2019/11/09

Noticias do Mundo Real 2019/11/09

Na semana do 102º aniversário da Revolução de Outubro o imperialismo estado-unidense inicia o golpe na Bolívia e é instado, pelo 28º ano consecutivo, na Assembleia Geral da ONU, com 187 votos a favor, 3 contra e 2 abstenções a levantar o criminoso bloqueio que mantém contra a heróica ilha caribenha há mais de 50 anos e que foi agravado com a chegada do trumpismo.

Cuba

A Assembleia Geral da ONU voltou a aprovar o fim do bloqueio a Cuba - A diplomacia cubana sublinhou o «indiscutível isolamento dos Estados Unidos». A resolução «Necessidade de pôr fim ao bloqueio económico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América a Cuba» foi aprovada, esta quinta-feira, com 187 votos a favor e as abstenções da Colômbia e da Ucrânia. Apenas se opuseram ao levantamento do bloqueio os Estados Unidos, Israel e o Brasil. A Moldávia não exerceu o seu direito ao voto, pelo que não entrou na contagem da votação. Trata-se da 28.ª vez consecutiva, desde 1992, que a grande maioria dos estados-membros das Nações Unidas pede, na sua Assembleia Geral, o levantamento do cerco imposto por Washington à ilha caribenha há quase seis décadas.



Contra o criminoso bloqueio estado-unidense - 187 votos a favor, 3 contra e 2 abstenções deram uma contundente victoria a Cuba na Assembleia Geral da ONU ao aprovar a resolução pela “Necesidad de poner fin al bloqueo económico, comercial y financiero impuesto por los Estados Unidos de América contra Cuba”.El canciller cubano Bruno Rodríguez toma la palabra en la Asamblea General de Naciones Unidas, y denuncia que en los últimos meses, el gobierno del presidente Donald Trump, ha iniciado una escalada en su agresión contra Cuba, con la aplicación de medidas no convencionales, para impedir el abastecimiento de combustible, mediante sanciones y amenazas a los buques, navieras y compañías de seguros.

Encontro Anti-imperialista em Havana - O Encontro, que constituiu um vibrante momento de mobilização, intervenção e partilha de forças progressistas de todo o mundo, contou com a participação de mais de 1300 delegados, oriundos de 86 países e representando cerca de 800 partidos, sindicatos e organizações do movimento social e popular. A deputada do PCP, que é vice-presidente da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-americana, integrou a delegação do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/ Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL) do Parlamento Europeu.

Resistência ao bloqueio implica alternativas para o desenvolvimento - Apesar do cerco imposto pelos EUA, Cuba fala em subir exportações, em desenvolvimento e em modernização, temas tratados durante a visita, em Outubro, do presidente cubano à Bielorússia, Azerbaijão e Rússia.

Bolivia

PCP solidário com o povo da Bolívia - O PCP expressou, numa nota divulgada no dia 5, a solidariedade com o povo boliviano «perante a violência e desestabilização golpista desencadeada pelas forças reaccionárias», com a intenção de desrespeitar os resultados das eleições de 20 de Outubro, que determinaram a reeleição de Evo Morales como presidente do Estado Plurinacional da Bolívia. O Partido sublinha a necessidade de se respeitar a «vontade popular, democraticamente expressa pelo voto, em conformidade com os resultados eleitorais escrutinados pelo Tribunal Supremo Eleitoral da Bolívia».

Brasil

Lula livre! - O ex-presidente Lula da Silva foi libertado no final de sexta-feira da prisão de Curitiba e prometeu lutar por um Brasil que «pode ser muito melhor na hora que tiver um governante que não minta tanto». O ex-presidente Lula da Silva foi ontem libertado da prisão em Curitiba, estado do Paraná, cerca das 17h40 locais (20h40 em Lisboa). A decisão foi tomada pelo juiz Danilo Pereira, da 12.ª Vara Criminal Federal de Curitiba, que aceitou em poucas horas o pedido de libertação formulado hoje pela defesa do antigo Presidente do Brasil e autorizou a sua saída da sede da Polícia Federal de Curitiba, onde esteve preso durante um ano e sete meses.

Defesa pede soltura imediata de Lula - O advogado Cristiano Zanin Martins afirmou, em entrevista coletiva á imprensa, disse que não "respaldo jurídico para manter Lula preso por mais uma hora sequer". Zanin informou que ingressou com pedido para que a juíza Carolina Lebbos, de Curitiba (PR), emita o alvará de soltura do ex-presidente com base na decisão do STF que declarou inconstitucional a prisão em segunda instância.

Libertação de Lula da Silva – uma vitória contra a injustiça - O PCP expressa a sua satisfação pela libertação do ex-presidente Lula da Silva, injustamente preso desde Abril de 2018 na sequência de um processo eminentemente político, parte integrante do golpe de Estado institucional que conduziu à destituição da legítima Presidente Dilma Rousseff e ao impedimento de Lula da Silva de concorrer às eleições presidenciais.

Chile

Protestos contra Piñera alcançaram bairros ricos de Santiago - As manifestações contra as políticas de Piñera chegaram ao distrito financeiro, Sanhattan. Desde o início dos protestos, registaram-se casos de tortura e violência sexual por parte das forças de segurança.

Chile: 13ª jornada de levantamento popular: Piñera range - Um movimento popular cuja força se sustenta principalmente na juventude, em estudantes, trabalhadores com menos de 30 anos, em escolares feministas que arvoram a bandeira mapuche, em animalistas de 15 anos e eco-lutadores de 20. Naturalmente participam diversas gerações de povo empobrecido e de profissionais precários. Nesta nota só se salienta o sujeito social predominante. Aposentados na miséria também se congregam nas ruas do país.

Manifestações no Chile reprimidas com violência - Prosseguem no Chile os protestos populares contra as políticas neoliberais do presidente Piñera e continua também a violenta repressão dos manifestantes pelas forças policiais e militares.

EUA

Los Angeles continua a ser a capital dos sem-abrigo nos EUA - Na cidade californiana, com um dos mercados imobiliários mais caros do país e com dezenas de milhares a viver nas ruas, foram poucos os sem-abrigo que conseguiram aceder a um tecto nos últimos 3 anos. Grupos de pessoas sem-abrigo montaram tendas em passeios e em locais abandonados de quase todos os bairros da segunda maior cidade do país, desde o rico Bel-Air até ao operário San Pedro. Numa visita à Califórnia em Setembro, o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que as pessoas que vivem nas ruas arruinaram o «prestígio» de Los Angeles e San Francisco, tendo sugerido a possibilidade de uma intervenção federal

Haiti

Manifestações populares exigem mudanças no Haiti - A oitava semana seguida de protestos anti-governamentais no Haiti começou na segunda-feira, 4, com um recolher obrigatório «decretado» na véspera por sectores da oposição, pedindo à população para se manter em suas casas. Barricadas de pneus, cortes de estradas, diminuição dos transportes colectivos e paralisação das actividades económicas marcaram a jornada em Puerto Príncipe e outras cidades do país caribenho.

Racismo da imprensa esconde protestos no Haiti, diz sociólogo - Para Lautaro Rivara, integrante da Brigada de Solidariedade da Alba Movimentos no Haiti, comunidade internacional não quer reconhecer sua responsabilidade na crise do país caribenho. O único apoio com o qual o governo de Moïse conta hoje é com o apoio da embaixada norte-americana e o silêncio cúmplice dos organismos internacionais. Há pouco dias, a embaixada norte-americana apresentou um comunicado repudiando a “suposta violência” nas manifestações e garantindo a continuidade do seu apoio ao governo. Sabemos que os EUA continuarão sustentando o presidente Moïse sem importar com os custos e os efeitos devastadores de sua política.

Jugoslávia, Peter Handke e o Nobel

O Nobel e o fel - Como hesitar e não defender Handke e a sua corajosa denúncia da intervenção dos EUA e aliados na Jugoslávia, que aí despejaram 23 mil toneladas de bombas e mísseis?

Líbano

As manifestações no Líbano e a estratégia do Hezbollah - No dia 17 de outubro, o governo libanês apresentou um pacote de medidas de austeridade que causaram uma reação de ultraje em manifestações por grandes cidades e também em vilarejos do Líbano. Dentre as medidas, que incluem novos impostos, há a polêmica taxa de 20 centavos diários para a realização de ligações no aplicativo de celular WhatsApp (ou 6 dólares por mês).As ruas foram ocupadas por libaneses de diversas religiões e classes sociais. Desempregados, proletários, a ralé urbana, os estudantes – também marcharam militares e professores aposentados, que tiveram suas pensões ameaçadas.

Palestina

104 palestinos feridos por Israel na 82.ª semana da Grande Marcha do Retorno - As forças israelitas feriram 104 manifestantes palestinos que participavam esta sexta-feira nos protestos da 82.ª semana da Grande Marcha do Retorno na Faixa de Gaza. Nestas 82 semanas as tropas terroristas ao serviço do sionismo já assassinaram mais de 310 homens, mulheres e crianças.

Síria

Siria quer recuperar os seu petróleo - Mikhail Bogdanov, representante especial do Presidente Putin para o Oriente Médio, afirmou, em 23 de Outubro de 2019, que todos os locais petrolíferos e gasíferos sírios devem retornar ao controle da República Árabe Síria. O Presidente Bashar al-Assad concedeu concessões a empresas russas que ainda não tiveram capacidade para os explorar.

Pilhar petróleo - Trump afirmou gostar de petróleo e por isso não vai largar os poços petrolíferos da Síria a leste do rio Eufrates, sob ocupação militar dos EUA. É o próprio New York Times a esclarecer as razões (da atroz pirataria): o objectivo real da Administração Trump não é [como é dito] evitar o acesso do EI (o designado Estado Islâmico) ao petróleo [sírio], mas sim barrar o acesso [do governo legítimo] de Assad e impedi-lo da possibilidade de reconstruir o país.

Agressão à Síria no Parlamento Europeu - É essencial pôr fim à desestabilização e à agressão externa contra a Síria e defender a sua soberania, independência e integridade territorial [...] «a agressão militar à Síria leva já oito anos e tem responsáveis: os EUA e as grandes potências da União Europeia (UE) – que, junto com outros membros da NATO, como a Turquia, e outros seus aliados, como Israel, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos ou Catar, contribuíram para a organização e o armamento de grupos terroristas, o assassinato de milhares de pessoas e a deslocação forçada de milhões de outras, e a destruição e desestruturação social, económica e patrimonial de um país».

Suiça, Nestlé e Água

Privatização das Águas: As Manobras na Suiça - A cada vez maior interpenetração entre o governo da Suíça, a Nestlé e outras grandes multinacionais e a estratégia helvética de cooperação para o desenvolvimento representam uma ameaça cada vez mais premente sobre os recursos aquíferos de todo o planeta. A ganância privatizadora da água que move as maiores empresas globais do sector alimentar encontra em Genebra uma poderosa alavanca que mina o acesso universal à água como um direito humano fundamental.

Revolução de Outubro

102.º aniversário da Revolução de Outubro. Socialismo exigência da actualidade e do futuro - A Revolução de Outubro inaugurou a época da passagem do capitalismo ao socialismo, que continua a caracterizar o nosso tempo. No dia 7 de Novembro de 1917 (25 de Outubro no antigo calendário russo), numa Rússia semi-feudal, dominada pelo poder autocrático e repressivo dos czares e da mais alta nobreza, com mais de 100 nacionalidades oprimidas, conhecida como «prisão dos povos», destruída pela Primeira Guerra Mundial, com um povo fustigado pela exploração, a repressão, a pobreza, a fome e o analfabetismo, o proletariado russo, com o papel de vanguarda do Partido Bolchevique encabeçado por Lénine, tomou nas mãos o seu destino e conquistou o poder, levando por diante o objectivo de construir uma nova sociedade que ponha fim à exploração do homem pelo homem.

União Europeia

Maioria de direita no PE chumba reforço de operações no Mediterrâneo - O Parlamento Europeu (PE) rejeitou no dia 21 de Outubro, por dois votos, uma proposta sobre o reforço das operações de busca e salvamento no Mediterrâneo de refugiados e migrantes que procuram chegar à Europa. Sandra Pereira, deputada do PCP no PE, apresentou uma declaração de voto lembrando que, desde o início do ano, mais de mil pessoas já perderam a vida no Mediterrâneo ao fugir da guerra, da perseguição, da fome e miséria.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.