2020/02/21

Colômbia: um estado assassino dos barões da cocaina

Janeiro ainda não acabara e na Colômbia já tinham sido assassinados 27 ativistas sociais, fevereiro chega ao fim com mais de 50 assassinatos. Nesta rolha sul-americana, onde os EUA mantêm 9 bases militares, em três anos foram assassinados 480 ativistas sociais e 173 ex-elementos das extintas FARC. A dualidade de critérios com que os media corporativos noticiam uma agressão num aeroporto venezuelano e omitem mais de 600 assassinatos na Colômbia só tem um nome: censura corporativa paga em cocaina colombiana.

FARC denuncia ameaças contra paz na Colômbia -- O partido colombiano Força Alternativa Revolucionária do Comum (FARC) denunciou na segunda-feira, 9, as intenções do governo de desmantelar o Acordo de Paz negociado em Havana e assinado em 2016 pelo Estado colombiano e a ex-guerrilha FARC-EP. «No que concerne à implementação do acordo, reafirmamos a nossa análise com base não só nos incumprimentos por parte do presidente [Iván] Duque mas também nas suas reiteradas pretensões de desmontar ou distorcer o acordado, as quais são disfarçadas mediante uma estratégia de simulação», afirmou o partido.



Mais de 50 dirigentes sociais assassinados na Colômbia em 2020 -- Nos primeiros 49 dias do ano, o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento e a Paz registou o assassinato de 51 dirigentes sociais e defensores dos direitos humanos e de dez ex-combatentes farianos. Já são perto de 700 em menos de 4 anos. (2020/02/23)

O Ex-presidente colombiano aborda "greve armada" do ELN -- O ex-presidente da Colômbia Ernesto Samper (1994-1998) fala com a HispanTV sobre a recente “greve armada” anunciada pelo ELN e criticada pelo governo de Bogotá.(2020/02/13)

FARC exige fim dos assassinatos de subscritores da paz na Colômbia -- Mais de três anos depois da assinatura do Acordo de Paz entre o Estado colombiano e as então FARC-EP (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército Popular), o agora partido político exigiu o fim dos assassinatos de ex-guerrilheiros e líderes sociais.

Colômbia: 27 dirigentes sociais assassinados em 2020 -- O Instituto de Estudos para o Desenvolvimento e a Paz precisou que 27 dirigentes sociais e defensores dos direitos humanos foram mortos na Colômbia em 2020. A estes juntam-se 4 ex-combatentes das FARC-EP.

Professor indígena e defensor da terra assassinado no Cauca -- A morte de Ulcué Collazos não está esclarecida. Para a Organização Nacional Indígena da Colômbia o docente é «mais uma vítima da guerra» que atinge o país e matou 173 dirigentes sociais só este ano.(2018/10/23)

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.