2016/12/03

1 Ano 2 Orçamentos


As voltas que o mundo dá. Se há dois anos me perguntassem quando tinha lido a última crónica de um deputado do PS, eu responderia peremptório: quando tinha dez anos e jurei para nunca mais. Hoje apanho-me a ler a de uma deputada e a publicá-la num blogue. O que mudou? A conjuntura. Eu explico. Tudo o que escreve a Isabel Moreira foi possível porque pela primeira vez em 40 anos o PS está no governo a negociar orçamentos com a esquerda e não com a direita, tudo o que ela enumera só foi possível porque não teve maioria absoluta, só foi possível porque o Secretário Geral do PCP, na noite de 4 de Outubro de 2015, disse alto e bom som que o PS só não formaria governo se não quisesse. Só foi possível porque pouco depois alguém do bloco repetiu a mesma ideia.

Bem ditos sejam os governos minoritários que tão bem fazem à democracia. Há quanto tempo não víamos um orçamento negociado, discutido e escrutinado na Assembleia da República? Na casa da democracia? Durante quantos anos assistimos impotentes às danças de cadeiras e trocas de tachos negociados por baixo da mesa do orçamento? Bem dito seja o fortalecimento da esquerda e a divisão dos seus votos pela esquerda, bem ditos os que votaram CDU e BE porque foram eles que puseram um travão à cavalgada neo-liberal socrática e pafista. Foram eles que abriram as portas a uma politica de reposição de direitos em que <<[...] os números batem todos certo para desespero da direita, mas a recuperação dos rendimentos das famílias, a eliminação da sobretaxa, o aumento real das pensões, do Rendimento Social de Inserção e do Complemento Solidário para Idosos, a atribuição de uma prestação única de deficiência, a extensão do abono de família, a promoção da natalidade, os manuais escolares gratuitos, o alargamento da oferta da educação pré-escolar, dos apoios às refeições, aos transportes e às propinas, o reforço dos apoios às instituições de segurança social, a expansão da rede das unidades de saúde familiar e de cuidados continuados, entre outras medidas, são decência e são alternativa. A tal, a que “não era possível”.>>

O resto podem ler aqui porque vale a pena.

Agora vou continuar a ver o congresso do PCP em directo na sinca do bolsanamão. O quê? Não estão lá em directo? Não acredito, eles passam sempre os congressos dos partidos todos em directo! Queres ver que se esqueceram do do PCP? Ou será a familia bolsanamão que não gosta de bandeiras vermelhas?

1 comentário:

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.