2019/11/24

Noticias do Mundo Real - 2019/11/22

Numa semana marcada pelas lutas da América Latina contra o imperialismo e o neo-liberalismo, continuamos a dar destaque á resistência e ao contragolpe na Bolívia silenciado nos media corporativos. Aqui fica um apanhado do que os media corporativos ao serviço do capital e dos grandes grupos económicos não noticiaram ao longo da última semana.

Bolívia

Bolívia: a ditadura instala-se - O poder fascista saído do golpe de Estado na Bolívia procura consolidar-se sobretudo na base de uma violentíssima repressão que já provocou dezenas de mortos e centenas de feridos. Os sórdidos pormenores da sua preparação estão a surgir rapidamente, e todos têm em comum os EUA. Ficou a saber-se que o preço da traição das chefias militares e policiais oscila entre meio e um milhão de dólares, quantia insignificante se comparada com a riqueza novamente roubada se o golpe vier a consolidar-se. (2019/11/23)



De massacre em massacre, golpistas bolivianos deixam claro ao que vêm - A forte repressão sobre os manifestantes que, em El Alto, exigiam a renúncia de Jeanine Áñez segue-se à «carta branca» dada ao Exército, à militarização das ruas, às ameaças crescentes aos eleitos pelo MAS. (2019/11/20)

Bolívia - Não Despreze a Resistência - Surgem as primeiras marchas contra golpe de Estado — duramente reprimidas. Legisladores, impedidos de entrar no Parlamento, denunciam assassinatos e Constituição rasgada. População já prepara resposta a ultradireita.

Evo Morales denuncia regresso da ditadura à Bolívia - O presidente constitucionalmente eleito sublinha a resistência do povo boliviano perante a violência e o regresso da ditadura. Desde as eleições de Outubro já foram contabilizadas, pelo menos, 23 mortes. (2019/11/17)

Grandes manifestações populares rejeitam golpe de Estado na Bolívia - Reprimidas brutalmente pelas forças policiais e militares, continuam a registar-se grandes manifestações populares contra o golpe de Estado. Exige-se a renúncia da auto-proclamada presidente interina e o regresso de Evo Morales. (2019/11/21)

O Golpe na Bolívia - O que está a acontecer na Bolívia é um Golpe de Estado. Um típico Golpe de Estado em todas as suas dimensões e objectivos, programado, preparado e posto em prática pelos sectores mais reaccionários, violentos e racistas da Bolívia, em estreita coordenação com o imperialismo, especialmente o imperialismo norte-americano, por via dos seus agentes no terreno e dos seus homens de mão na Organização dos Estados Americanos. (2019/11/21)

Golpes invisíveis - A forma como a comunicação social dominante (detida ou associada a alguns dos maiores grupos económicos do mundo) aborda as variadas temáticas internacionais é de molde a construir a narrativa que melhor serve ao imperialismo. A gestão do que se diz, quando se diz e como se diz, ou não se diz, é criteriosa.(2019/11/21)

América Latina

América Latina: a lição da resistência - A América Latina é, com as revoluções mexicana (1917) e cubana (1959), a Unidade Popular chilena (1970-73) ou o sandinismo (1979), um laboratório de experiências políticas com mais impacto mundial do que se julga.

A luta de classes ferve na América Latina - O imperialismo norte-americano acentuou uma acção global contra regimes que tinham garantido importantes conquistas na América do Sul, mas os povos de vários países levantaram-se e não desistem de mudanças.

Brasil

Lula vai à Argentina à posse de Fernández - O ex-presidente brasileiro Lula da Silva, libertado recentemente depois de cumprir 580 dias de prisão por motivos políticos, confirmou a sua presença a 10 de Dezembro em Buenos Aires para assistir à cerimónia de posse do novo presidente da Argentina. (2019/11/21)

Chile

O Partido Comunista e “O Acordo” - As grandes mobilizações populares no Chile alcançaram já uma muito importante vitória política, no sentido da abertura de um processo constituinte que arrume de vez a Constituição de Pinochet. O processo, todavia, foi cozinhado no Congresso Nacional, e o Acordo formulado suscita justificadas reservas. O Partido Comunista chileno não o subscreve, o que suscita forte irritação entre os subscritores. Preocupante seria se fosse o povo a ficar incomodado com essa posição, mas ao que parece não é o caso. (2019/11/21)

Manifestações populares prosseguem no Chile - Enfrentando forte repressão policial, as manifestações continuam no Chile, mais de um mês depois do início do levantamento popular exigindo mudanças políticas. O governo responde com promessas vagas.(2019/11/21)

Colômbia

Greve geral na Colômbia contra as políticas de Duque - A rejeição das políticas neoliberais do governo, o respeito pelos acordos de paz, o fim dos assassinatos de dirigentes sociais e da criminalização do protesto são alguns elementos que marcam a jornada de luta. (2019/11/21)

Cuba

Agradecimento dos mais humildes é a maior recompensa da Brigada Médica cubana - Cuba decretou o regresso imediato de todo o pessoal da Brigada Médica na Bolívia, após a detenção arbitrária de 4 dos seus membros. O segundo grupo de cooperantes chegou a Havana esta segunda-feira.(2019/11/18)

Campanha dos EUA contra médicos cubanos EUA atacam cooperação médica com a Bolivia.(2019/11/21)

EUA

Mais de 100 mil menores estão em centros de detenção para imigrantes nos EUA - Os EUA são o país com mais crianças privadas de liberdade por questões ligadas à migração, revelou esta segunda-feira um especialista da ONU, que classificou a estimativa como «conservadora». (2019/11/19)

Guiné-Bissau

Construindo um futuro melhor - «O povo guineense não vai tolerar qualquer subversão da ordem democrática» e a recente crise no país «está ultrapassada» porque é uma «situação inaceitável», garante Domingos Simões Pereira, líder e candidato do PAIGC às eleições presidenciais na Guiné-Bissau.(2019/11/21)

Palestina

ONU: 164 países votaram pelo direito à autodeterminação da Palestina - EUA e Israel fazem parte do grupo de cinco países que votaram contra a proposta de resolução que será submetida à Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). (2019/11/22)

https://www.abrilabril.pt/internacional/eua-deixam-de-considerar-ilegais-colonatos-israelitas - Ao arrepio do direito internacional e dando mais um «presente» a Israel, a administração de Donald Trump declarou esta segunda-feira que não considera «ilegais» os colonatos na Cisjordânia ocupada. (2019/11/19)

ONU renova mandato da UNRWA, isolando EUA e Israel - A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou, esta sexta-feira, a extensão do mandato da Agência das Nações Unidas para os Refugiados da Palestina por mais 3 anos. EUA e Israel votaram isolados.(2019/11/18)

«O povo palestiniano não está só na sua luta» - O MPPM assinala o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano com uma sessão pública na Casa do Alentejo, em Lisboa. É na próxima quinta-feira, 28 de Novembro, às 18h30.

Portugal

O Silência: A Pior Resposta do Estado Português - O chefe de Estado e o governo da República portuguesa estão em silêncio perante as atrocidades contra a democracia e os direitos humanos praticadas na Bolívia e no Chile.

Marcelo do lado da guerra e do neoliberalismo - O Presidente da República, em visita de Estado a Itália, defendeu as políticas belicistas da NATO e a integração neoliberal que tem degradado direitos sociais nos países que se submetem às imposições da UE.

Rússia

Cimeira dos BRICS em 2020 na Rússia - A 11.ª cimeira dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) terminou no dia 14, na capital brasileira, com a assinatura da Declaração de Brasília, que assinala o reinício das conversações sobre a cooperação entre os países membros da organização.(2019/11/21)

Síria

Estados Unidos constroem duas novas bases na Síria - As forças de ocupação norte-americanas constroem duas novas bases militares no Nordeste da Síria, noticiou a agência SANA. As tropas dos EUA trabalham a ritmo acelerado na construção de bases nos campos de petróleo e gás do extremo nordeste da província de Hasakeh, reportou a agência. (2019/11/21)

Venezuela

«Tenho de inventar coisas para que Washington continue com a Venezuela na cabeça» - Uma conversa, divulgada esta quarta-feira, entre a nova ministra colombiana dos Negócios Estrangeiros e o embaixador em Washington deixou clara a estratégia de ingerência nos assuntos internos da Venezuela.

Venezuela denuncia tentativas de corromper militares e políticos - O presidente Nicolás Maduro denunciou tentativas de corrupção de militares da Venezuela, a partir da Colômbia, com meios disponibilizados por potências estrangeiras a sectores da direita venezuelana. (2019/11/21)

#FreeJulianAssange #LiberdadeParaAssange

Julien Assange continuará na prisão até julgamento do pedido de extradição - O Tribunal de Westminster reiterou que o fundador da Wikileaks, Julian Assange, terá de permanecer preso até Fevereiro próximo, data do julgamento sobre o pedido de extradição para os EUA. O tribunal de Londres efectuou, na segunda-feira, 18, uma sessão, em que Assange participou através de vídeo-conferência, a partir da prisão de Belmarsh, onde se encontra desde a sua detenção, em Abril, na embaixada do Equador na capital britânica. (2019/11/21)

Falsificação Histórica

Guerra de classe: a “esquerda” entra no jogo a perder! Porquê? - O que se passou recentemente com a iníqua resolução anticomunista no Parlamento europeu deixou de novo em evidência que não pode existir anti-comunismo ou anti-sovietismo «de esquerda». Que se trata de opções ideológicas inculcadas pela classe dominante. E que transigir com elas é, desde logo, aceitar a derrota.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.