2019/01/18

Mundo Real 2019/01/18

O destaque poderia ser a invasão do Iémene pelas tropas sauditas ou a prisão de uma jornalista americana pelo governo dos EUA, mas, na semana em que a Palestina assume a presidência do Grupo dos 77 e que uma nova força politica de esquerda emerge naquele país ocupado, importa dar-lhe a importância negada pelo silêncio dos media corporativos.

PALESTINA
Palestina assume a presidência do Grupo dos 77 + China: Na cerimónia de assunção da presidência rotativa anual, secretário-geral da ONU, António Guterres, saudou «a liderança histórica do Estado da Palestina» como novo Presidente do Grupo dos 77. «A Palestina e os seus cidadãos têm experiência em primeira mão de algumas das questões globais mais desafiadoras e dramáticas que enfrentamos», declarou Guterres.

Nasce Alternativa à FATAH e ao HAMAS: Aliança Democrática Palestiniana é a nova força política do povo da Palestina, que pretende quebrar o domínio bipartidário estabelecido pela Fatah e pelo Hamas. Resulta da coligação de cinco organizações da esquerda palestiniana, integra personalidades independentes e tentará conseguir que sejam ultrapassadas as divisões internas enquistadas entre as organizações dominantes.(José Goulão com Edward Barnes)

Pela libertação de Ahmad Sa'adat e demais presos políticos palestinianos: No início da Semana Internacional pela Liberdade de Ahmad Sa'adat, o MPPM insta todos os que no nosso país «prezam a liberdade e a justiça» a darem voz aos palestinianos presos nas cadeias israelitas.

Palestina rejeita anunciado «acordo de paz» dos EUA sem a totalidade de Jerusalém Oriental como capital: A Autoridade Palestina reagiu a notícias acerca do conteúdo do chamado «acordo do século» dos EUA declarando que «qualquer plano de paz que não inclua um Estado palestino independente com Jerusalém Oriental como capital nas fronteiras de 1967 está destinado a falhar».

Tribunais militares de Israel multam palestinos em 14 milhões de euros em 3 anos: Os tribunais militares de Israel impuseram multas no valor de 60 milhões de shekels (14 milhões de euros) aos palestinos da Cisjordânia ocupada entre 2015 e 2017.



AMÉRICA-LATINA
Pobreza extrema aumenta na América Latina: Cerca de 62 milhões de latino-americanos (10,2% da população) viviam em pobreza extrema em 2017, revelou esta terça-feira a Comissão Económica para a América Latina e as Caraíbas, em Santiago do Chile.

BANGLADESH
Bangladesh: Centenas de pessoas despedidas após greves em fábricas têxteis: Centenas de trabalhadoras e trabalhadores foram demitidos de fábricas têxteis, que produzem para marcas como a H&M e a Primark, após fazerem greves por aumentos salariais. Durante a paralisação, 52 fábricas tiveram de parar as suas atividades.

BRASIL
Novo presidente da Funai vai analisar projecto de mineração de que foi consultor: Franklimberg de Freitas regressa à presidência da fundação do índio depois de ter defendido a mineração no rio Xingu, actuando como conselheiro consultivo dos canadianos da Belo Sun Mining.

A respeito do suposto positivismo de Luiz Carlos Prestes: É bastante comum a afirmação de que Luiz Carlos Prestes teria sofrido influências positivistas tanto no âmbito familiar quanto na Escola Militar, onde cursou engenharia militar. Neste artigo são apresentados factos e argumentos que desmentem tal afirmação, feita muitas vezes com o objetivo de denegrir a imagem de Prestes, de pôr em causa a sua adesão às ideias de Marx, Engels e Lénine. (Anita Leocadia Prestes)

Brasil: Juíza aplaude liberalização de armas e incita assassinato de Boulos: O coordenador do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST), e ex-candidato à presidência do Brasil, Guilherme Boulos, já informou que irá processar a desembargadora Marília Castro Neves, por esta ter incitado ao seu assassinato nas redes sociais.

Brasil: direita, volver! Este texto é um ensaio muito aprofundado, documentado, abrangente e útil sobre a actual situação no Brasil. Sobre como se chegou a ela, e sobre as forças e individualidades em presença. (Rosa Maria Marques)

CATALUNHA
Polícia Nacional espanhola deteve dezassete independentistas catalães: Entre os detidos estão dois autarcas da CUP (Candidatura de Unidad Popular) da província de Girona. As detenções, levadas a cabo sem mandato judicial, estão relacionadas com a comemoração do primeiro aniversário do referendo à independência da Catalunha.

ESPANHA
Milhares de mulheres nas ruas contra o Vox: “Nem um passo atrás” foi a palavra de ordem que juntou milhares de feministas em protesto em mais de 50 cidades espanholas. Respondem com esta mobilização à entrada da extrema-direita no parlamento regional da Andaluzia.

EUA
Mais de 30 mil professores de Los Angeles em greve por melhores salários: Os docentes do segundo maior distrito escolar dos EUA exigem aumentos salariais de 6,5% e a redução do número de alunos por turma. É a primeira greve dos professores de Los Angeles desde 1989. (António Santos)

Greve de professores chega a LA: Cerca de 33 mil professores do distrito escolar de Los Angeles (LA), na Califórnia, decretaram, segunda-feira, o início de uma greve de duração indefinida pela redução do número de alunos por turma, um aumento salarial digno, a contratação de mais trabalhadores e a travagem da ânsia privatizadora do governo estadual.

Trump acusado de mandar advogado mentir ao Congresso: O ex-advogado de Trump terá recebido instruções para mentir aos congressistas sobre os seus negócios na Rússia. O caso pode levar à abertura do processo de destituição do presidente norte-americano.

Por que criou pânico no Partido Democrata esta veterana da guerra do Iraque: Mesmo no Congresso dos EUA, controlado por dois partidos gémeos, surge uma voz contra as sistemáticas guerras de agressão levadas a cabo pelo seu país. E o caso tem ainda mais interesse sabendo-se que a congressista que o faz manifestou a intenção de se candidatar às eleições presidenciais de 2020. (Tyler Durden)

FRANÇA-ALEMANHA
A História não se repete, mas… Merkel e Macron preparam-se para assinar no próximo dia 22 de Janeiro um Acordo bilateral entre a França e a Alemanha. O Acordo é apresentado como uma «extensão» do Tratado do Eliseu de 1963 assinado por De Gaulle e Adenauer.(Ângelo Alves)

IÉMEN
Estados Unidos treinam pilotos dos EAU envolvidos na agressão ao Iémen: Um documento recente evidencia o envolvimento activo dos EUA na guerra de agressão ao Iémen, atestando que o Pentágono tem um programa de treino de pilotos dos Emirados Árabes Unidos (EAU).

Negociações na Jordânia para troca de presos no Iémen: O governo e os rebeldes que combatem no Iémen vão negociar em Amã uma troca de prisioneiros, no quadro do Acordo de Estocolmo, que estabeleceu um cessar-fogo entre as partes.

INDIA
A India e as Lições de Uma Gigantesca Greve: Na terça-feira, 8 de Janeiro, a Índia esteve em greve geral. Cerca de 150 milhões de trabalhadores ausentaram-se dos seus locais de trabalho. Foram as centrais sindicais de esquerda que convocaram a greve, uma greve geral num país cansado das desigualdades crescentes, mergulhado num clima de descontentamento. (Vijay Prashad)

NICARÁGUA
Intentona na Nicarágua provocou danos no valor de 1100 milhões de dólares: O presidente do Banco Central da Nicarágua informou os participantes na 4.ª edição do Fórum de Amor, Paz e Solidariedade sobre os avultados danos económicos provocados pela «crise política» no ano passado.

SÍRIA
Pentágono Redifine Ocupação Militar da Siria: O Pentágono e os serviços de espionagem dos Estados Unidos estão a adoptar medidas de âmbito militar e de inteligência para manter a presença na Síria e compensar os efeitos de retirada de contingentes militares decidida pela Casa Branca. As iniciativas incluem a manutenção e utilização de bases militares em territórios ocupados na Síria. (Edward Barnes com Martha Ladesic)

VENEZUELA
«Quintal das traseiras» a ferro e fogo: A guerra conduzida pelos Estados Unidos contra a Venezuela está em marcha.: Independentemente dos contornos militares que vier a assumir, o pretexto político já foi definido – a suposta «ilegitimidade» do novo mandato de Nicolás Maduro –, os encontros conspirativos regionais sucedem-se e as provocações belicistas também, enquanto as pressões diplomáticas se intensificam. Porém, nem tudo poderá correr de feição para os promotores da agressão: a juntar à disponibilidade da Venezuela para resistir ganha forma a possibilidade de a Rússia vir a estabelecer uma base aeronaval permanente em zona insular do território venezuelano.

Venezuela acusa EUA de tentarem impor um governo-fantoche no país: O governo da Venezuela acusou John Bolton de promover um golpe de Estado no país. Num outro comunicado, esclarece o «show mediático» da «detenção» de Juan Guaidó, oposicionista de extrema-direita.

A Venezuela que eu vi (II): Jornais, rádios e televisões repetem até à exaustão que há uma ditadura e uma crise humanitária na Venezuela. E eu flutuo numa realidade paralela. Parto à procura dessa crise humanitária de que todos falam.(Bruno Carvalho)

Nicolás Maduro empossado para novo mandato presidencial: Governos, partidos e movimentos sociais de diversos países manifestaram apoio solidário a Nicolás Maduro, que tomou posse em Caracas para um segundo mandato presidencial (2019-2025).

Venezuela reforça sistema público de saúde com o apoio de Cuba: Na cerimónia de graduação de 214 médicos, o governo venezuelano anunciou a aprovação de recursos para o sector da Saúde e a chegada de 500 médicos cubanos, que vão integrar a Misión Barrio Adentro.

Histeria anti-Venezuela: A campanha contra a Venezuela bolivariana arremete de novo ferozmente. Agora com o miserável pretexto do não reconhecimento do mandato presidencial de Nicolás Maduro iniciado a 10 de Janeiro, depois do triunfo nas eleições de 20 de Maio com mais de 65 por cento dos votos.(Luis Carapinha)

UE
PCP e partidos de esquerda lançam apelo para eleições ao Parlamento Europeu O PCP e outros partidos comunistas, progressistas e de esquerda lançam um apelo comum para as eleições ao Parlamento Europeu porque, afirmam, «os povos querem e precisam de outra Europa».

20 anos. Festa rija?: Esta semana, em Estrasburgo, o plenário do Parlamento Europeu celebrou o vigésimo aniversário do euro. Não houve lugar a debate. Apenas uma celebração encenada, enfeitada com estafadas profissões de fé na moeda única.

Associações lançam campanha europeia para acabar com "privilégios das multinacionais": Na terça feira, 22 de janeiro, a rede STOP-TTIP e centenas de outras associações vão lançar em toda a Europa uma petição no âmbito da campanha "Direitos para as pessoas, regras para as multinacionais - Vamos pôr fim ao ISDS!".

CENTENÁRIO
Quem Matou Rosa Luxemburg? Passaram em 15 de Janeiro 100 anos sobre o assassínio de Rosa Luxemburg e Karl Liebknecht. Publicamos em sua memória dois textos que recordam o contexto histórico desse crime. E também quanto desse crime se projectou na história futura da Alemanha. (Josefina L. Martinez)

Homenagem à luta e revolucionários alemães: Em Berlim, nos dias 12 e 13, tiveram lugar iniciativas que assinalaram o centenário do assassinato de Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht e da fundação do Partido Comunista da Alemanha (KPD).

O mito da sublevação spartaquista: Logo em 1919, uma Comissão parlamentar de inquérito desmontou a falsidade das acusações que procuravam justificar o assassínio de Rosa Luxemburg e de Karl Liebknecht e a ilegalização do DKP. Mas o relatório foi abafado. E ainda hoje a verdade não é inteiramente reconhecida. (Jörn Schütrumpf)

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.