2018/11/03

Noticias do Mundo Real 2018/11/03

Num mundo em que o Capital consegue impor cada vez mais facilmente os discursos dos ódios, importa celebrar a vitória do mais solidário dos países: Cuba! Esta semana Cuba aprovou nas Nações Unidades a sua proposta de resolução para por termo ao criminoso bloqueio imposto pelos EUA imperialistas. Com uma quase perfeita unanimidade de 189 votos a favor, onde apenas os EUA e o seu capacho sionista votaram contra, a resolução apresentada por Cuba foi aprovada pelo 26º ano consecutivo! Mas sobre o mundo real que não passa nos caneiros televisivos e não vai às capas dos jornaleiros nacionais que choram lágrima de crocodilo pela eleição do fascista brasileiro, depois de terem passado a campanha eleitoral a lavá-lo com lixívia, muito mais se pode ler no jornalismo português de qualidade. Aqui ficam uns links com informação sobre o que de facto se passa no mundo real.

CUBA
«O mundo está com Cuba»: O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, recebeu na capital russa a notícia da votação sobre a resolução contra o «bloqueio», apresentada pelo seu país, e definiu-a como uma «tremenda vitória».

O Bloqueio a Cuba e a liberdade: No dia em que estas linhas chegarem às mãos do leitor a Assembleia-geral das Nações Unidas estará a votar a proposta de Resolução apresentada pela República de Cuba sobre a «necessidade de acabar com o bloqueio económico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos contra Cuba», crime que está prestes a completar 60 anos, tantos quantos o triunfo da Revolução cubana (Ângelo Alves)



AMÉRICA LATINA
Operação Condor, Parte II: O recuo latino-americano, conjugado com o que se passa na Europa, confirma que o neoliberalismo admite cada vez mais a incapacidade para sobreviver em democracia, mesmo que expurgada dos seus princípios essenciais. (José Goulão)

ARÁBIA SAUDITA
Khashoggi vs. 50.000 crianças iemenitas massacradas: Este texto é escrito com justificada indignação. Indignação perante a hipocrisia com que os media, governos e instituições ocidentais reagiram ao assassínio do jornalista saudita Jamal Khashoggi. Trata-se de um assassínio repugnante. Mas que Parlamento Europeu o condene, e nunca tenha encontrado razões para condenar os massacres que a Arábia Saudita leva a cabo no Iémen, é igualmente repugnante.(Peter Koenig)

ÁUSTRIA
Áustria anuncia abandono do pacto das Nações Unidas sobre migração: A Áustria não assinará o pacto sobre migração acordado em Julho por todos os membros da ONU com excepção dos EUA. O governo de Sebastian Kurz segue os passos da Hungria, que também «está fora».

BRASIL
https://www.abrilabril.pt/internacional/bolsonaro-ganha-e-abre-porta-ao-passado: O candidato da extrema-direita, Jair Bolsonaro, venceu as eleições presidenciais brasileiras com perto de 56% dos votos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral.

União em defesa dos direitos do povo brasileiro e da democracia no Brasil: Uma ampla frente democrática para enfrentar a ameaça fascista e defender a democracia no Brasil foi proposta pelo PCdoB face à eleição de Bolsonaro, candidato de extrema-direita como presidente da República.

Bolsonaro e os seus mandantes: A comunicação social, que diabolizou as presidências do PT e favoreceu descaradamente a vitória de Bolsonaro sem poder esconder as suas boçais diatribes, aparece agora a disfarçar e a desculpar o seu comportamento trauliteiro e a minimizar a ameaça fascista. (Albano Nunes)

Brasil, Fascismo e a Ala Esquerda do Neoliberalismo: Um interessante texto, que faz fogo em várias direcções, integrando o passado das primeiras décadas do séc. XX com o actual fluxo de crescimento de forças e individualidades de extrema-direita e fascistas. E procurando abordar esse fenómeno no quadro histórico do capitalismo, ao qual nenhum movimento fascista é alheio. (Rob Urie)

Relatório pós-eleitoral Brasil: Bolsonaro, presidente e “Messias”: Ainda haverá muito a dizer e a analisar sobre as eleições no Brasil, e sobre a ainda mais complexa e perigosa situação que aí se vive. O diário.info procurará publicar elementos que ajudem a essa análise, como é o caso deste artigo, que relembra que os resultados eleitorais têm a ver não apenas com a Presidência mas também com um conjunto de outros órgãos federais e estaduais. O mapa político do Brasil sofreu uma enorme reconfiguração e uma ainda mais acentuada viragem à direita. O que vem a seguir está ainda em boa parte por definir. (Guillermo Javier González)

Organizar a resistência e unir as forças populares, democráticas e patrióticas contra o fascismo!
Apesar do crescimento, nos últimos dias, de uma onda democrática em oposição à ameaça representada pela candidatura fascista, confirmou-se a eleição de Jair Bolsonaro para a presidência da República. A sociedade brasileira se defronta com um novo momento da dominação capitalista em nosso país. Foi derrotado o ciclo da conciliação de classes, e uma nova fase da política brasileira tem início desde agora. Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro (PCB)

EUA
Eleições numa oligarquia: Com eleições tão caras, cerca de metade dos membros do Congresso são milionários. Ao nível nacional, os trabalhadores assalariados constituem apenas 4% dos candidatos de ambos partidos. (André Levy)

A aliança de Trump com esquartejadores, esquadrões da morte e assassinos de crianças: Arábia Saudita, Brasil e Israel: O título deste artigo diz tudo: os “aliados naturais” de Trump são indivíduos e regimes que representam o que existe de mais criminoso e sórdido na face da Terra. Mas até esses podem não ser aliados fiéis. O decadente império EUA ainda consegue aliados militares para as suas guerras genocidas e para o seu dementado belicismo. Mas começam a surgir de forma cada vez mais expressiva interesses económicos concretos em oposição à política de sanções e de guerra. (James Petras)

EUROPA
Orçamento da União Europeia é negativo para Portugal: Os deputados do PCP no Parlamento Europeu consideram que o orçamento da União Europeia para 2019 aprovado na semana passada está muito longe da resposta às necessidades e anseios dos povos.

Capacidade orçamental da zona euro: Está neste momento em discussão a proposta da Comissão Europeia de criação de uma capacidade orçamental da zona euro, alegadamente destinada a combater os choques assimétricos. Apresentada como a cereja que falta no topo da União Económica e Monetária (UEM), esta proposta representa, como iremos ver, mais uma peça do euro e da governação económica que irá cercear ainda mais a política orçamental dos estados membros. (Miguel Viegas)

INDIA
Projecto político multipolar impulsionado por Putin na Índia Um artigo que complementa o de Pepe Escobar, publicado há quatro dias. Algumas das questões que aí eram deixadas em aberto encontram aqui dados e informação adicional. Naturalmente que a posição da Índia é em alguns importantes aspectos ambígua. Mas razões económicas objectivas levam-na a tender a resistir às pressões dos EUA relativamente às suas relações externas, nomeadamente com a Rússia e o Irão. (Tom Luongo)

PALESTINA
Israrel assassina cinco palestinianos no campo de concentração de Gazza e um na Cisjordâna: Cinco manifestantes palestinos foram hoje mortos a tiro por soldados israelitas durante protestos junto à vedação com que Israel encerra a Faixa de Gaza.

SÍRIA
Capacetes Brancos preparam nova provocação com substâncias químicas em Alepo : O alerta foi dado, esta segunda-feira, pelo Ministério russo da Defesa, de acordo com o qual o «braço mediático» dos grupos terroristas já está a realizar as filmagens dos ataques encenados.

Al-Assad: «Os sírios pagaram um preço elevado pela pátria e a independência»: Num encontro com representantes do Conselho Mundial da Paz e da Federação Mundial da Juventude Democrática, Bashar al-Assad agradeceu o apoio internacional e destacou a resistência do povo sírio.

Cimeira de Istambul defende solução política para a Síria: Os dirigentes da Turquia, Rússia, Alemanha e França acordaram em Istambul, no sábado, 27, em redobrar as iniciativas políticas para, sob os auspícios das Nações Unidas, pôr fim ao conflito armado na Síria.

UK
Polícia britânica espiou partidos e movimentos: O diário The Guardian revelou que, na Grã-Bretanha, a polícia espiou durante décadas partidos de esquerda e outras organizações, incluindo grupos ecológicos, campanhas anti-racistas e movimentos pela paz.

ÁGUA PÚBLICA OU PRIVADA
Deputados o PCP no PE em defesa da água pública: O Parlamento Europeu aprovou uma directiva sobre a qualidade da água para consumo humano que defende os interesses das transnacionais e ameaça a água pública. Os deputados do PCP votaram contra.

ARMAMENTO
«EUA tentam impor pela violência o seu domínio mundial»: A intenção dos EUA de abandonar o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermédio é motivo de grande preocupação para o CPPC, que alerta para a urgência de travar a «escalada armamentista».

DEMOCRACIA
Qual democracia? Cansaço da democracia? Mas qual democracia? A da União Europeia que espera «fortalecer a parceria com o novo governo» brasileiro e que Bolsonaro trabalhe para «consolidar a democracia» no Brasil, apesar de ser um admirador da ditadura militar, de o seu vice-presidente ser um defensor de golpes de Estado, de o muito moralista futuro ministro da Casa Civil ter admitido haver recebido no passado recente recursos não declarados para cobrir gastos de campanha, e de Bolsonaro filho, deputado eleito (logo democrata!) dizer que para fechar o Supremo Tribunal Federal basta um cabo? (Anabela Fino)

EMIGRAÇÃO
Caravana de emigrantes enfrenta cada vez mais repressão, mas segue rumo aos EUA: Novos contigentes de emigrantes seguiram-se à «caravana» original. Insistem em rumar para a fronteira sul dos EUA, mesmo com as ameaças de Trump e as restrições dos governos da Guatemala e do México.

FOME
Perito da ONU nas questões da pobreza alerta para um tsunami de privatização desregulada: Publicámos em 24 de Setembro as páginas iniciais de um notável relatório sobre a situação social e democrática nos EUA. O relator, Philip Alston, é o mesmo de um novo relatório da ONU sobre as consequências sociais e humanas da vaga de privatizações de serviços públicos que percorre o mundo inteiro. Um importante documento que, vindo de onde vem, não pode ser lido apenas como mais um grito de alerta. A mercantilização pelo capitalismo de todos os direitos dos povos é outra prova da sua radical oposição à própria humanidade. (Philip Alston)

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.