2019/03/17

Noticias do Mundo Real

Começando pelos casos mais recentes de vigarices fabricadas e difundidas pelos media corporativos, passamos em seguida para o que  esconderam sobre o apagão na Venezuela e a armas químicas que nunca existiram na Síria. Pelo meio ficam os assassínios cometidos esta semana pelas tropas de ocupação israelita nos territórios árabes ocupados. Enfim, uma semana para desmontar ocultações, #fakeNews e vigarices dos média corporativos.

A RTP 1(1) informa que o número de assassinados pelo nazi neozelandês subiu para 50 depois de a policia ter encontrado um novo corpo, já o caneiro da famíglia bolsanamão atribui a 50ª vitima mortal a um ferido que não terá recuperado. Pergunta: qual das redacções não sabe o que está a dizer? Numa coisa estão de acordo, ao fim do dia o nazi já tinha assassinado 51 inocentes.

A RTP 1(1) apresenta imagens, em ângulo fechado, de uma concentração guaidosista em Valência com uns uns "milhares" de manifestantes e de uma manifestação de chavistas com algumas centenas de milhares de manifestantes. Para o jornalista, em voz-off, «largos milhares de apoiantes de Maduro e da Oposição manifestaram-se no Sábado em Caracas». Esqueceu-se de informar que, num caso, em Valência,  "milhares" significa 2, talvez, 3 milhares de guaidosistas e noutro algumas centenas de milhar de chavistas. Imprecisão ou vigarice?
Os 2 ou 3 milhares de guaidosistas em Valência
que o jornalista da rêtêpê multiplicou por dez 

A RTP 1(2) refere-se aos arruaceiros que em Paris destruíram montras e mobiliário urbano no passado sábado como "profissionais da violência" "ultraviolentos" e quem ainda se lembre poderá ouvi-la chamar "estudantes" e "jovens revoltados" aos assassinos guarimbistas que, na Venezuela de 2017, estendiam fios de aço à altura do pescoço para assassinar membros da Guarda Nacional Bolivariana que se deslocavam em motas. Critérios de jornaleiro.



VENEZUELA
Representantes dos EUA e do Canadá negam crise humanitária na Venezuela - Membros do Conselho da Paz dos EUA e do Congresso Canadiano pela Paz estiveram vários dias na Venezuela, onde puderam verificar a realidade do país, incluindo a reacção do povo perante o apagão.

Cuba condena «sabotagem terrorista» contra a Venezuela e mentiras de Bolton - O governo cubano condena veementemente o ataque, que visa «prejudicar a população indefesa de todo um país, para a utilizar como refém na guerra não convencional desencadeada pelos EUA».

Maduro destaca «civismo» do povo venezuelano perante ataques ao sistema eléctrico - Nicolás Maduro acusou os EUA e a extrema-direita venezuelana de serem responsáveis pelos ataques, em três fases, perpetrados contra o sistema eléctrico nacional desde a passada quinta-feira.

Apagão - Um ataque cibernético perpetrado na quinta-feira, dia 7, contra o sistema automatizado de controlo da central hidroeléctrica de El Guri (a maior da América Latina e a quarta maior do mundo) deixou sem electricidade cerca de 80% do território venezuelano por um considerável período de tempo. (Manuel Rodrigues)

Afinal não - Quinze dias depois de o mundo ter sido literalmente massacrado com a «notícia» de que as forças afectas ao «ditador» Maduro tinham queimado um camião de «ajuda humanitária», eis que um vídeo divulgado pelo jornal The New York Times vem desmentir a tão insistente acusação. (Anabela Fino)

Indelével - Um relator independente da ONU para a área dos Direitos Humanos, Idriss Jazairy, declarou que a aplicação de sanções económicas à Venezuela vai agravar a crise que afecta o país, acrescentando que «precipitar uma crise económica e humanitária não é uma base para a solução pacífica de controvérsias» (Henrique Custódio)

ARGÉLIA
Sobre a situação na Argélia - A Argélia independente sofreu duas guerras mortíferas em 55 anos de existência. Os argelinos não quererão que a situação do país fique descontrolada para benefício de actores que ainda não subiram ao palco.(António Abreu)

Bouteflika não se recandidata e adia eleição presidencial - O presidente declara não se candidatar a um novo e quinto mandato e adiou a eleição presidencial e nomeou um novo primeiro-ministro. A decisão segue-se a 15 dias de manifestações.

BRASIL
O massacre que a TV não mostrou em Suzano - Enquanto as emissoras focaram a cobertura nas cenas de sangue e barbárie, entrevistas com pessoas em estado de choque e assédio aos familiares dos atiradores, um grupo de professores na porta da escola Raul Brasil explicava a tragédia anunciada

Atiradores de Suzano cultuavam nazismo e pena de morte - Dois rapazes de 25 e 17 anos são os autores da tragédia da EE Raul Brasil, em Suzano. Para eles, bandido bom era bandido morto!

A um ano do assassinato de Marielle, a questão é: «quem mandou matar?» - Apesar dos avanços na investigação e da detenção recente de 2 presumíveis envolvidos na execução da vereadora carioca do PSOL, continua sem se saber quem mandou matar Marielle Franco.

EUA
Maré de greves nos EUA - Aumenta exponencialmente o número de greves anunciadas e a decorrer nos EUA. Os professores da Virgínia Ocidental, de Denver e de Oakland, os operários da General Motors, no Ohio, os engenheiros da Wabtec, na Pensilvânia, ou os motoristas de autocarros DASH na Virgínia, são apenas alguns exemplos daquilo a que, na semana passada, um editorial do Washington Post chamava de «onda grevista».(António Santos)

EUA abandonam designação «ocupados por Israel» para territórios palestinos e Montes Golã sírios - Num relatório sobre direitos humanos divulgado esta quarta-feira, o Departamento de Estado dos EUA não se refere à Cisjordânia e aos Montes Golã e como territórios ocupados por Israel.

FRANÇA
Parlamento francês aprova definitivamente a polémica lei «antidistúrbios»Partidos de esquerda, sindicatos e organizações sociais criticaram a lei aprovada esta terça-feira no Senado, que permite às prefeituras impedir de se manifestar qualquer cidadão considerado uma ameaça.

HAITI
Oposição no Haiti unida contra presidente Moise - A oposição no Haiti, que continua a trabalhar na mobilização popular contra o governo, pensa numa nova estratégia para mudar o sistema político no país.

PALESTINA
Forças israelitas mataram dois palestinianos na Margem Ocidental ocupada Dois palestinianos foram mortos pelas forças israelitas, esta terça-feira, na Cisjordânia. Em Hebron, uma escola palestiniana foi atacada esta quarta-feira e dezenas de crianças inalaram gás lacrimogéneo.

Ataques de Israel a Gaza forçam adiamento da Grande Marcha do Retorno - A aviação israelita bombardeou cerca de 100 locais na faixa de Gaza. Pela primeira vez desde há um ano, a Grande Marcha do Retorno marcada para sexta-feira foi adiada pelos seus organizadores.

Israel lança 100 ataques aéreos contra Gaza - Manifestação semanal da Grande Marcha do Retorno adiada Israel atacou cerca de 100 locais na Faixa de Gaza cercada na noite de quinta para sexta-feira.

SÍRIA
Situação desastrosa em Rukban evidencia «hipocrisia humanitária» de Washington - Tendo por base a situação no campo de Rukban, a SANA sublinha que os EUA continuam a adoptar «a hipocrisia e métodos enganadores» na política internacional, sobretudo em «questões humanitárias».

O triunfo da mentira global - Os meios de repercussão da mentira são incomensuravelmente mais fortes do que as reposições da verdade. Os fabricantes e mensageiros das falsificações há muito que perderam a vergonha e espezinharam os princípios – se é que alguma vez os tiveram.(José Goulão)

Das armas de destruição maciça iraquianas às armas químicas sírias - Num relatório de 1 de Março de 2019, a Organização Para a Interdição das Armas Químicas atesta que jamais houve substâncias químicas proibidas em Duma (Síria) aquando do ataque de 7 de Abril de 2018 ; o bombardeamento tripartido de represálias (Estados Unidos, França, Reino Unido) era pois injustificado. Este escândalo é exatamente idêntico ao das pseudo-armas de destruição maciça iraquianas. Ele irá continuar a ser seguido por inúmeras outras mentiras enquanto os Ocidentais continuarem a fiar-se, de olhos fechados, nos seus média. (Thierry Meyssan)

EUROPA
Presidente do Parlamento Europeu considera que «Mussolini fez coisas positivas» - Antonio Tajani defendeu que o ditador Benito Mussolini «fez coisas positivas», nomeadamente ao nível das infra-estruturas. «Não partilho o pensamento fascista, mas é preciso ser honesto», disse.

Ou vai ou racha… Esta semana ocorrem várias votações que determinarão o desfecho do processo de saída do Reino Unido da União Europeia (este artigo foi redigido antes dessas votações).(Ângelo Alves)

FOME
O papel das mulheres para um mundo sem fome - O papel da mulher para se chegar a um mundo de Fome Zero, meta da ONU na sua Agenda 2030, foi destacado em Roma, na celebração do 8 de Março organizada pelas agências FAO, PMA e FIDA.

(1) - Telejornal das 13:00 de Domingo 2019/03/17
(2) - Telejornal das 20:00 de Domingo 2019/03/17

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.