2016/12/01

O PCP e as Teses de 100km

Fui experimentar ler as teses do congresso e mais uma vez sofri a terrível desilusão do completo fracasso. Qual de vocês as leu do principio ao fim? Quem passsou do Capitulo I? Quem saltou para o IV? Aquilo foi escrito para ser lido, consultado, ignorado? Tudo bem, mesmo admitindo que sendo o congresso o orgão máximo do PCP e portanto devendo ele definir uma consubstanciada descrição da realidade e uma fundamentada enumeração das tarefas para os curto e médio prazo, não seria aconselhável adicionar um "resumo" passível de ser lido e discutido e que, quando necessário, remetesse a discussão e clarificação para o, de outra forma intragável, corpo das teses? Qualquer coisa com duas ou três páginas de letra grossa? Qualquer coisa do tipo:
==========================
Resumindo -
1. No panorama internacional
A. a ofensiva neo-liberal começa a ganhar contornos fascizantes especialmente preocupantes.
B. o desiquilibrio de forças a favor do capital recuou para níveis anteriores à revolução bolchevique.
C. a união europeia provou já ser um espaço priviligiado de actuação do capital multinacional e de imposição de politicas económicas, laborais e sociais neo-liberais e portanto contrárias aos interesses dos trabalhadores e dos povos.
D. a colaboração e solidariedade internacionalista entre os partidos comunistas é hoje claramente insuficiente para os desafios de uma sociedade claramente globalizada.

2. No panorama nacional:
A. a ofensiva neo-liberal encabeçada pelos diferentes governos desde o último congresso produziu:
- um enorme recuo na economia com perda de capacidade produtiva,
- um aumento da taxa de expropriação privada da mais valia produzida pelo trabalho com um agravamento das desigualdades,
- o quase colapso do estado-social saído da Revolução de Abril.
B. o fortalecimento do PCP provou ser, após as mais recentes legislativas, e tal como tem sido afirmado ao longo das últimas décadas, o fator fundamental na desaceleração e travagem dessa ofensiva neo-liberal fascizante levada a cabo pelo capital desde o XIX congresso, tendo permitido:
- em conjunto com outras forças democráticas aprovar já dois orçamentos de estado que, pela primeira vez em 40 anos, invertem o descalabro neo-liberalizante,
-  em conjunto com outras forças democráticas aprovar legislação conducente à recuperação de direitos e de pilares do estado social como o trabalho, a saúde e a educação.

3. O PCP - Crescer, Agir, Formar, Internacionalizar
O crescimento e consolidação do PCP, tanto a nível organizacional como eleitoral, são vistos como fatores fundamentais para travar a ofensiva neo-liberal em curso, inverter esse descalabro civilizacional e recomeçar a trajectória de implantação do socialismo rumo ao comunismo.
Para tal apontam-se como acções proritárias:
A - Crescer
- É fundamental regressar a uma intensa procura e captação de novos militantes para a qual deveremos mobilizar os nossos melhores e mais criativos recursos.
B - Agir
- O PCP deve abrir-se ainda mais à sociedade através de sistemáticas acções na rua e à porta dos locais de trabalho,
- O PCP deve dinamizar ainda mais atividades e coletividades que tirem as pessoas de casa e as levem a um são convivio com ideias e pessoas que se opoem conscientemente à ideologia dominante.
- As reuniões dos organismos de base devem ser encaradas como rápidos encontros orientados para organizar a acção de rua e socialização com a população.
- o papel na reprodução da ideologia dominante desempenhado pela socialização no ciberespaço exige um combate sem tréguas em prol de uma consciencialização por todos e cada militante, individual e coletivamente devendo a forma de o levar a cabo ser motivo de intenso debate interno.
C - Formar
Para crescer de forma sustentada e agir de forma consistente é imprescindivel uma significativa intensificação da formação de quadros, tanto teórica como prática e organizacional.
- Os quadros forjam-se na luta e formam-se no confronto de ideias. As acções de rua são o espaço ideal para a formação prática e os subsequentes convivios informais um ponto privilegiado para a discussão e clarificação teóricas.
D - Internacionalizar
O PCP vive hoje num mundo globalizado económica, social e culturalmente, o seu internacionalismo é um facto, quanto mais não seja, anualmente comprovado pelo crescente número de forças comunistas presentes na Festa do Avante.
A - para combater eficazmente a ofensiva neo-liberal do capital é imprescindivel intensificar a cooperação e solidariedade com todas as forças democráticas e progressistas em especial com os comunistas de todo o mundo.
===============
Ok, confesso que uma coisa destas seria o que eu gostaria de ter como teses se ainda fosse militante, como já me transformei em militante de bancada há mais de 20 anos resta-me ir refilando de x em x anos. De qualquer forma desejo-vos um bom congresso, produtivo e que saiam daí mais combativos, afinal, sou eu, proletário, que preciso de vocês ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.