2018/11/18

As Neonazis Origens do PAN

Quem viu a reportagem dos justiceiros linchadores, apanhou no ar o ténue odor das violencias neonazis. Quem estava atento a esses pequenos sinais, viu umas peles mais escuras e uns cabelos encrespados nas imagens desfocadas de quem estava a tratar mal o cão, cheirou o ambiente nómada em redor da senhora que comprou o cavalo branco para tratar dele, detectou a esquerda cosmopolita na mulher que denunciou um partido por não receber em audiência a ONG a que presidia. Curiosa selecção de agressores de animais. Pergunto-me se foi aleatória ou representativa do panorama nacional de torturadores de animais. Onde estão ali os toureiros? Ou esses são demasiado bem vestidos para se tornarem vitimas do terrorismo?

Dos actos terroristas, levados a cabo pelos arruaceiros da ira nacional, emanava um intenso odor a práticas neonazis, uma estranha selecção dos alvos a abater, uma predilecção por mulheres que me levou a comentar em família que aqueles gajos não tinham nada a ver com defesas de animais, não passavam de uns neonazis quaisquer a capitalizar audiências num campo tradicionalmente dominado pelos seres humanos progressistas e civilizados.

Dois dias depois caiu-me em cima este post publicado nos idos de 2015 pelo Manifesto74. Fez-se luz. A simpatia dos dirigentes do PAN pelos arruaceiros vem de trás, dos tempos em que eram todos amigos. E sim, a teoria da conspiração impõe-se. Ninguém vê uma estranha coincidência na ajudinha que o Steve Bannon prometeu ás extremas-direitas europeias para as eleições de 2019 e a repentina mediatização dos Andrés Venturas e das ira's a quem ninguém tinha dado ainda a devida atenção? Cuidado com os apelos à "justiça da raiva" e aos linchamentos na praça pública, quem acaba por capitalizar com essas alarvidades é sempre a direita mais ultramontanamente neofascista. Foi assim que começou a violenta pregação evangelista do #EleNão. @Refer&ncia.



O que é o PAN? A oportuna neutralidade da direita
(António Santos, Manifesto74, 2015/12/09)

Sempre que se lhe presta ensejo, o partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) repete que «não é de esquerda nem de direita» porque rejeita «enquadramentos deterministas à esquerda, centro ou direita – os quais serão sempre reducionistas»

Se, em política, a neutralidade é sempre suspeita, deve ser constituída arguida e devidamente investigada quando acontece alguma injustiça. E no PAN, à semelhança dos Fuzis da Senhora Carrar, de Brecht, a alegada imparcialidade dos neutrais pende sempre para um dos lados.

Atingida a proeza de entrar no parlamento, a renúncia budista do PAN deu os primeiros trambolhões públicos. Primeiro, votou (disfarçadamente) no candidato do PSD/CDS-PP, Fernando Negrão, para o cargo de Presidente da Assembleia da República. Já na semana passada, o PAN absteve-se na moção de rejeição apresentada pela mesma coligação de direita, argumentando, todavia, que essa abstenção representava «um voto de confiança dado a este Governo legítimo» (?!).

Se lhe parecer estranho que o PAN não tenha a certeza sobre a moção de rejeição do PSD/CDS-PP, uma amálgama de elogios à austeridade com argumentos golpistas de extrema-direita, deve ficar a conhecer o percurso percorrido por esta força partidária.

O PAN, inicialmente denominado Partido pelos Animais, nasce em 2009 pela mão de Paulo Borges, antigo líder de vários grupos fascistas, de que a AXO é apenas exemplo. Reconvertido ao budismo e à filosofia New Age, o percurso de Paulo Borges espelha as contradições latentes do PAN, partido que só recentemente abandonou, imprimindo-lhe definitivamente o cunho actual.

Nos anos 80, o fundador do PAN escrevia «CARNE E SANGUE, FERRO E AÇO PELO QUINTO IMPÉRIO! É chegada a altura de provar por actos quem são os melhores filhos da RAÇA. Prová-lo-ão aqueles que tiverem a força de reerguer um único SENTIDO NACIONAL, um sentido que aponte a todos os Portugueses um mesmo FIM ACTIVO para a vida ou para a morte, para a guerra ou para a paz». E, mais adiante, «Pela higiene nacional: Freaks e hyppies para a fogueira! Purificação Nacional! O mito renasce – a raça está viva! - Igualitários, mordereis o pó. Lâminas imperiais para barbas democráticas! Cristo era judeu! Marx era judeu! Freud era judeu! Quando nos libertaremos desta maldita herança?»

Ao contrário do que é costume espargir em alguns círculos de pseudo-intelectuais burgueses com aspirações cosmopolitas, a transição de Paulo Borges do racismo para o budismo não é surpreendente. O fascínio da extrema-direita pelos ideias de «purificação» do budismo radical remontam ao III Reich de Hitler. Com efeito, o Dalai Lama, cuja fotografia continua a ser amiúde publicada no site do PAN, é o ex-chefe de Estado de um reino religioso, uma monarquia absoluta onde o clero era o proprietário de toda a terra, onde a escravatura, a tortura, a miséria e a exploração sexual das mulheres eram dogmas sancionados pelo budismo oficial.


«Descontrai baby, come on descontrai, afinfa-lhe o Bruce Lee, afinfa-lhe a macrobiótica, o biorritmo, o hoscópio, dois ou três ovniologistas, um gigante da ilha de Páscoa e uma Grace do Mónaco de vez em quando para dar as boas festas às criancinhas! (José Mário Branco in FMI)»


Claro que o PAN actual não subscreverá os ideais mais reaccionários desta tradição mas, órfão destes pais anónimos, cultiva uma linguagem e uma imagética que misturam a estética New Age com cultura pop anglo-saxónica e frases da Chiado Editora (ver imagens que ilustram este artigo) num bolo onde cabem citações de líderes religiosos hindus, fotografias do universo e apelos à (justa) defesa dos povos Maasai. Inversamente, no PAN nunca houve interesse, preocupação ou espaço para os trabalhadores despedidos na Triumph, na Somague ou na Cimpor.

Uma vez mais, nada de novo. Este é o mesmo PAN que elogiava o infame Memorando de Entendimento com a Troika, também justamente conhecido como Pacto de Agressão. Eis o que defendia o PAN:

«O Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN) considera que o acordo de apoio financeiro recém-aprovado pela tróica constituída pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional se tornou essencial para garantir a estabilidade financeira do país, após anos de desgoverno e aproveitamento pessoal e partidário, pelos quais são sobretudo responsáveis o Partido Socialista e o Partido Social-Democrata. A aprovação desse acordo foi condicionada pela aceitação por parte do governo de um conjunto de reformas, algumas das quais fundamentais, tendo como objectivo geral modernizar e agilizar o funcionamento do aparelho de Estado visando o relançamento da economia a médio e longo prazos. De facto, o PAN argumentava já, nas suas bases programáticas, com a urgência de algumas dessas reformas, como forma de termos melhor Estado e de evitarmos o desperdício dos dinheiros públicos: a reestruturação do mapa administrativo do país, a reavaliação das parcerias público-privadas, a reforma da justiça, a redução de organismos e institutos públicos supérfluos, a privatização de empresas públicas não-estratégicas para o interesse geral do país, o reforço do controlo de gestão e o combate ao despesismo nos serviços públicos da educação e da saúde, entre outras.»

Coerentemente, perante a luta dos trabalhadores, o PAN explica melhor como é que não é de esquerda nem de direita: «o PAN está solidário com todas as recentes manifestações de indignação e protesto, incluindo a greve geral marcada para o próximo dia 24, mas também se solidariza com todos aqueles que, embora indignados e descontentes com esta situação, preferem outras formas de luta a uma greve geral, pelo impacto que esta tem sobre uma economia já debilitada».

Nada disto invalida a justeza de várias propostas do PAN. O problema é que quase todas essas propostas já constam do programa de algum partido, seja ele o PCP, o BE, o PEV ou mesmo o PS, o PSD ou o CDS-PP. O que há de original no PAN é o apelo apolítico e tosco à bondade para com os «bichinhos»: não para com os animais. Enquanto o PAN luta pela libertação da águia Vitória e por copos menstruais, há empresas que descarregam diariamente resíduos tóxicos nos nossos rios e transportes públicos que correm o risco de deixar de o ser. Mas o que mais preocupa o PAN são os gatos e os cães, animais de companhia e (também) de entretenimento. E, por outro lado, a questão das touradas, espectáculo que, malgrado degradante e bárbaro, não representa de forma alguma, os verdadeiros problemas da natureza e dos animais em Portugal.

O verdadeiro inimigo da natureza e dos animais tem um nome: capitalismo. Capitalismo é o modo de produção que destrói as florestas do planeta, que polui a água de todos e leva espécies inteiras à extinção. E sobre o capitalismo o PAN não tem posições que, no entanto, importava conhecer, nomeadamente: o PAN defende a nacionalização da banca e dos sectores-chave da economia? O PAN admite mais privatizações? Como é que o PAN responde às exigências da CGTP a este governo?

Insistindo que não é de esquerda nem direita, o PAN lá vai repetindo que é só um «partido de causas». Mas os partidos de esquerda não são «de causas»? A diferença entre, por exemplo, o PEV e o PAN é que o PEV compreende que não é possível defender a natureza sem um programa de justiça social que rompa com a política de direita e assuma frontalmente os valores progressistas, revolucionários e democráticos de Abril.

Ora o PAN, que, para além de defender uma redução brutal do número de deputados, estreitando assim ainda mais a nossa democracia, defende a manutenção de Portugal na NATO, uma organização militar assassina especializada em invasões, golpes de Estado e genocídios. Uma organização assim só pode estar a anos luz de poder representar os valores democráticos, pacíficos e progressistas da ecologia.

Desta forma, vai-se tornando claro que a pretensa neutralidade ideológica do PAN não é mais que um oportuno instrumento eleitoral, dificilmente concretizável num terreno em que diariamente é preciso optar por um dos lados: ou o dos banqueiros e do grande capital ou o dos trabalhadores.

A ecologia proposta pelo PAN, baseada no primado do acessório em detrimento do fundamental, é o equivalente a resolver o problema da dívida pública a recolher tampinhas. Ser ecologista sem ser de esquerda é só ser conservador. Lutar pelo fim da exploração do animal pelo homem sem querer pôr um ponto final na exploração do homem pelo homem é ser hipócrita. Querer mudar o mundo votando no PAN é o mesmo que querer pôr fim à pobreza fazendo as compras no Comércio Justo.

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