2018/06/27

Não, não era bom!

Antigamente é que era bom?
(Arlindo Costa in Odivelas Noticias, 2018/06/21)

Sou um jovem da geração dos anos quarenta do século passado e por isso, uma das coisas que me incomodam é ouvir certa gente dizer que neste país " Antigamente é que era bom !" Daí, eu resolver escrever neste espaço e em especial para os mais novos, sobre antigamente.

Antigamente é que era bom! Tínhamos um guia, o ditador Salazar.

Antigamente é que era bom! Não tínhamos liberdade, tinhamos a censura, a policia politica (PIDE) e prisões políticas.

Antigamente é que era bom! Não havia o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e em cada mil nascimentos de crianças,cinquenta e sete morriam nos primeiros dois anos de vida.

Antigamente é que era bom! Muitos portugueses morriam por falta de condições higiénicas nas suas habitações, pois a maioria do nosso povo não tinha água canalizada, não tinha electricidade, nem rede de esgotos.

Antigamente é que era bom! Em 1974 cerca de três milhões de portugueses viviam em bairros de lata, sem água, sem electricidade e com esgotos a céu aberto (uma fonte de doenças).

Antigamente é que era bom! Os que tinham a sorte de ir à escola e fazer a 4ª classe, começavam logo a trabalhar aos 12, 13 (foi o meu caso) e ou aos 14 anos de idade.

Antigamente é que era bom! Tínhamos a guerra colonial à nossa espera onde muitos jovens perderam a vida e outros vieram de lá com mazelas para o resto das suas vidas.

Antigamente é que era bom! As mulheres portuguesas não podiam sair do país sem autorização dos seus maridos.

Enfim, antigamente é que era bom ! Tínhamos de comer e calar, caso contrário a PIDE tratava-nos da saúde.

E eu pergunto: Quem é que pode ter saudades disto ?

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.