2018/12/30

Noticias Do Mundo 2018/12/28

Nestas vésperas de passagem de ano, o destaque poderia ser para as crianças que morrem nas instalações da guarda fronteiriça dos EUA, ou para os mortos da guerra da Arábia Saudita contra o Iémene, patrocinada pelo EUA, ou para as crianças palestinianas assassinadas pelo regime de Telavive, com o beneplácito dos EUA, ou ainda para a prometida retirada das tropas estado-unidenses da guerra que iniciaram contra a Síria, mas, considerando a urgência do alerta, o destaque desta semana tem mesmo de ser para as milícias que os EUA estão a treinar na fronteira da Colômbia com a Venezuela para dar inicio à, de há muito esperada e preparada, invasão da República Bolivariana da Venezuela, antes que o Maduro tenha tempo de passar a comercializar o petróleo em petros e de distribuir o meio milhão de habitações que irá perfazer os 3 milhões de casas distribuídas pelo chavismo ao povo Venezuelano.

VENEZUELA
O terror amadurece na América Latina: Mercenários estão em fase de treino na base de Tona, na Colômbia, para desencadear um falso ataque da Venezuela contra território colombiano que funcionará como detonador de uma guerra contra Caracas.(José Goulão)

Governo venezuelano aprova verbas para 500 mil novas casas em 2019: O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, aprovou esta quarta-feira a atribuição de novas verbas à Grande Missão Habitação Venezuela, destinadas à construção de mais meio milhão de fogos em 2019.



BÉLGICA
Bélgica com governo em exercício até Maio: O rei Felipe da Bélgica aceitou a demissão apresentada pelo primeiro-ministro Charles Michel, em consequência da ruptura da coligação governamental.

CHILE
Dois dias de mobilizações no Chile em defesa do povo Mapuche: Prevêem-se para esta sexta-feira novos protestos no país austral para exigir a desmilitarização da região de Araucânia, a demissão do ministro do Interior e o direito dos Mapuches aos seus territórios.

ESPANHA
Andaluzia: PP e Ciudadanos querem formar governo apoiado pela extrema-direita: O partido Vox garantiu assento na mesa do parlamento andaluz em troca do apoio dado aos dois partidos da direita. PP e Ciudadanos já têm acordo para formar governo na Andaluzia.

EUA
Estados Unidos anunciam retirada de tropas da Síria: O presidente Trump anunciou a saída dos dois mil soldados estado-unidenses estacionados – ilegalmente – na Síria, desde há cinco anos. Moscovo desconfia e espera o cumprimento da promessa.

Ciber-ataque atinge distribuição de jornais norte-americanos: Os principais jornais norte-americanos viram a sua distribuição afetada na costa oeste este sábado devido a um ataque informático. Sofreram perturbações jornais como o Los Angeles Times, Chicago Tribune, Baltimore Sun entre outros.

Morte de crianças migrantes é consequência da política Trump: Duas crianças migrantes morreram à guarda das forças fronteiriças norte-americanas. Baher Azmy, do Center for Constitucional Rights, sublinha que estas mortes são consequência de uma política deliberada para “infligir o máximo sofrimento” aos migrantes.

EUA não mudam política para África: Os Estados Unidos anunciaram uma «nova» política para África. Coube ao conselheiro de segurança nacional John Bolton, conhecido pelas suas posições reaccionárias e agressivas, destapar as linhas da estratégia de Washington para o continente africano, aprovada a 12 de Dezembro pelo presidente Donald Trump. (Carlos Lopes Pereira)

IÉMEN
As impressões digitais dos EUA na carnificina do Iémen: Num artigo longo, dois jornalistas do jornal norte-americano New York Times analisam o apoio militar da Casa Branca à Arábia Saudita e as consequências que tem na guerra que continua a acontecer no Iémen.

PALESTINA
Ano recorde de vítimas palestinianas: Segundo a ONU, 2018 foi um ano recorde de mortes e feridos nos territórios ocupados por Israel. Quase 300 palestinianos morreram e mais de 29.000 ficaram feridos.

Mais de 50 crianças morreram em 2018 devido a ataques israelitas: Em 2018, morreram 54 crianças em ataques militares israelitas, segundo um relatório palestiniano. 44 dessas crianças morreram em manifestações na Faixa de Gaza. A vítima mais recente tinha apenas quatro anos.

Nos dez anos da agressão de Israel a Gaza PCP apela à solidariedade com o povo palestiniano: O PCP emite hoje, 27, uma nota do Gabinete de Imprensa para assinalar os dez anos sobre a agressão de Israel a Gaza, à qual o Avante! teve acesso antecipadamente e que publica na íntegra.

RÚSSIA
Putin avisa Trump: Em termos geopolíticos, a severa advertência russa acontece quando os EUA pressionam os aliados europeus para novas sanções contra a Rússia e ameaçam aumentar a sua presença militar no Mar Negro. (António Abreu)

SÍRIA
«Saída de tropas norte-americanas pode revelar os crimes militares da coligação»: A saída dos militares dos EUA da Síria pode trazer luz sobre crimes cometidos pela chamada «coligação internacional» com o pretexto da luta contra o Daesh, revelou este sábado uma fonte diplomática.

Exército sírio entra na cidade de Manbij: O Comando Geral do Exército sírio anunciou esta sexta-feira que as suas tropas entraram na localidade de Manbij, no Norte da província de Alepo, junto à fronteira com a Turquia.

Israel usou aviões civis como escudo em novo ataque aéreo na Síria: Seis caças israelistas voltaram a atacar território sírio na noite de terça-feira, ˜através do Líbano. O Ministério da Defesa russo denuncia perigo real para dois aviões civis usados como cobertura.

França mantém tropas na Síria: A França manterá a presença militar na Síria, apesar da decisão dos Estados Unidos de retirar as suas tropas desse país árabe.

TURQUIA
Turquia reforça presença militar na Síria: A Turquia está a mobilizar efectivos e equipamento pesado para o território sírio ocupado próximo de Manbij. A cidade é a única do Rojava a oeste do Eufrates fora do controlo das forças pró-turcas.

UE
Mais dois exemplos: o euro e o PQI; Dois dos temas discutidos na última sessão plenária do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, são exemplares do carácter distintivo da intervenção do PCP face à das demais forças políticas nacionais ali representadas. Distintivo, pela perspectiva que adopta de defesa dos interesses nacionais e, bem assim, pela apreensão da natureza de classe do processo de integração. (João Ferreira)

VIETNAME
Vietname ainda combate efeitos do «agente laranja»: Mais de 40 anos depois de concluída a guerra, o Vietname continua empenhado no combate às sequelas da dioxina, um poderoso desfoliante lançado pela aviação estado-unidense sobre grande parte do território vietnamita

DÍVIDA
Rompamos com o tabu sobre as dívidas odiosas: "Tentamos perguntar donde vêm as dívidas, saber se os fins que justificaram a acumulação de dívidas são legítimos e se as dívidas foram contraídas de maneira legítima e legal." Entrevista de Éric Toussaint do Comité para a abolição das dívidas ilegítimas.

MARXISMO
O capitalismo não tem solução!: Nem o capitalismo tem solução para as suas contradições fundamentais, as suas crises e a queda tendencial da lucratividade, nem os trabalhadores assistem de braços cruzados a vê-lo arrastar a humanidade para a barbárie.

JULIEN ASSANGE
Peritos da ONU pedem a libertação de Assange: Julian Assange, o fundador da WikiLeaks, encontra-se há seis anos refugiado na embaixada do Equador em Londres. Especialistas da ONU exigem a sua saída sem o perigo de extradição para os EUA.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.