2018/10/12

Noticias do Mundo Real 2018/10/12

Até podia ser publicidade paga, mas não é.

São ligações para a informação que raramente passa no crivo da cartelização censória.

São uma série de excelentes artigos que merecem ser lidos por quem queira informação sobre o que de facto se passa no mundo e os media corporativos ao serviço da ideologia dominante continuam a escamotear.

Este fim de semana não se deixe enganar pelo espesso, entretenha-se com as fontes factuais aqui em baixo.

BRASIL

Bolsonaro: promover o ódio a cada minoria para que esqueçam o que as une. A condenação moral de Bolsonaro marcou o último fim-de-semana, mas a proximidade da primeira volta traz para destaque o seu projecto para um regresso aos anos 90: privatizar tudo e congelar salários.

Frente democrática com Haddad para unir e tirar o Brasil da crise. Nas presidenciais do Brasil, Fernando Haddad disputará a segunda volta, a 28 de Outubro, com o candidato da extrema-direita. O povo vai escolher entre a democracia e uma ditadura fascista.

Brasil. Derrotados os planos da direita de uma vitória da candidatura de Bolsonaro no dia 7 de Outubro, a segunda volta das eleições presidenciais no Brasil – para além do desenlace de outros actos eleitorais ao nível estadual e federal – coloca aos comunistas e às outras forças progressistas e democráticas brasileiras um exigente e muito importante desafio, cujo desfecho terá profundas repercussões para o povo brasileiro, mas também, e num segundo plano, para os povos da América Latina. (Pedro Guerreiro)



A escolha. O resultado da primeira volta das eleições gerais no Brasil é um caso de estudo e um sério aviso às democracias ditas representativas. A votação no candidato da extrema-direita Jair Bolsonaro, sendo o aspecto com maior repercussão mediática, remeteu para segundo plano uma realidade que está longe de ser irrelevante: o descalabro eleitoral do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). (Anabela Fino)

CATALUNHA

Manuel Valls: um exemplo de politico ambulante A recuperação do primeiro-ministro socialista francês para fazer dele presidente da Câmara Municipal de Barcelona é uma operação do poder financeiro espanhol tendo como instrumento a direita política. (José Goulão)

IÉMEN

No Iémen decorre uma chacina que gera lucros de milhões. A guerra esconde uma combinação mortífera de interesses: ambições geoestratégicas, domínio de recursos naturais, negócios de armas, desenvolvimento de rotas comerciais e até projectos de engenharia. (José Goulão)

SÍRIA

São Tendências? Num cenário político internacional com intervenções contraditórias, distinguir uma linha dominante, uma tendência uniforme, raramente é concretizável. A Síria e a Coreia são de análise obrigatória.(António Abreu)

Síria reafirma que presença de EUA, França e Reino Unido é «ilegítima». Falando esta segunda-feira na Assembleia Geral das Nações Unidas, o representante sírio junto da ONU acusou os EUA, a França e o Reino Unido de manterem uma presença militar ilegal no país levantino.

COLÔMBIA

Grandes mobilizações na Colômbia em defesa do ensino superior público. Estudantes, professores e organizações sindicais mobilizaram-se, esta quarta-feira, em defesa do ensino superior público, denunciando a política de desinvestimento levada a cabo pelo Estado colombiano

FRANÇA

Manifestações por toda a França contra políticas sociais de Macron. Cerca de 300 mil pessoas mobilizaram-se esta terça-feira contra a política do executivo de Emmanuel Macron, que faz «explodir as desigualdades» e conduz à «ruptura dos direitos colectivos».

COSTA-RICA

Greve geral na Costa Rica contra a reforma fiscal cumpre um mês. Os sindicatos continuam a apelar à paralisação de todas as actividades no país em protesto contra o plano fiscal do governo, mas a luta assume agora particular protagonismo nas instituições judiciais.

NATO

A NATO bombardeou a Jugoslávia para «proteger os civis». Num encontro com estudantes universitários em Belgrado, o secretário-geral da NATO sublinhou que esta organização atacou a Jugoslávia em 1999 para «proteger os civis e travar o regime de Milosevic».

PALESTINA

Israel mantém brutalidade na resposta e ensaia novas provocações. As forças israelitas voltaram a matar três palestinianos, incluindo uma criança, em mais uma sexta-feira de protestos em Gaza. As ameaças de um novo ataque em larga escala intensificam-se.

Greve geral na Palestina ocupada. Nos territórios ocupados e naqueles sob responsabilidade da Autoridade Palestina, palestinianos e árabes realizaram uma greve geral de protesto contra a chamada «nova lei do apartheid».

EUA

Pentágono considera China «risco crescente» para EUASão tensas as relações entre os EUA e a China. Washington ateou uma guerra comercial contra Pequim, faz provocações militares e acusa os chineses de interferirem nas eleições norte-americanas.

Diplomacia dos EUA em Pyongyang e Pequim. O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse ser importante Washington e Pequim cooperarem no processo de desnuclearização da República Popular Democrática da Coreia (RPDC).

Luta nos EUA: trabalhadores da Amazon conseguem aumento do salário mínimo para todos Os trabalhadores da Amazon nos EUA conseguiram o aumento do salário mínimo para 15 dólares por hora, após terem iniciado contactos para se sindicalizarem, mas a precariedade continua a ser regra.

ANGOLA

Angola e China ampliam cooperação. Angola e China dão a maior importância à visita a Pequim efectuada esta semana pelo presidente João Lourenço, à frente de uma importante delegação estatal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.