2018/03/01

Capitalismo: 357 Milhões de Crianças Afetadas Pela Guerra

Transformar o Mundo
(Manuel Rodrigues in Avante!, 2018/02/22)

Dados agora divulgados, reportando-se ao período entre 1996 e 2016, revelam que 357 milhões de crianças foram afectadas por conflitos armados (1 em cada 6 crianças foi exposta à violência). Quase metade das crianças em risco – cerca de 165 milhões – está em áreas de conflito de «alta intensidade» e é exposta ao que a ONU considera «graves violações»: morte e mutilações, recrutamento para combates, violência sexual, rapto, ataques a escolas e hospitais, negação ao acesso humanitário. O número de crianças mortas ou mutiladas aumentou 300% desde 2010. Mais de três milhões (com menos de 5 anos) morrem subnutridas todos os anos e 152 milhões estão sujeitas a diversas formas de trabalho infantil.

São dados inquietantes e reveladores da verdadeira natureza exploradora, opressora, agressiva e predadora do capitalismo e constituem contra ele um verdadeiro libelo acusatório.

O capitalismo, como explicou K. Marx ao analisar o seu modo de produção, é por natureza explorador. É essa exploração e a intensificação da concentração e centralização capitalistas que explica que 82 por cento da riqueza criada em 2017 fosse parar às mãos dos um por cento mais ricos do mundo ou que 42 pessoas acumulem a mesma riqueza que os cerca de 3,7 mil milhões de pessoas mais pobres.

No seu poema «Elogio da Dialéctica», Brecht questiona: «de quem depende que a opressão prossiga? De nós. De quem depende que ela acabe? Também de nós.»

«A vida não desmente antes comprova a perspectiva apontada pelo Manifesto [do Partido] Comunista. Que, na época em que vivemos, o futuro não é do capitalismo, mas do socialismo e do comunismo» – afirmou Álvaro Cunhal. [...]

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.