2019/02/19

Grupo de Lima ou da Lima?

Olhe-se para as credenciais do grupo de Lima, o também autoproclamado grande democratador, reunido para democratar a Venezuela com a troca "pacífica e negociada" de um presidente Maduro acabado de eleger com 68% de votos por um pró-cônsul que mete dó e nem para presidente da assembleia nacional foi eleito.

Honduras - Depois de aprovar legislação para impedir a investigação de acusações de corrupção que sobre ele recaem, Juan Orlando alterou a lei para se poder recandidatar a umas eleições cuja vitória não foi reconhecida pela OEA devido a graves fraudes antes e durante a contagem dos votos. Donald Trump já reconheceu o presidente eleito com a magna chapelada.

Argentina - Com uma inflação de 94% e em plena intervenção do FMI, Mauricio Macri enfrenta uma vaga de contestação nas ruas onde diversas organizações exigem ao governo que «declare a emergência alimentar» e trave «o aumento da fome» entre as camadas mais desfavorecidas. 200 mil pessoas participaram em Buenos Aires e um milhão em toda a Argentina na jornada de luta contra a «fome e os tarifazos», exigindo «pão, casa e trabalho». Aguarda-se ajuda humanitária dos EUA.

Brasil - O atual presidente foi eleito depois do golpe de estado paralamentar da bancada evangélico-democratadora que prendeu o seu principal opositor e demitiu a presidente Dilma Roussef com os votos de mais de 100 deputados indiciados por corrupção. Um admirador do trumpismo eleito pelas #fakenews do whatsapp.

Chile - O presidente Piñeras venceu umas presidenciais com 51% de abstenção e continua a assassinar impunemente o povo Mapuche. Um verdadeiro democratador credenciado pelos EUA como legítimo representante de wall street.

Colômbia - O maior exportador mundial de cocaína onde já foram assassinados mais de 539 ativistas sociais em três anos. Uma verdadeira democratadura ao serviço dos barões da droga.

Guatemala - O único governo que até ao momento seguiu o rasto trumpista de transferir a embaixada para Jerusalém ao arrepio de todas as decisões da ONU sobre o estatuto da cidade das religiões do livro.

Panamá - O país onde os EUA entraram em 1856 e de onde nunca mais saíram. 8 intervenções, a última em 1989 para derrubar um alegado barão da droga posto no poder, uns anos antes, pelos próprios EUA. Um canal democratado.

Paraguai - O país onde, depois do golpe contra Fernando Lugo, reina uma democratação neo-liberal imposta pela ajuda militária dos EUA.

#Honduras #Argentina #Brasil #Chile #Colômbia #Panamá #Venezuela #GolpeNaVenezuela #GrupoDeLima #GrupoDaLima

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.