2019/02/01

Mundo Real 2019/02/01

Numa semana marcada pela tentativa de golpe ainda em curso na Venezuela, é natural que mais do que um destaque, ocupemos o Mundo Real de hoje a tentar contrapor algum bom senso ao senso comum veiculado pelos media corporativos. Para o fim, ficou um artigo de Agosto de 2018 com uma síntese do que era a Venezuela antes do chavismo, e duas peças de Bruno Carvalho sobre a realidade que encontrou quando por lá passou recentemente, destinam-se principalmente aos que de entre nós ainda acreditam em democratações.

Venezuela prende grupo de terroristas contratados pela oposição: As autoridades venezuelanas revelaram ter capturado um grupo de mercenários contratados pela oposição venezuelana para cometer assassinatos selectivos, no âmbito da chamada «Operação Constituição» (AbrilAbril, 2019/02/01)

Falsas Bandeiras em Caracas: O presidente do parlamento autoproclamou-se presidente interino. Uma lufada de ar fresco na asfixia democrática na Venezuela? Engana-se quem acha que se apaga fogo com gasolina. (Joana Mortágua, esquerda.net, 2019/02/01)

Cabello denuncia acção «irresponsável» da UE ao promover ingerência na Venezuela: O presidente da ANC denunciou a «irresponsabilidade» da UE por fomentar a ingerência na Venezuela. Esta quinta-feira, o PE reconheceu Guaidó como «presidente interino legítimo» do país sul-americano.(AbrilAbril, 2019/01/31)

Trumpistas: Trump quer escolher o Presidente da Venezuela. Os fascistas Bolsonaro e Netanyahu também. A comunicação social das mentiras de guerra ladra em coro. Governos de países da UE proclamam ser contra Trump e o ascenso da extrema-direita. Mas o que os separa de Trump são 'oito dias'.(Jorge Cadima, Avante!, 2019/01/31)

Como se fabrica um golpe de Estado: A declaração do MNE português de que «não está em curso um golpe de Estado na Venezuela», para além da cínica hipocrisia que exprime, é um sinal do vergonhoso e efectivo alinhamento do governo PS nesta conspiração. Bastaria registar os intervenientes que os EUA nela colocaram - como o delinquente Elliot Abrams, com um longo historial criminoso e golpista - para desmentir Santos Silva. (Lidia Falcón, ODiário.info, 2019/01/31)

Mãos fora da Venezuela Bolivariana! O povo da Venezuela mantém o apoio ao presidente legítimo, Nicolás Maduro, face à tentativa golpista dirigida pelos Estados Unidos com o apoio de aliados e da oposição de direita venezuelana.

Os assaltantes de gasolineiras do mundo: John Bolton, conselheiro da Segurança Nacional dos EUA, fez saber na segunda-feira que a Casa Branca agravará a asfixia económica da Venezuela, desta vez através da imposição de sanções contra a sua empresa petrolífera estatal, a PDVSA. Entre «congelamento» de activos e perdas em exportações, o castigo dos EUA deverá custar mais de 18 mil milhões de dólares ao povo venezuelano.(António Santos, Avante!, 2019/01/31)

Venezuela - para a história da vigarice 2: Um pivot a falar em milhares de apoiantes e a mostrar meia-dúzia de tristes em redor do pró-consul, uma loira que aterrou em Caracas a por em cima da mesa o que o silva dos negócios estrangeiros empurrou para debaixo do tapete. (Rerer&ncia, 2019/01/31)

Supremo venezuelano congela contas de Guaidó e proíbe-o de sair do país: O Supremo Tribunal de Justiça decretou várias medidas cautelares contra Juan Guaidó, o autoproclamado «presidente interino» da Venezuela, após um pedido efectuado nesse sentido pelo Ministério Público.(AbrilAbril, 2019/01/30)

Abrams: Restabelecer democracias é com ele: Elliot Abrams, o enviado de Trump para a Venezuela com a missão de “assessorar” o “presidente interino”, Juan Guaidó, no golpe de Estado comandado de Washington, é dono de um dos currículos mais sinistros e sangrentos das intervenções norte-americanas no estrangeiro. Nicarágua, EL Salvador, Irão/Contras e duas condenações por mentir no congresso são alguns dos pontos fortes do individuo. (José Goulão, O Lado Oculto, 2019/01/29)

União Europeia ao lado de Trump contra a Venezuela: É importante, para memória futura e inevitável exigência de responsabilidades políticas e humanitárias, anotar os governos que, na Venezuela, virão a ser responsáveis por uma chacina de vidas humanas.
(José Goulão, AbrilAbril, 2019/01/28)

Trump brinca com o fogo: Ao contrário do que a barragem mediática quer fazer crer, o alinhamento internacional com a nova iniciativa golpista promovida pelos EUA na Venezuela é limitado. Compreende-se porquê: qualquer pessoa de bom-senso, mesmo muito anti-bolivariana, percebe que a aventura pode correr mal. E é lamentável que a social-democracia portuguesa, representada nomeadamente pelo governo PS e por António Guterres, tenha escolhido a subserviência face ao agressor em vez da solidariedade face ao agredido.(Atilio Borón, ODiário.info, 2019/01/26)

Não São Fake News é Mesmo Pura Vigarice : A operação de vigarização desinformativa em curso sobre a Venezuela é um exemplo paradigmático da completa ausência de credibilidade dos media corporativos. (Rerer&ncia, 2019/01/26)

OEA Não Apoia Golpe na Venezuela: A Organização dos Estados Americanos (OEA) não conseguiu reunir o número de votos necessários para aprovar uma declaração reconhecendo a auto proclamação de Juan Guaidió como “presidente interino” da Venezuela.(José Goulão, O Lado Oculto, 2019/07/25)

Venezuela - o golpe de Estado programado: Está em marcha uma nova etapa da ofensiva dos EUA e dos seus lacaios contra a Venezuela. O formato seguido é idêntico ao utilizado na Líbia e na Síria. A não ser derrotado, os resultados serão uma tragédia de incalculáveis proporções. É uma vergonha para o Portugal democrático que o governo do PS, com o seu inenarrável ministro Santos Silva, alinhe no apoio a esta monstruosa manobra. (Christian Rodriguez, ODiário.info, 2019/01/25)

O golpe estado na Venezuela: Está em desenvolvimento um golpe de estado iniciado pelo imperialismo norte-americano, os governos lacaios da América Latina e a direita servil-apátrida venezuelana, afirmou em 25 de Janeiro o secretário-geral do Comité Central do PCV, Oscar Figuera, em conferência de imprensa.(PCV, Resistir.info, 2019/01/25)

Os Dias Antes do Golpe

Trump Dispara Golpe na Venezuela: O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disparou o golpe de Estado na Venezuela ao reconhecer o presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, como chefe de Estado "interino". O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luís Almagro, Brasil, Colômbia, Peru, Paraguai, Equador e Costa Rica, pronunciaram-se no mesmo sentido logo que Trump fez a declaração. Guaidó autoproclamou-se presidente alegando a "ilegitimidade" de Nicolás Maduro, vencedor das eleições de Maio com 67% dos votos, e afirma que vai nomear um "Conselho de Transição".(José Goulão, O Lado Oculto, 2029/01/23)

O BE defende um golpe militar na Venezuela? O Bloco de Esquerda publica um artigo inenarrável contra a Venezuela que defende um golpe militar, assinado por Tomás Marquez, que repete o argumentário utilizado pelos governos, partidos de direita e órgãos de comunicação social alinhados com o imperialismo.(Bruno Carvalho, Manifesto74, 2019/01/18)

«Quintal das traseiras» a ferro e fogo: A velha doutrina de Washington parece caminhar sobre rodas, mas uma agressão dos Estados Unidos e colónias contra a Venezuela soberana pode não ser uma simples e vingativa degola de inocentes.(José Goulão AbrilAbril, 2019/01/17)

Ao Arrepio dos Media Corporativos

A Venezuela que eu vi: Nos dias anteriores à minha chegada, dizia-se que a maioria dos semáforos em Caracas estavam avariados. Passaram-se dias até encontrar um que não funcionasse.(Bruno de Carvalho, AbrilAbril, 2019/12/08)

A Venezuela que eu vi (II): Jornais, rádios e televisões repetem até à exaustão que há uma ditadura e uma crise humanitária na Venezuela. E eu flutuo numa realidade paralela. Parto à procura dessa crise humanitária de que todos falam.(Bruno de Carvalho, AbrilAbril, 2019/12/16)

Para Entender a Venezuela Hoje É Preciso Saber Como Era Antes da "Revolução-Bolivariana": Não é possível se entender a atual crise da Venezuela e tampouco o regime chavista sem se compreender como era esse país antes da “revolução bolivariana” e qual o seu significado geopolítico para os EUA. (Marcelo Zero, Viomundo, 2018/08/08)

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.