2019/01/02

Torturadores pinochistas condenados a 20 anos de prisão

Condenados 53 agentes da ditadura de Pinochet pela morte de 9 comunistas
(DN, 2018/12/03)

A justiça do Chile condenou 53 agentes da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990) pela morte de nove opositores do Partido Comunista, executados em 1976. As penas são entre três e 20 anos

A decisão da justiça chilena foi anunciada com um comunicado do Tribunal de Justiça de Santiago do Chile, em que o juiz responsável pelo caso, Miguel Vázques Plaza, decretou a sentença por sequestro qualificado.

As penas dos agentes, todos da Direção de Inteligência Nacional (DINA), a polícia secreta da ditadura entre 1973 e 1977, oscilaram entre três e 20 anos de prisão. Entre eles destaca-se o brigadeiro do exército chileno, Miguel Krassnoff Martchenko - com esta sentença já soma 700 anos de prisão por violações aos direitos humanos. Por outro lado, houve oito investigados que acabaram absolvidos em tribunal.

De acordo com a investigação, as vítimas deste processo foram detidas para serem interrogatório e acabaram torturadas por causa da sua militância política. O objetivo era obter informação sobre as atividades do partido e, especialmente, a a identificação posterior de outros membros na clandestinidade. "Tais constragimentos não cessavam até a obtenção da informação requerida ou até a inconsciência das vítimas", lê-se na decisão judicial.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.