2018/12/14

Noticias do Mundo 2018/12/14

Na semana em que, a julgar pelas notícias dos media corporativos, não tiveram lugar as eleições municipais na Venezuela que o chavismo venceu de forma arrasadora, foi ainda declarado um cessar fogo no porto iémenita que abastece 80% da população do país invadido pela Arábia Saudita e ficámos a saber que a UE aprovou 16 leis sobre a militarização encapotadamente em curso. De tudo um pouco numa panorâmica dada por alguns media alternativos nacionais.

VENEZUELA
O «chavismo» arrasa nas eleições municipais venezuelanas: Com 92,3% dos resultados conhecidos, os partidos que defendem a Revolução Bolivariana obtêm uma vitória arrasadora nas eleições municipais venezuelanas, que se celebraram este domingo.

A Venezuela que eu vi: Nos dias anteriores à minha chegada, dizia-se que a maioria dos semáforos em Caracas estavam avariados. Passaram-se dias até encontrar um que não funcionasse. (Bruno Carvalho)

Sistema eleitoral venezuelano é elogiado por observadores internacionais: Os especialistas eleitorais internacionais sublinharam a «tranquilidade e normalidade» do «clima social e político», numas eleições marcadas pela «transparência» e pelo «elevado nível de organização».

Venezuela perdeu mil milhões de dólares devido a sanções: As sanções impostas à Venezuela pelos EUA e seus aliados provocaram ao país sul-americano perdas no valor de mil milhões de dólares no último ano e meio, segundo informou Delcy Rodríguez.

A Venezuela denuncia um novo plano golpista orquestrado pelos EUA: Nicolás Maduro informou que os EUA e a Colômbia têm em curso um plano intervencionista contra a Venezuela, que envolve «treino de mercenários» e tentativas de suborno a elementos das Forças Armadas.



ALEMANHA
Armamento alemão continua a alimentar a Arábia Saudita: Apesar de políticos alemães se vangloriarem dos controlos rigorosos do país no que toca à exportação de armamento, a guerra no Iémen é demasiado lucrativa e a Arábia Saudita é um parceiro valioso.

EUA
EUA preparam o maior orçamento militar de sempre: O presidente Trump apoia um orçamento militar de 750 mil milhões de dólares para 2020, os maiores gastos anuais de sempre em «defesa» nos EUA. O orçamento de 2019 será de 716 mil milhões.

FRANÇA
Cedências não travam protestos dos «coletes amarelos»: As promessas de Macron e do seu governo foram insuficientes para desmobilizar os «coletes amarelos», que vão no quarto sábado de protestos por toda a França. Esquerda já avançou com moção de censura.

IÉMENE
ONU anuncia um cessar-fogo em Hudaydah: O secretário-geral da ONU, António Guterres, anunciou esta quinta-feira que as partes beligerantes chegaram a um acordo de cessar-fogo na estratégica cidade portuária iemenita de Hudaydah.

INGLATERRA
Salários sobem e desemprego desce, no Reino Unido: Na iminência do Brexit, os trabalhadores britânicos receberam o maior aumento numa década e o desemprego atingiu o seu ponto mais baixo desde os anos 70, segundo fontes oficiais.

PALESTINA
Hebron - O Sionismo Anti-Semita em Carne Viva: A casa da família palestiniana Ewaiwe no distrito H2 de Hebron, na Cisjordânia ocupada, foi cuidadosamente fortificada para protegê-la dos colonos israelitas do colonato Avraham Avinu, na porta ao lado da sua. Lixo arremessado pelos colonos pende da rede de arame farpado que protege o pátio descoberto situado no centro da casa, uma obra feita há quatro anos pela Comissão de Reabilitação de Hebron. (Mersiha Gadzo)

Direito de retorno dos refugiados palestinianos continua a ser negado por Israel: A 11 de Dezembro de 1948, a Assembleia Geral da ONU adoptou a Resolução 194, estabelecendo o direito ao retorno dos refugiados palestinianos, que Israel continua a não cumprir.

SAARA OCIDENTAL
ONU defende solução pacífica para conflito do Saara Ocidental: A ONU considera possível conseguir uma solução pacífica para o conflito do Saara Ocidental, declarou o enviado do Secretário-geral das Nações Unidas para o Saara Ocidental, Horst Kholer.

UE
União Europeia prepara-se para a guerra: Os ministros da Defesa da União Europeia, incluindo Portugal, aprovaram 16 projectos federalistas militares. Quase metade serão dirigidos por países que têm governos fascistas e aparentados. (José Goulão)

Parábola de cegos: Inicia-se hoje a reunião do Conselho Europeu para a qual eram, uma vez mais, anunciadas significativas decisões relativamente à dita 'reforma' da União Económica e Monetária (UEM) – do Euro. (Pedro Guerreiro)

AMBIENTE
O impasse ambiental do capitalismo: Contrariando todas as expectativas alimentadas pelas promessas sucessivamente reiteradas em cimeiras internacionais, ficámos por estes dias a saber que as emissões de CO2 continuam a aumentar e que se acumulam problemas ambientais. (Miguel Viegas)

MIGRAÇÕES
Pacto sobre migrações e pressões dos EUA: O Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular foi aprovado por consenso na segunda-feira, 10, pela conferência intergovernamental da ONU, reunida em Marraquexe (Marrocos).

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.