2018/12/14

No Lutar É Que Está o Ganho 2018/12/14

Na semana em que a greve dos enfermeiros ocupou as aberturas dos telejornais, aos quinze e vinte minutos de cada vez, muitas outras lutas, de muitos outros trabalhadores, andaram nas ruas, a pagar adiantado, em dias de trabalho, melhores e mais justos futuros.

Infelizmente não têm nenhuma cavaca à frente da ordem para lhes dar visibilidade. São greves contra entidades patronais, por direitos e salários, não matam ninguém nem prejudicam doentes, não destroem o SNS nem dão lucros aos hospitais privados, também não têm direito às aberturas dos telejornais, nem 15, nem cinco, nem um minuto, mas lutam, apesar de tudo, lutam, e com bons resultados. Memorável é a vitória dos estivadores do porto de Setúbal que conseguiram a contratação imediata de 56 camaradas, a contratação a curto prazo de outros 10 e garantias de trabalho diário para os restantes 36. Tanto mais memorável quanto esta plena vitória é por eles encarada como meia vitória, porque ainda falta integrar 36 camaradas. #NoLutarÉQueEstáOGanho

ESTIVADORES
Estivadores chegam a acordo com operadores portuários: Reunidos em plenário de urgência esta manhã, os estivadores aprovaram um acordo que prevê a integração de 56 trabalhadores como efectivos no Porto de Setúbal.



CP, EMEF, IP
Centenas de comboios suprimidos na greve conjunta na CP, EMEF e IP: A greve no sector público ferroviário, para exigir o cumprimento dos acordos, registou uma elevada adesão esta sexta-feira, com mais de 350 comboios suprimidos e restantes sectores fortemente afectados

ENSUL/MECI
Trabalhadores da Ensul/Meci exigem salários por pagar há 6 anos: Os trabalhadores da falida Ensul/Meci realizaram esta sexta-feira uma concentração de protesto à porta do Tribunal do Comércio de Lisboa para exigir o pagamento dos créditos devidos.

EUREST
Greve nas cantinas escolares de Gondomar com adesão de 80%: Os trabalhadores das cantinas escolares de Gondomar, concessionadas à Eurest, estão esta quarta-feira em greve, pela correcta classificação de acordo com efectivas funções e a melhoria das condições de trabalho.

GUARDAS-PRISIONAIS
Pré-aviso de greve para 21 a 28 de Dezembro.

HOSPITAL DA CRUZ VERMELHA
Greve no Hospital da Cruz da Vermelha Portuguesa: Os trabalhadores que exercem funções no Hospital da Cruz da Vermelha Portuguesa vão fazer um greve no próximo dia 13 de Dezembro de 2018, para exigirem o prosseguimento, finalização das negociações e assinatura do AE, sem perda de direitos; aumentos salariais para todos os trabalhadores; 35 horas de trabalho semanal, para todos os trabalhadores, sem descriminação; a integração no AE de todos os trabalhadores que prestam serviço no hospital, independentemente do seu vínculo contratual; pelo cumprimento dos direitos consagrados no Acordo de Empresa.

Greve no Hospital da Cruz Vermelha a 13 de Dezembro: Os trabalhadores do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa convocaram uma greve de 24 horas, em defesa do acordo de empresa, cuja caducidade foi solicitada pela actual Ministra da Saúde.

JADO IBÉRICA
Trabalhadores da Jado Ibéria em protesto: Os trabalhadores da empresa Jado Ibéria Produtos Metalúrgicos, em Nogueira – Braga, concentraram-se em protesto junto à empresa, hoje, 11 de Dezembro às 14:00 horas. O protesto surge na sequência de a empresa, depois de ter comunicado individualmente aos trabalhadores o seu despedimento, estar a recrutar trabalhadores de empresas de trabalho temporário para ocupar os postos de trabalho dos trabalhadores dispensados.

PIETEC
Solidariedade com corticeiros: Uma concentração solidária com os trabalhadores alvo de despedimento colectivo na PIETEC - Cortiças, SA e com a trabalhadora Cristina Tavares, vítima de assédio e ilegalmente suspensa pela empresa Fernando Couto - Cortiças, realizar-se amanhã, quarta-feira, dia 12 de Dezembro, a partir das 17:30 horas, em Santa Maria de Lamas, junto à associação patronal do sector corticeiro (APCOR), organizada pelo Sindicato dos Operários Corticeiros do Norte - SOCN.

Operários do sector corticeiro realizaram concentração solidária: O Sindicato dos Operários Corticeiros do Norte realizou esta quarta-feira uma concentração à porta da associação patronal do sector, em protesto contra os despedimentos ilegais na Pietec e na Fernando Couto.

Urgente travar na Pietec o despedimento colectivo: Os trabalhadores da corticeira Pietec demonstram que o despedimento é ilegal, exigem intervenção do Governo e do PR e desmascaram o real objectivo da laboração contínua.

PLURAL
Trabalhadores da Plural convocam nova greve parcial: Face ao fim das negociações por decisão da administração, os trabalhadores da Plural Entertainment decidiram por unanimidade avançar com greve ao trabalho depois das 8h diárias de 18 a 31 de Dezembro.

RANDSTAD
Trabalhadores da Randstad avançam com greves no Natal e Ano Novo: Os trabalhadores da Randstad decidiram fazer greve durante o Natal e o Ano Novo, num total de dez dias, para exigir da empresa de trabalho temporário o fim da precariedade e aumentos salariais.

WASH-CLEAN
WashClean: 30 dias a dormir na fábrica para impedir saída de máquinas: Os trabalhadores da lavandaria WashClean, no Barreiro, estão em vigília desde o dia 6 de Novembro para impedir a retirada das máquinas, a única garantia de receberem os salários e os subsídios em atraso.

Solidariedade com luta das trabalhadoras da WashClean sai às ruas: As trabalhadoras da lavandaria WashClean desfilaram pelas ruas do Barreiro juntamente com populares, em solidariedade com a vigília para impedir a retirada das máquinas que já dura há mais de um mês.

ACT
Ineficácia da ACT gera «clima de impunidade», afirma sindicato: O Sindicato da Hotelaria do Algarve considera que a falta de intervenção rápida e eficaz da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) está a levar a que cada vez empresas cometam ilegalidades.

GREVES
Direito à greve: Quando há greve nos transportes públicos, é garantido: as televisões acorrem às estações de comboio ou de autocarro a inquirir os utentes sobre «a incomodidade» da situação, recolhendo testemunhos a desancar nos contratempos que, judiciosamente, as reportagens parecem converter em testemunhos contra a greve. (Henrique Custódio)

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.