2019/01/11

Mundo Real 2019/01/11

Quando um patriota social-democrata toma posse na América-Latina, não importa se gostamos ou não dele, importa dar-lhe o destaque que os media corporativos lhe roubam. Maduro foi eleito com 67% dos votos numa eleição em que houve 53% de abstenção. Só como comparação, o Trump foi eleito com 47% numa eleição em que houve 44% de abstenção e o Marcelo num sufrágio com 52% de abstenção. Factos são factos.

VENEZUELA
Maduro: «Estou pronto para levar a Pátria a um futuro melhor»: Nicolás Maduro tomou posse, esta quinta-feira, como presidente da Venezuela. O mandatário comprometeu-se a conduzir o país a «um destino melhor», a defender a paz, a soberania e a integração regional.

«Imperialismo não impedirá Nicolás Maduro de tomar posse»: O governo da Venezuela repudia a «declaração extravagante» do Grupo de Lima e as «acções hostis» promovidas pelos EUA, reafirmando que o imperialismo não impedirá Nicolás Maduro de assumir o cargo.

Nicolas Maduro toma posse entre ameaças e ingerências: O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolas Maduro, toma hoje posse para um novo mandato, que, garante, marcará uma nova etapa na «construção do socialismo» no país.



ÁFRICA-CHINA-INDIA
A África Oriental avança: Enquanto a China constrói estradas, ferrovias, oleodutos, aeroportos, portos marítimos e fábricas em toda a África, os EUA vendem armas e instigam conflitos internos e entre Estados africanos.(António Abreu)

BRASIL
Gente que «regula bem» com Deus e o grande capital:
O primeiro Conselho de Ministros do governo Bolsonaro decidiu demitir funcionários públicos que defendam ideias «comunistas». E três centenas, com contratos no executivo, vão já ser demitidos.(Jorge Seabra)

Bolsonaro oferece base aos EUA, irrita militares brasileiros: O estabelecimento de uma base militar dos EUA no Brasil, oferecido por Jair Bolsonaro, apanhou de surpresa os militares brasileiros. Estes estão contra e defendem zelosamente a soberania nacional.

Bolsonaro no Planalto, Brasil na tormenta: Já começou a contar o tempo do poder do governo de extrema-direita no Brasil, saído das eleições presidenciais de Outubro, em que Lula foi impedido de participar. Bolsonaro tomou posse dia 1 de Janeiro e é o dono que se segue do Palácio do Planalto da capital brasileira, projectado por Oscar Niemeyer. (Luis Carapinha)

CHILE
Aumenta a pressão sobre o ministro chileno do Interior: Os pedidos de demissão sucederam-se após a morte do jovem mapuche Camilo Catrillanca. Novas revelações sobre o caso fragilizam a posição de Andrés Chadwick, considerado figura-chave no governo de Piñera

CUBA
Cuba regista a mortalidade infantil mais baixa da sua história: Quando se assinalam os 60 anos do triunfo da Revolução, uma das principais conquistas do povo cubano – a Saúde Pública – continua a somar sucessos, neste caso na área materno-infantil.

PCP saúda Revolução Cubana por ocasião dos seus 60 anos: A Revolução Cubana e o seu exemplo de firmeza, dignidade e abnegação são um elemento de esperança e confiança no futuro, um estímulo para a luta libertadora dos trabalhadores e dos povos.~

ESPANHA
Grande adesão à greve na Amazon de San Fernando de Henares: A paralisação de 32 horas convocada no maior armazém da Amazon em Espanha teve uma adesão de 60% a 70%, segundo os sindicatos, que denunciam as práticas da empresa para minorar os efeitos da greve.

EUA
Mais de 50 mil migrantes presos nos EUA em dezembro: É um número recorde. 50753 pessoas em situação irregular foram presas em dezembro do ano passado. No ano de 2017 a média tinha sido apenas 13 mil. Os migrantes são cada vez mais em família e pedem asilo devido à violência dos seus países de origem.

FRANÇA
Governo francês ameaça mais força contra protestos: Ameaçando utilizar mais força, o governo francês acusou os manifestantes que há semanas protestam contra as políticas do presidente Macron, do uso de "extrema violência contra a República».

INDIA
Índia: segundo dia da greve geral contra as políticas de Modi: Milhões de pessoas aderiram à greve convocada por 10 centrais sindicais. Foi a maior convergência de sempre contra o aumento de preços e para reclamar a subida do salário mínimo e segurança social para todos.

ISRAEL
Israel escuda-se em aviões civis para atacar a Síria. Onde está a ONU?: A omissão das instituições internacionais é mais grave ainda nesta situação, uma vez que existe também a utilização das vidas de seres humanos inocentes como reféns de uma operação militar agressiva. (José Goulão)

NICARÁGUA
A Nicarágua Venceu o Golpe de Estado Mas Enfrenta Dificuldades Económicas:
O presidente da Bolívia, Evo Morales, saiu em defesa do governo da Nicarágua nesta quarta-feira (25), dando a entender que a onda de desestabilização que assolou o país desde abril se tratou de uma tentativa dos Estados Unidos de tentarem um novo golpe de Estado no continente, desta vez contra Daniel Ortega.(António Abreu)

PALESTINA
Ataques de colonos israelitas contra palestinianos triplicaram em 2018: A violência de colonos e militantes de direita israelitas contra palestinianos na Cisjordânia triplicou o ano passado. Até meados de Dezembro, registaram-se 482 ataques, quando em 2017 ocorreram 140.

Israel abre a «Estrada do Apartheid» em Jerusalém: Israel abriu a Estrada 4370 em Jerusalém, separando os palestinianos dos colonos provenientes de colonatos judaicos ilegais na Cisjordânia ocupada. Estes últimos têm o acesso facilitado à cidade.

SÍRIA
Ataques da coligação liderada pelos EUA provocam duas dezenas de mortos na Síria: Pelo menos 21 civis morreram em dois ataques aéreos realizados em menos de 24 horas pela chamada «coligação internacional» – liderada pelos EUA – contra localidades na província síria de Deir ez-Zor.

PM russa inicia patrulhamento da região de Manbij: A Polícia Militar (PM) russa começou a patrulhar os acessos à cidade síria de Manbij, no Norte da província de Alepo, perto da fronteira com a Turquia, para garantir a segurança e evitar confrontos

INGLATERRA
Londres planeia abrir novas bases militares no estrangeiro: O ministro da Defesa britânico, o conservador Gavin Williamson, quer abrir uma base militar nas Caraíbas e outra na Ásia, após a saída do Reino Unido da União Europeia

Câmara dos Comuns vai votar dia 15 acordo de saída da União Europeia: A primeira-ministra britânica, Theresa May, fixou o dia 15 de Janeiro como a data para a Câmara dos Comuns decidir sobre o acordo relativo à saída do Reino Unido da União Europeia, estabelecido entre o governo de Londres e Bruxelas, a 25 de Novembro de 2018.

DITADURA BURGUESA
Polícias eleitorais ou as duas faces da mesma moeda: As fake news e as novelas das supostas ingerências externas em actos eleitorais são o pretexto para a criação de corpos transnacionais de polícia eleitoral e o reforço do neoliberalismo como fascismo social. (José Goulão)

Em memória de dois heróis comunistas: No próximo dia 15 de Janeiro, passam cem anos sobre o assassinato de Rosa Luxemburgo e Karl Liebknetch. Trata-se de um acontecimento trágico que não pode cair no esquecimento. (Albano Nunes)

AGRICULTURA FAMILIAR
Decénio da Agricultura Familiar contra fome, pobreza e desigualdades: O novo ano marca o início do Decénio da Agricultura Familiar (2019-2028) proclamado pela ONU para assegurar acções mundiais contra a fome, a pobreza e as desigualdades, fixadas como metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

DIGITALISMO e COMUNICAÇÕES
«Mecanismo Interligar Europa» rejeita interesses nacionais: Na última sessão plenária de 2018 foram votadas as primeiras posições do Parlamento Europeu (PE) relativas a regulamentos associados ao próximo Quadro Financeiro Plurianual da UE para o período 2012-2027. Um dos regulamentos sobre os quais o PE se pronunciou, e para o qual os deputados do PCP apresentaram alterações, foi o «Mecanismo Interligar Europa». (João Pimenta Lopes)

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.