2016/12/17

Os Bolsanamão que não foram detidos em Cuba

OK. Se desta vez não foi verdade e mesmo depois de tentarem desmentir ficaram as dúvidas todas (1). Se desta e desta também eram vigarices. Como raio é que alguém ainda acredita no que os bolsanamão propagam nos caneiros deles? Não será tempo de pedir ao Zuckerberg para os pôr sobre especial escrutinio?

E mais interessante ainda é o PSD apresentar um voto de condenação por um facto-bolsanamão que, à semelhança de todo os outros "facto-bolsanamão", não aconteceu. Mas alguém quer eleger deputados que apresentam propostas baseados em noticias falsas?

(1) Segundo os Truques da Imprensa Portuguesa há <<Novidades sobre O estranho caso dos jornalistas portugueses "detidos" em Cuba: Ontem à noite, fomos contactados pelo jornalista Pedro Benevides, editor de política da SIC e enviado a Cuba durante o funeral de Fidel Castro, que negou globalmente os factos fornecidos pela embaixada cubana. Disse que "os jornalistas da SIC e do Expresso não trabalharam em Cuba com visto de turista" sem, porém, esclarecer se viajaram ou não para Cuba com vistos de jornalistas (era isso que constava do texto original). Acrescentou que "nunca tentaram furar qualquer perímetro de segurança", "nem andaram em carros ilegais." Questionámos Pedro Benevides sobre se (1) confirmava toda a história de Cristina Margato, publicada no Expresso e (2) porque é que, se eram falsas as informações da embaixada, a SIC e o Expresso não emitiam uma nota, via editorial ou comunicado oficial, a contestar e a repor a verdade. As duas perguntas ficaram sem resposta e a conversa terminou ali.
   Devemos questionar, ainda, a razão pela qual a edição do Expresso de hoje não dedica uma única linha ao caso, ignorando o comunicado da embaixada e remetendo tudo para o esquecimento. Também a SIC se mantém em silêncio. De facto, se os elementos fornecidos pela embaixada são falsos, como alega Pedro Benevides, a posição da SIC/Expresso é ainda mais vergonhosa, por permitir que o nome dos seus jornalistas arda em praça pública sem defendê-los com a verdade.
   Devemos também reflectir sobre o facto de nenhum outro órgão de comunicação social português ter pegado no caso, nem na hora da "detenção", nem à posteriori, mesmo havendo, naquele momento, bastantes enviados a Cuba com a mesma missão, de cobrir o funeral. Não consideraram a "detenção arbitrária " de jornalistas portugueses, para os "intimidar", um assunto suficientemente importante? Duvidamos que seja essa a razão.
  A detenção arbitrária de jornalistas, nacionais ou estrangeiros, é muito grave. Em Cuba ou em qualquer lugar do mundo. Por isso, queremos levar este assunto ao limite, pois se essa detenção ocorreu, de facto, tem de ser discutida. Porém, se a prosa de Cristina Margato se tratou de um golpe de marketing para criar um facto, o caso é igualmente grave e fere irreversivelmente a confiança na jornalista e no jornal.

(Achámos que, por uma questão de honestidade e tendo em conta o compromisso que assumimos com os nossos seguidores, tínhamos de publicar aqui a defesa de Pedro Benevides, colocando, ainda assim, as questões que ficam por esclarecer, que são todas.)>>

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.