2018/11/09

Noticias do Mundo Real 2018/11/09

Os media corporativos continuam a censurar 99% do que no mundo acontece. Desde os assassínios perpetrados pela potência ocupante israelita na Palestina, passando pelas greves no Peru e as manifestações na Argentina, até à invasão do Iémene pela Arábia Saudita e seus aliados ocidentais ou à aprovação pela ONU da 27ª resolução, em 27 anos consecutivos, contra o cerco dos EUA à heróica pátria cubana, nada disso aconteceu esta semana nos telecaneiros ou capas dos pasquins corporativos. Felizmente são cada vez mais - e melhores - os media alternativos portugueses onde se pratica jornalismo informativo, honesto e de qualidade. Nesta semana em que se assinalam os aniversários da Guerra e da Revolução, aqui vos deixo uma série de ligações para notícias sobre o que de facto se passa no mundo real com que entreter um fim de semana que se antevê chuvoso.

CENTENÁRIOS E REVOLUÇÕES
101 anos depois: a luta continua: A Revolução de Outubro, cujo aniversário hoje se assinala, marcou o século XX e a luta dos trabalhadores e dos povos, concretizando a aspiração secular do homem - a sua libertação social e humana.

A perturbadora nostalgia da guerra: O armistício que pôs fim a uma das maiores e mais cruéis chacinas mundiais está a ser celebrado na Europa através de paradas militares. Portugal excedeu-se convocando o maior desfile militar de sempre. (José Goulão)

Do Armistício e do 7 de Novembro: A revolução soviética de 1917 resultou da necessidade, tão actual, do proletariado retirar do poder as classes então dominantes, e se libertar do capitalismo libertando dele a humanidade.





ÁFRICA DO SUL
Países do Índico defendem cooperação: A ministra sul-africana dos Negócios Estrangeiros, Lindiwe Sisulu, destacou a importância dos países ribeirinhos do Oceano Índico no contributo para a segurança mundial, o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável.

ALEMANHA
Mais de 15 milhões de alemães vivem em risco de cair na pobreza: Cerca de 20 por cento da população alemã, país com mais de 82 milhões de habitantes, está em risco de cair na pobreza, alerta um estudo da União Europeia divulgado em Berlim. De acordo com um inquérito divulgado pelo Gabinete Federal de Estatísticas da Alemanha, essa percentagem traduz-se em 15 milhões e meio de pessoas à beira de serem atingidas pelo flagelo da pobreza.

Angela Merkel não se recandidata: A corrida à presidência da União Cristã Democrata (CDU) começou em Berlim logo após a inesperada renúncia de Angela Merkel a uma reeleição à frente do partido.

ARGENTINA
Organizações sociais exigem «emergência alimentar» na Argentina: Diversas organizações promoveram uma jornada nacional de protestos para exigir ao governo argentino que «declare a emergência alimentar» e trave «o aumento da fome» entre as camadas mais desfavorecidas.

BRASIL
«Bancada ruralista» volta à carga contra direitos dos indígenas: Passadas as eleições, a bancada ruralista e conservadora na Câmara dos Deputados brasileira pretende aprovar um projecto que limita o reconhecimento dos direitos das comunidades indígenas.

Atingidos pelo maior desastre ecológico do Brasil exigem justiça: Três anos depois da ruptura dos diques da barragem de Fundão, em Mariana (Minas Gerais), as vítimas do «crime da Samarco» continuam a denunciar falta de justiça e reparação, e vão protestar.

Ampla frente democrática avança no Brasil: Após as eleições presidenciais no Brasil, dirigentes sindicais afirmaram que a unidade dos trabalhadores é o caminho para lutar contra o corte de direitos laborais e sociais.

João Paulo Cuenca: «Que se passou no Brasil? Que se vai passar no Brasil?»: O autor de Descobri que estava morto, seu mais recente romance, está bem vivo e estará às 18h na Livraria Barata, em Lisboa, para falar sobre a sua obra e um Brasil que deixa os europeus «abismados».

Bolsonaro vai extinguir Ministério do Trabalho: O novo Presidente da República do Brasil anunciou nesta quarta-feira a extinção do Ministério do Trabalho, que foi criado em 1930, há 88 anos.

Afinal balança: FHC Assume que entre Fernando Haddad, o candidato do PT, e Bolsonaro o seu coração «não balança», que é uma forma de dizer que não vê diferença entre um democrata e um fascista. (Anabela Fino)

Bem-vindos à selva: «A refinada Guerra Híbrida em curso no Brasil, que começou em 2014, teve um ponto de inflexão em 2016 e culminou em 2018 com a destituição de uma presidente; a prisão de outro presidente; o esmagamento da Direita e do Centro-direita; e à moda de uma pós-política enlouquecida por esteróides, abriu o caminho para o fascismo.» (Pepe Escobar)

Brasil - as três pernas do fascismo: O que já se conhece do governo Bolsonaro confirma que o fascismo existe para servir o grande capital e elevar ainda mais a exploração, intensificar e institucionalizar a opressão, e servir o imperialismo. (Ângelo Alves)

Aspectos ideológicos do bolsonarismo: «A ameaça tornou-se um dos cernes da ideologia: com o poder de ameaçar sente-se que é possível ter algum poder, nem que seja de amedrontar, mesmo que para além disso não se tenha poder algum. A única felicidade possível do bolsonarista – que não é felicidade alguma – é o prazer proporcionado pela ameaça ou pela punição, em que se misturam ressentimentos e requintes de sadismo.» (Felipe Catalani)

CHINA
A China, Israel e o Médio Oriente: Em dois anos a China passará a controlar a indústria agroalimentar, a alta tecnologia e as trocas internacionais israelitas. Os acordos com Israel podem alterar completamente a geopolítica regional. (António Abreu)

COSTA RICA
Marcha juntou defesa da democracia e luta contra a reforma fiscal: Centenas de pessoas participaram, esta quarta-feira, numa marcha de tochas na capital da Costa Rica, dando sequência à greve, iniciada há 2 meses, contra o «plano fiscal» do governo de Carlos Alvarado.

CUBA
Nações Unidas exigem fim do bloqueio a Cuba: Pela 27.ª vez consecutiva, a Assembleia Geral da ONU exigiu o levantamento do bloqueio norte-americano contra Cuba. Votaram pelo fim do cerco 189 países, com a oposição apenas dos EUA e de Israel.

Presidente cubano em périplo pela Europa: Antes de iniciar uma viagem por cinco países da Europa e Ásia, o presidente de Cuba esteve em trânsito em Paris, onde se encontrou com o primeiro-ministro francês e a directora-geral da Unes

ESPANHA
Espanha debate exumação de Franco: O dirigente do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) José Luis Ábalos considerou absurdo que seja tema de discussão no país a exumação dos restos do ditador Francisco Franco do mausoléu em Vale dos Caídos.

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos acusa Espanha de julgamento injusto: Sentença considera que Arnaldo Otegi e outros quatro dirigentes da coligação EH Bildu foram condenados por alegadamente quererem refundar o ilegalizado partido Batasuna num julgamento injusto onde havia “falta de imparcialidade” da magistrada.

EUA
Republicanos mantêm Senado e democratas ganham Câmara dos Representantes: O presidente dos EUA caracterizou o resultado das eleições intercalares como «tremendo sucesso», mas, com a perda da Câmara dos Representantes para os democratas, a Casa Branca enfrenta novos desafios.

Legislativas volatilizam EUA: Não estavam apenas em causa todos os 435 assentos da Câmara dos Representantes, um terço do Senado e a governação de 36 Estados: as eleições legislativas de ontem foram um plebiscito à presidência de Donald Trump. Os democratas reconquistaram a maioria na câmara baixa, mas os republicanos reforçam o controlo da câmara alta e dos governos estaduais, um resultado que promete tornar ainda mais volátil a vida política estado-unidense, sem alterar o rumo fascizante em curso. (António Santos)

A arma silenciosa de Washington para guerras pouco silenciosas. Uma crise económica global para 2019: O diário.info tem publicado vários textos que abordam o esforço que várias importantes economias vêm fazendo no sentido de se libertarem da dolarização EUA. Este artigo acrescenta outros dados a essa reflexão, apontando que a hegemonia do dólar está muito longe de ser abalada. E que, pelo contrário, o dólar tem ainda condições para constituir uma autêntica arma de guerra contra economias e povos que os EUA pretendam atacar. (F. William Engdahl)

Legalização da canábis sai vencedora dos referendos nos EUA: O Michigan tornou-se o décimo estado norte-americano a aprovar a legalização da canábis para uso recreativo. No Utah e no Missouri, foram aprovadas as propostas para legalizar o uso terapêutico.

FRANÇA
Independência adiada na Nova Caledónia «francesa»: A população da Nova Caledónia rejeitou a independência e votou pela continuação da ligação à França, no referendo realizado no domingo, 4, naquele arquipélago do Pacífico.

HÚNGRIA
Protestos populares na capital húngara: Centenas de manifestantes juntaram-se no domingo, 4, em locais públicos de Budapeste, para exigir a derrogação de uma lei que criminaliza os indigentes.

IÉMEN
Iémen é um «inferno na terra» para as crianças: Com a guerra de agressão lançada pela Arábia Saudita, cerca de 30 mil crianças morrem todos os anos de má-nutrição severa no Iémen, alertou a Unicef este domingo.

IRÃO
Iranianos nas ruas contra sanções: Milhões de iranianos saíram às ruas no domingo, 4, em diversas cidades, protestando contra a nova ronda de sanções impostas pelos EUA, sobretudo nos sectores petrolífero e bancário.

Terrorismo Económico: avalanche de violações do direito internacional e o espezinhamento dos princípios da Carta das Nações Unidas mostra que a Casa Branca não se detém nos meios para forçar o objectivo de uma mudança de «regime» e a instauração de um poder vassalo no Irão ou, mesmo, a promoção da sua divisão territorial. (Luis Carapinha)

Irão promete resistência às sanções dos EUA: Rouhani, presidente do Irão, fez um discurso em direto no primeiro dia da reposição de sanções norte-americanas, garantindo que o país continuará a vender petróleo.

NIGÉRIA
Exército da Nigéria usa vídeo de Trump para justificar repressão a tiro: Dezenas de manifestantes xiitas foram mortos a tiro pelos militares nigerianos esta semana. O Exército respondeu às críticas da Amnistia Internacional com o vídeo de Trump a prometer fogo real sobre os migrantes que atirem pedras.

PALESTINA
Escritora palestino-americana impedida de entrar em Israel e deportada: A escritora palestino-americana Susan Abulhawa foi detida ao chegar ao aeroporto de Tel Aviv, com a intenção de participar num festival literário na Cisjordânia ocupada, e enviada de volta aos EUA.

Dez palestinos feridos em protestos junto ao mar em Gaza: Pelo menos 10 palestinos foram hoje feridos pelas forças de ocupação israelitas, quatro deles por balas reais, quando participavam na 15.ª marcha marítima, que faz parte da Grande Marcha do Retorno.

Colonos israelitas atacam escola em Nablus pela terceira vez: Dezenas de colonos israelitas atacaram, esta quarta-feira, a escola de Urif, no Norte da Cisjordânia ocupada, deixando feridos 7 estudantes palestinianos. É a terceira agressão em menos de um mês.

PERU
Mineiros peruanos cumprem 16.º dia de greve: Os trabalhadores acusam a Shougang Hierro Perú de fomentar «a precariedade e a violação sistemática dos direitos laborais». Em plenário, os mineiros vão decidir sobre a continuidade do protesto.

RUSSIA

Sanções russas contra a Ucrânia:
O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, ordenou sanções contra 322 figuras físicas e 68 jurídicas da Ucrânia, em resposta à «política pouco amistosa» de Kiev face a Moscovo.

SAARA OCIDENTAL
ONU renova missão no Saara Ocidental: O Conselho de Segurança aprovou a renovação por seis meses da missão da ONU no Saara Ocidental (Minurso), quando as primeiras conversações desde 2012 entre as diferentes partes estão previstas para Dezembro.

SAHEL
Quando um colonialismo oculta outro: Crianças do Iémen. Que as crianças iemenitas morram de fome aos milhares, que os palestinos caiam sob as balas do ocupante, que a Síria seja um campo de ruínas e que a Líbia mergulhe no caos, isso já quase não nos comove. Manifesta-se, faz-se greve, protesta-se? (Bruno Guigue)

Ocidente manobra na região do Sahel: O grupo G5 Sahel, integrado por cinco países dessa região africana, e a Aliança do Sahel, que reúne 12 estados e organismos ocidentais, estabeleceram no dia 1, em Niamey, um protocolo de associação sobre «desenvolvimento e segurança».

SÍRIA
CMP e FMJD solidários com a luta do povo sírio: PAZ O Conselho Português para a Paz e Cooperação participou em Damasco no Comité Executivo do Conselho Mundial da Paz e numa missão internacional de solidariedade com o povo e a juventude da Síria.

Exército sírio liberta civis sequestrados pelo Daesh em Sweida: Numa operação «precisa», o Exército Árabe Sírio (EAS) conseguiu libertar, esta quinta-feira, duas dezenas de mulheres e crianças que os terroristas tinham sequestrado em Julho na província de Sweida.

LUTA DE CLASSES
O big business volta a atacar: a luta de classes a partir de cima: Banqueiros, elites da indústria agrícola, grandes empresários comerciais, patrões da indústria, do imobiliário e dos seguros e seus consultores financeiros, membros de elite da "classe dominante", desencadearam um ataque em grande escala aos salários e ordenados privados e públicos dos trabalhadores e dos empresários médios (os membros das "classes populares"). O ataque visa o rendimento, as pensões, os planos de saúde, as condições do trabalho, a segurança de emprego, as rendas, as hipotecas, os custos da educação, os impostos, corroendo a família e a coesão familiar. (James Petras)

MIGRAÇÕES
Quatro países afastam-se do pacto sobre migrações
REACÇÃO O «Pacto mundial para uma migração segura, ordenada e regulada», um documento não-vinculativo aprovado por 192 dos 193 países da ONU, está a ser rejeitado por uma minoria de governos de direita.

Das criminosas respostas às migrações (I): Ao dia quinto do mês de Novembro, segundo dados da Organização Internacional de Migração (OIM), haviam morrido na travessia do Mediterrâneo, 1989 pessoas. Desde o primeiro de Janeiro de 2014, terão perdido a vida (pelo menos) 17.336 pessoas, ao arriscarem uma travessia em condições de segurança que estão para lá de inexistentes. É uma das mais terríveis expressões da grave crise humanitária dos refugiados e das consequências das políticas criminosas da União Europeia na resposta às migrações.

Não é uma caravana de migrantes, mas, ao contrário, um novo movimento social: “Estas 'caravanas' de milhares de pessoas que hoje percorrem o México, compostas em 45% por mulheres e crianças, são uma nova forma de luta migrante ou um novo tipo de movimento social”, afirma neste artigo, Amarela Varela, ativista e professora universitária.

MISSEÍS NUCLEARES
A estratégia de Trump contra a Rússia e a China: A guerra na Síria mostrou que as Forças Armadas dos EUA perderam a sua superioridade em matéria convencional em favor da Rússia. O desenvolvimento por Moscovo de uma nova geração de vectores nucleares hipersónicos atestaria igualmente a ultrapassagem aos Estados Unidos em matéria nuclear. Procurando recuperar o seu atraso, o Pentágono pretende aproveitar-se —enquanto ainda é tempo— da sua superioridade quantitativa nuclear para impor as suas escolhas à Rússia e à China.(Alfredo Jalife-Rahme)

TRABALHO
Repressão da Ryanair analisada pelo Ministério Público: O Ministério Público [português] está a analisar as notificações feitas pela Autoridade para as Condições do Trabalho, na sequência das inspecções à greve na Ryanair, que foi marcada por denúncias de repressão.

Ryanair deve seguir direito laboral local: Ministros de cinco países europeus pediram à companhia aérea irlandesa Ryanair que aplique o direito laboral local ao seu pessoal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.