a versão redigida do relatório sobre um suposto ataque químico em Douma, em Abril de 2018, porque «deturpa os factos». (2019/11/25)

A estranha Morte do Boss Dos capacetes Brancos - James Le Mesurier, fundador dos Capacetes Brancos, um grupo de “ajuda humanitária” ligado à al-Qaida e actuando entre os terroristas na Síria, foi encontrado morto no dia 11 de Setembro em Istambul, em circunstâncias duvidosas e confusas. Muitas interrogações se levantam em torno do falecimento deste mercenário referenciado pelas suas ligações a serviços secretos, designadamente o MI6 britânico, e grupos terroristas. (2019/11/27)

UE

«Amigos da onça» - Segundo a Lusa, o primeiro-ministro do governo do PS, António Costa, disse esperar ter uma relação «o mais próxima possível e de grande colaboração mútua» com Ursula von der Leyen, dias antes da votação no Parlamento Europeu sobre a composição da Comissão Europeia.(2019/11/27)

Parlamento da UE Seuestra Dados dos Visitantes - Quando estão em jogo a protecção da privacidade dos cidadãos e a preservação dos seus dados pessoais por instituições da União Europeia o melhor é recorrer à velha máxima “faz o que elas dizem, não faças o que elas fazem”. Um inocente visitante do Parlamento Europeu que caia na asneira de recorrer ao wi-fi da instituição em Bruxelas terá as suas informações de Internet sequestradas secretamente por seis meses ou mesmo partilhadas com interesses privados nada recomendáveis.(2019/11/27)

Uruguai

Preso Ex-Militar que Ameaçou Mata o Presidente do Uruguai - O militar da reserva Carlos Techera (na foto) foi preso na manhã ontem (27/11) por divulgar um vídeo nas redes sociais, onde aparece a ameaçar o ex-presidente José ‘Pepe’ Mujica, que acaba de ser eleito senador; o actual presidente Tabaré Vázquez e o candidato da Frente Ampla (FA), Daniel Martínez (notícia já divulgada por Café Central).

******************
TEMAS
******************

CLIMA

De como a Finança quer governar o planeta - Um alerta indispensável perante uma insistente campanha global. Em Setembro de 2019 é declarada em Nova Iorque “emergência climática” universal. A opinião pública é intimidada com uma avalanche de ameaças – cada evento meteorológico tornou-se episódio de alteração climática e de aquecimento global – e de ideias feitas – a captação de energias eólica e solar contribui para arrefecer o planeta, os biocombustíveis e os veículos eléctricos contribuem para descarbonizar a economia, etc. O grande capital financeiro polariza ardilosamente a atenção social em torno do que possa servir de distração, numa manobra de diversão e cobertura ideológica; procurando evitar que os problemas maiores da nossa sociedade sejam rectamente formulados e questionados; querendo impor e perpetuar o poder político nas mãos do capital financeiro e das potências imperialistas. (2019/11/28)

NATO

A NATO é «a mais séria ameaça à paz e à segurança no mundo» - Denunciando a cimeira da NATO em Londres, onde «se assinalará, uma vez mais, os 70 anos da criação desde bloco político-militar belicista», realizam-se em Lisboa e no Porto acções públicas em defesa da paz.

NAZISMO

Sem máscara - Há dias, na 3.ª Comissão da ONU, 121 países aprovaram a moção «Combatendo a glorificação do Nazismo, do neo-nazismo e outras práticas que contribuem para alimentar as formas actuais de racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância relacionada». Os ‘democráticos’ EUA e Ucrânia foram os únicos dois países a votar contra. Os países da UE (incluindo Portugal) abstiveram-se. Em países bálticos da UE e na Ucrânia há desfiles anuais e estátuas de comemoração de colaboracionistas que combateram nas fileiras das Waffen-SS.

Aliança Secreta entre a Finança Estado-Unidense e a Alemanha Nazi Durante a II Guerra Mundial - A propósito das mentiras contidas na Resolução do Parlamento Europeu, de 19 de Setembro de 2019, sobre a «Importância da Memória Histórica Europeia para o Futuro da Europa». Documentos desclassificados em 2003 revelam que, mesmo depois da entrada dos EUA na II GM (8 de Dezembro de 1941) e quando já se conheciam os planos nazis, o III Reich recebeu carregamentos regulares de crude da Standard Oil estado-unidense, propriedade da família Rockefeller. (2019/11/28)

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.