2019/02/25

Venezuela: À Conversa Com Um Surdo

A narrativa da ideologia dominante continua a ignorar:

1 A completa constitucionalidade da convocação das eleições constituintes, a legalidade do processo eleitoral e a tomada de posse da Assembleia Constituinte (leia-se a constituição ainda em vigor na Venezuela).

2. A ilegalidade que recaiu sobre a assembleia nacional quando empossou ilegalmente 3 deputados (que nem sequer afectavam a maioria de direita existente na AN) apesar da sentença do supremo tribunal (como é constitucionalmente imposto).

3. As negociações sobre a égide do Zapatero para antecipar as eleições presidenciais tal como era exigido pela oposição de extrema direita.

4 O acordo alcançado em redor da data das presidenciais antecipadas com t o d a a oposição.

5 Como a extrema direita se retirou do consenso eleitoral depois do pró-cônsul dos EUA ter telefonado aos patrões.

6 A vitória em eleições limpas (ao contrário das presidenciais Hondurenhas ou do golpe no Paraguai ... )

7. A ilegalidade constitucional da autoproclamação do pró-consul.

Finalmente, lembremos que aqui nem se trata de ser a favor ou contra "O Maduro", a favor ou contra o governo legitimo, a favor ou contra o chavismo, trata-se de ser contra mais uma descarada intervenção dos EUA como foi a da Ucrânia que levou neo-nazis ao poder, a da Líbia que deixou aquilo nas mão de senhores da guerra, a da Síria que vai deixar um país destruído para os próximos 50 anos, a do Iraque entregue à mais vil corrupção, a do Afeganistão onde após 20 anos estão a negociar com os talibã por eles criados a instalação dos restos do ISIS também por eles criado, ou a da Sérvia que em conluio com a Alemanha retalhou uma nação multiétnica, multireligiosa e multicultural para dar lugar a meia dúzia de estados falidos de onde irá nascer uma grande Albânia governada pelas mais criminosas máfias actualmente existentes no mundo.

Alguém acha que os EUA estão preocupados com algo mais do que com o petróleo bom e barato? E você? Está preocupado com quê? Com o bem estar de um povo que os EUA prefere matar à fome e de doença com sanções? Já reparou que os EUA andam a tentar derrubar violentamente o governo venezuelano desde 2014 e ainda não conseguiram? Parece-me que o problema dos EUA é que maioria dos venezuelanos não quer ficar debaixo da pata americana ;-)

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.