2019/12/23

Bolivia: Golpistas Preparam-se para Ilegalizar 50% da População

O golpe de estado da extrema-direita facho-evangelista boliviana desapareceu dos media públicos e corporativos ocidentais.

De acordo com os produtores de conteúdos que mandam nas redações dos media corporativos, desde o golpe de estado da Añez e sus muchachos que, na Bolivia, «No Pasa Nada!»

Acabo de perceber porquê! O golpe ainda continua a decorrer e importa esconder do mundo a democratação em curso numa Bolivia que a social-democracia de Evo Morales arrancou ao século XIX.

Há dias, o regime golpista de Añez emitiu um mandado de captura para o Presidente democraticamente eleito, Evo Morales, refugiado na Argentina. A informação correu nas redes sociais e nos media corporativos dois ou três dias antes, mas os media corporativos calaram fundo os rumores e, depois do facto consumado, noticiaram-no em nota de rodapé.

Acaba de surgir nas redes sociais um vídeo dos Anónimos onde se anuncia a intenção dos golpistas de ilegalizar o Movimento de Ação Socialista - MAS que venceu as últimas eleições com mais de 50% e detém a maioria no parlamento e no senado.

Estejamos atentos à forma como irão reagir, ao longo dos próximos dias, os media públicos e corporativos, assim como os meios de informação onde trabalham jornalistas honestos e credíveis pois disso pode depender o aprofundamento ou não do golpe.

E tenhamos sempre presente que, num clima de intensa guerra mediática, um vídeo anónimo, como este, pode sempre enquadrar-se numa operação de falsa bandeira destinada a incendiar confrontos e tentar justificar os banhos de sangue a que o imperialismo estado-unidense já nos habituou.

Sobre a guerrilha mediática levada a cabo pelos media corporativos, note-se a abissal diferença de cobertura televisiva entre:

a) os seis meses de violência, sempre igual, sempre incendiária, dos "jovens pró-democracia" de Hong-Kong, onde morreram duas pessoas e, apesar de não haver democracia, a oposição pró-democracia venceu as mais recentes eleições locais e ...

b) o uso de chumbo grosso, pela policia do neo-liberal de direita piñera, no chile, que já cegou completamente 28 pessoas e parcialmente mais de 300, o assassinio pela mesma policia de 36 manifestantes em dois meses, o atropelamento de um jovem manifestante por um blindado da policia e as manifestações massivas na praça da dignidade em Santiago, ou

c) a repressão dos golpistas bolivianos sobre os legitimos vencedores das mais recentes eleições bolivianas, país onde, agora, depois do golpe, o regime de Trump afirma "haver democracia" enquanto pretende ilegalizar a oposição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.