2018/11/16

Notícias do Mundo Real 2018/11/16

O exército ocupante levou a cabo mais de 100 missões de bombardeamento na faixa de Gaza para proteger elementos do exército, infiltrados à civil, que levaram a cabo diversos assassínios. Parece ser este o tipo de solução não negociada que o sionismo preconiza para a Palestina. Os neonazis manifestam-se na Alemanha enquanto Julien Assange continua preso pelos EUA e seus aliados britânicos na embaixada das Honduras em Londres e a caravana de emigrantes sul-americanos chega à fronteira dos EUA. Tudo isto na semana em que as manifestações de estudantes colombianos em defesa da educação pública são violentamente reprimidas perante o absoluto silenciamento dos media corporativos. Felizmente vão surgindo projectos jornalísticos que nos permitem aceder ao que os semanários tentam esconder por trás de pseudo-dramas futebolísticos. Aqui ficam uns links com informação para entreter o fim de semana.

PALESTINA
Gaza, a solução final: O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, escolheu a chamada «Cimeira da Paz» promovida por Emmanuel Macron, em Paris, para anunciar que «não há solução diplomática» para o problema de Gaza. (José Goulão, AbrilAbril!)

«Os palestinianos em Gaza não podem ficar sozinhos»: A afirmação é da FPLP, que, em comunicado, lança um apelo urgente aos «amigos da Palestina» para que se mobilizem em apoio a Gaza neste momento crítico, em que é novamente bombardeada por Israel.

OLP responsabiliza Israel pela violência em Gaza: Aviões israelitas bombardearam dezenas de alvos civis na faixa de Gaza, alegadamente em resposta ao lançamento de morteiros por forças da resistência palestiniana contra território de Israel.



ALEMANHA
Acordai: Uma associação neonazi que dá pelo nome «Wir für Deutschland» («Nós pela Alemanha»), promoveu a 9 de Novembro, em Berlim, uma manifestação para assinalar o 80.º aniversário da tragicamente célebre «Noite de Cristal». Recorda-se que nessa data, em 1938, as forças de choque nazis atacaram sinagogas e estabelecimentos comerciais judeus partindo vidros e incendiando-os, perseguiram e espancaram pessoas, dando início à era de terror do consolado de Hitler que dizimou comunistas, socialistas, democratas, gente sem partido, judeus ou não, minorias étnicas. (Anabela Fino, Avante!)

Angela Merkel assume defesa do exército europeu: A chanceler alemã foi a Estrasburgo pedir a criação de «um verdadeiro exército europeu», dando lastro à ideia que Macron veiculou numa recente entrevista a propósito dos 100 anos do armistício.

ARÁBIA SAUDITA
O regime saudita sobrevive, mas entra em tempos perturbados: Quando o assassinato de um colaborador do Washington Post desperta mais indignação nos media de referência do que as dezenas de milhares de civis que a Arábia Saudita assassina no Iémen, com a colaboração activa das potências ocidentais. (Melkulangara Bhadrakumar)

ARGENTINA
Senado argentino aprova orçamento «do endividamento e da recessão»: Após uma sessão que durou mais de 13 horas, a câmara alta do Congresso transformou em lei a proposta de Orçamento para 2019, que a oposição afirma ter sido «pensado e redigido pelo FMI».

BRASIL
Cúpula militar brasileira tomou partido contra Lula: O chefe do Exército reconheceu que pressionou o Supremo Tribunal Federal para não libertar Lula. O Partido dos Trabalhadores acusa a cúpula militar de apoiar Bolsonaro.

Ataque de Bolsonaro faz Cuba anunciar saída do Programa "Mais Médicos": Em declaração emitida pelo Ministério da Saúde Pública da República de Cuba nesta quarta-feira (14), o governo cubano anunciou a retirada dos médicos deste país que fazem parte do programa “Mais Médicos”.

CHILE
Justiça condena militares por "Caravana da Morte" na ditadura do Chile: A condenação, que foi divulgada na sexta (9), se relaciona com os 15 assassinatos cometidos na cidade de La Serena, norte do país, no dia 16 de outubro de 1973. A “Caravana da Morte” foi um grupo de militares que atravessou o Chile, de helicóptero, assassinando presos políticos e opositores. No total, 75 pessoas foram mortas sob ordens diretas de Pinochet.

COLÔMBIA
Estudantes colombianos voltaram a mobilizar-se em defesa da educação pública: Contra o estrangulamento financeiro do ensino, milhares de estudantes mobilizaram-se esta quinta-feira nas principais cidades da Colômbia. Em Bogotá, a polícia de intervenção reprimiu os manifestantes.

Governo colombiano reprime com violência manifestações estudantis: Organizações sociais na Colômbia denunciaram, na última quinta-feira (8), a repressão contra estudantes colombianos que se manifestavam em diversas regiões do país para exigir que o governo do presidente Iván Duque aumente o orçamento destinado ao funcionamento das universidades públicas do país e contra a aplicação do Imposto de Valor Agregado (IVA) nos produtos da cesta básica.

CUBA
Face à atitude de Bolsonaro, Cuba anuncia saída do «Mais Médicos»: Ao anunciar a saída do programa criado por Dilma Rousseff, Cuba reiterou a dimensão «solidária e humanista» dos seus médicos, e classificou como «inaceitáveis» as condições impostas por Bolsonaro.

EUA
Grupos de emigrantes centro-americanos chegam à fronteira com os EUA: Os primeiros contingentes da chamada «caravana migrante» chegaram esta terça-feira a pontos da fronteira entre o México e os EUA, ao longo da qual 5600 militares procuram travar o passo aos sem-papéis.

Saúde para todos nos Estados Unidos: Membro da organização da campanha pelo Medicare for All, o autor, um socialista democrata, analisa neste artigo as vacilações interesseiras dos políticos democratas nos EUA. (Tim Higginbotham)

HONDURAS
No «processo Berta Cárceres» haverá «culpados, mas não justiça»: Os presumíveis autores materiais do assassinato da líder indígena hondurenha estão no banco dos réus, 2 anos e meio após o crime. Para a família de Berta, os verdadeiros responsáveis ficarão impunes.

IÉMEN
Situação humanitária no Iémen é «absolutamente desastrosa»: O Secretário-geral das Nações Unidas disse que a situação humanitária no Iémen é «absolutamente desastrosa». António Guterres lembrou que a ONU dá ajuda humanitária a oito milhões de pessoas no Iémen, um número que pode aumentar para 14 milhões em 2019, e que há o risco de ocorrer «a maior fome dos últimos anos».

LÍBIA
Destruir primeiro, «estabilizar» depois: Decorreu em Palermo, na Sicília, a 12 e 13, uma conferência internacional sobre a Líbia, organizada pela Itália com o apoio das Nações Unidas. O objectivo foi fazer avançar o processo político de «estabilização» da Líbia, afundada na guerra e no caos desde a agressão militar da NATO em 2011, que derrubou o regime constitucional do país – até então um dos mais estáveis e desenvolvidos da África.

MÉXICO
México nega ter entrado em acordo com EUA sobre asilo a migrantes: O governo do México negou ter firmado um acordo com os Estados Unidos para processar solicitações de refúgio ou asilo de migrantes que tentam entrar em território norte-americano e que, neste momento, atravessam o país latino rumo à fronteira norte.

Principal ministério do México será comandado por uma mulher: Ex-ministra da Suprema Corte de Justiça, Olga Sánchez Cordero encabeçará a linha de frente do governo do presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, que assume no dia 1º de dezembro. (Fania Rodrigues)

SAHARA OCIDENTAL
Saarauís evocam crime de Gdeim Isik: A agência Sahara Press Service qualificou de «ataque brutal e selvagem» a acção protagonizada em 8 de Novembro de 2010 pelas forças marroquinas contra um acampamento próximo da capital do país, El Aiun.

SÍRIA
Ataques da coligação liderada pelos EUA provocam dezenas de vítimas na Síria: O ataque desta segunda-feira ocorre 3 dias depois de um outro realizado pela chamada coligação internacional na província de Deir ez-Zor. A Síria acusa esta aliança militar de não combater o terrorismo.

O ARMISTÍCIO E A REVOLUÇÃO DE OUTUBRO
Armistício e Verdade Histórica: A passagem dos cem anos sobre o armistício da guerra de 1914/18 foi oficialmente celebrada como uma efeméride de paz e em torno dela abundaram, sobretudo em França mas também em Portugal, as mais hipócritas considerações sobre o apego à paz e à fraternidade universal. Quando o mestre de cerimónias do principal espectáculo comemorativo, Macron, que tem a França envolvida no reforço da NATO, na corrida aos armamentos na União Europeia e em múltiplas operações militares no Médio Oriente e em África e é paladino da criação de um «Exército Europeu» (o que Trump vê como desafio à hegemonia dos EUA no campo imperialista) que crédito pode ter a sua afirmação «vamos prometer dar prioridade à paz e pô-la acima de tudo»?

ASSANGE
A crucificação de Julian Assange: Julian Assange encarcerado há 4 anos na Embaixada do Equador em Londres foi em grande medida desligado de comunicações com o mundo exterior durante os últimos sete meses. Sua cidadania equatoriana, que lhe fora concedida ao pedir asilo, está em vias de ser revogada. Sua saúde está debilitada. Os cuidados médicos de que precisa estão a ser negados. Seus esforços por reparação legal têm sido invalidados por leis da mordaça (gag rules), incluindo ordens equatorianas de que ele não pode tornar públicas suas condições no interior da embaixada que combate pela revogação da sua cidadania equatoriana. (Chris Hedges)

LUTA DE CLASSES
O big business volta a atacar - a luta de classes a partir de cima: Banqueiros, elites da indústria agrícola, grandes empresários comerciais, patrões da indústria, do imobiliário e dos seguros e seus consultores financeiros, membros de elite da "classe dominante", desencadearam um ataque em grande escala aos salários e ordenados privados e públicos dos trabalhadores e dos empresários médios (os membros das "classes populares"). O ataque visa o rendimento, as pensões, os planos de saúde, as condições do trabalho, a segurança de emprego, as rendas, as hipotecas, os custos da educação, os impostos, corroendo a família e a coesão familiar. (James Petras)

PAZ
Campanha global contra bases militares realiza Conferência de Dublin: De 16 a 18 de novembro, entidades e indivíduos engajados na luta contra a militarização do planeta e pela paz reúnem-se na Conferência Global contra as Bases Militares dos Estados Unidos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em Dublin, na Irlanda. O evento é promovido pela coalizão internacional contra estes postos avançados do imperialismo da qual participam o Conselho Mundial da Paz e o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz).

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.