2016/12/05

A Fábrica de Mentiras dos Neo-Fascistas

Gráfico da rede reprodutora e multiplicadora de vigaricesE x c e l e n t e artigo sobre o papel do google na reprodução da ideologia dominante. Os judeus são demoníacos? São! As mulheres são demoníacas! São! Os muçulmanos são maus! São! Quem foi bonzinho? Quem? O hitler! O maior genocida de todos os tempos aparece numa busca do google transformado em boa pessoa que nem queria matar tanta gente.

E não, não é um, nem dois, nem meia dúzia de sites racistas, xenófobos, misóginos, fundamentalistas cristãos de extrema-direita a afirmarem-no, é o resultado de uma busca sobre "womens are evil?" ou "jews are evil?" ou "muslims are evil?". É a "realidade" apresentada por um motor de busca com base num algoritmo feito para reproduzir e ampliar o senso comum.

E não, não vou afirmar nem defender as teses do único culpado, do principal culpado ou sequer a de um dos principais culpados pela proliferação da ignorância. Não vou acusar um algoritmo pela vitória do trumpismo nos estados-unidos, nem do òrban na hungria ou dos 47% de neo-nazis austríacos. Mas importa perceber que faz mossa, faz muita mossa, e não se trata de um erro do algoritmo, muito pelo contrário, é o seu excelente funcionamento, é a sua capacidade de apresentar os resultados mais consultados pela maioria dos utilizadores que faz dele um perigo para a humanidade, para o conhecimento, para a verdade. É a prova acabada de que << a ideologia dominante se reproduz>> natural e organicamente como Hengels defendeu há mais de 100 anos. E vêm-me dizer que o materialismo histórico está ultrapassado?

Importa perceber que a direita construiu cuidadosamente um império de reprodução e ampliação do que de mais inumano existe no ser humano e que pelas esquerdas ninguém deu por nada. Importa perceber que a direita cumpriu o seu papel e está agora a colher os frutos. Importa perceber que a classe dominante aplaude, incentiva e financia esse império reprodutor da ideologia dominante, da mentira, da inverdade, dos pseudo-factos fabricados virtualmente. Importa começar a fazer mais pela proliferação do bom senso e da verdade dos factos. 

É assim tão difícil?

2 comentários:

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.