2018/12/01

Noticias do Mundo Real 2018/11/30

Uma pergunta germina a cada assassinato perpetrado pelos donos disto tudo: qual o critério editorial para noticiar todo e cada um dos tiroteios no centro de império e silenciar os assassinatos levados a cabo pelos donos disto tudo por esse mundo fora? Veio-me esta pergunta, novamente, na semana em que mais um dirigente camponês colombiano foi assassinado. Em todo o jornaleirismo português nem uma palavra sobre o quinquacentésimo trigésimo nono ( 5 3 9 º ) assassinato de lideres sociais e defensores de direitos humanos colombianos em menos de um ano. Para quem dizia que a democracia não estava em risco no Brasil assinale-se o aumento da violência sobre os povos indígenas. As outras noticias são sobre eleições no Congo, ataques terroristas com armas químicas na Síria e financiamento alemão do Daesh, ou seja, business as usual. De novo só mesmo a continuação da luta dos coletes amarelos em França.

FRANÇA
A mobilização dos « Coletes Amarelos», nova etapa das lutas em França: O movimento dos «coletes amarelos» em França vai na segunda jornada de mobilização nacional, e convocou já outra para o próximo sábado. Os grandes media fazem o seu papel. Procuram caracterizá-lo por actos de violência, ocultando que na sua maioria surgem por iniciativa da repressão policial. E sobretudo ocultam que se trata de uma enorme expressão de descontentamento popular, reivindicando directamente a demissão de Macron. (Rémy Herrera)

Rumo a uma convergência das lutas? Ao lado dos "coletes amarelos", coletes... vermelhos! As cadeias de televisão de todo o mundo tiveram o prazer de retransmitir os acontecimentos de rua que decorreram em Paris no sábado 24 de Novembro. Mas nem todas elas tiveram o cuidado de fornecer aos progressistas os elementos necessários para ir além de uma impressão de caos e compreender a situação actual. (Rémy Herrera)

“Coletes amarelos” voltam a ocupar as ruas da capital francesa
1 de Dezembro, 2018 - 12:35h
Os “coletes amarelos” voltam a ocupar as ruas de Paris após esta sexta-feira o protesto ter chegado a Bruxelas. Este sábado já há registo de largas dezenas de detidos. A polícia está a usar gás lacrimogéneo, granadas de fumo e canhões de água contra os manifestantes.(Esquerda.net)



AMÉRICA LATINA
Governos de esquerda tiram 72 milhões da pobreza: Os governos progressistas que representaram a esquerda na América Latina conseguiram que 72 milhões de habitantes saíssem da pobreza, afirmou em Buenos Aires o vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Linera.

Filho de Bolsonaro coordena em Washington ataques contra Cuba e Venezuela: A eleição do candidato neofascista no Brasil irá repercutir-se num acréscimo da agressividade imperialista contra os regimes progressistas na América Latina e contra a Cuba revolucionária. Os EUA esperam de Bolsonaro que seja um digno sucessor dos bárbaros ditadores que mantiveram o domínio sobre o seu «pátio das traseiras». (Sergio Alejandro Gómez)

ALEMANHA
Terroristas apoiados pelo governo federal alemão: Enquanto a Rússia, França, Turquia e Alemanha negoceiam o futuro da Síria com o presidente Bashar al Assad, tornou-se conhecido que o governo federal alemão está a apoiar os restos do Daesh com milhões de euros.

ARGENTINA
Buenos Aires blindada recebe cimeira dos G20: Os líderes das principais potências e dirigentes de organizações internacionais assistem na sexta-feira, 30, e no sábado, 1, em Buenos Aires, a mais uma cimeira do G20, o grupo das maiores economias mundiais. (Avante!)

G20: Austeridade, Argentina ao Fundo: O G20 encerra este sábado. Esteve apenas de passagem na Argentina. Já o FMI entrou para ficar. Pela 21ª vez, esta instituição dita as regras num país que se afunda na austeridade. Inflação, desvalorização da moeda e contração da produção impuseram que o ajustamento acabasse por ser ajustado. (Esquerda.net)

BRASIL
Violência contra os indígenas aumenta no Oeste do Paraná: Dirigentes de povos originários dão conta de ameaças, atentados e sequestros. O elevado número de suicídios entre jovens guarani também deixa clara a urgência da demarcação de terras indígenas. (AbrilAbril)

Racismo e violência no 30.º encontro das mulheres negras: Cerca de mil activistas brasileiras vão falar de racismo e violência no 30.º Encontro Nacional de Mulheres Negras, de 6 a 9 de Dezembro, no estado de Goiás. (AbrilAbril)

CATALUNHA
Independentistas Jordi Sànchez e Jordi Turull iniciam greve de fome: Sànchez e Turull começaram uma greve de fome na prisão de Lledoners para denunciar a inação do Tribunal Constitucional face aos seus recursos. A deputada bloquista Isabel Pires visitou esta sexta-feira outro dos dirigentes independentistas detidos, Jordi Cuixart.

COLÔMBIA
Assassinado dirigente camponês colombiano na região do Catatumbo: De acordo com um representante da Associação Camponesa do Catatumbo, pelo menos 15 agricultores desta região do Nordeste da Colômbia foram assassinados durante o ano de 2018.

CONGO
Eleições e mais ingerências: Na República Democrática do Congo, decorre a campanha eleitoral para as eleições presidenciais, legislativas e provinciais de 23 de Dezembro. O presidente da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), Corneille Nangaa, manifestou a esperança de que a campanha, que se prolonga até à antevéspera da votação, continue sem violência, como aconteceu até agora. (Carlos Lopes Pereira)

COREIA
Coreia: Unificação, mas não ao "estilo alemão": É estranho que quando nos aproximamos da DMZ (Zona Desmilitarizada, que divide a Coreia em duas partes) vindos do Sul encontramos muitas bandeiras e slogans sentimentais pela "paz" – mas nada que represente pontos de vista do povo norte-coreano. Todas as bandeiras são as da República da Coreia (ROC), também conhecida como Coreia do Sul. (Andre Vltchek)

CUBA
Comunismo na Constituição ou uma Constituição com comunismo? O maior risco que enfrentamos na elaboração desta Reforma Constitucional é que, na ânsia de fazer avançar o país para novos direitos e garantias, percamos aqueles herdados da Cuba de 1976. Essas conquistas não caíram do céu, mas surgiram sim da identificação maioritária do povo com a ética comunista, que sustenta o socialismo cubano. Ninguém sabe o que tem até que o perde. Tire-se a componente comunista e o socialismo cubano terá os seus dias contados. (Javier Gómez Sánchez)

ESPANHA
CaixaBank vai fechar mais de 800 balcões em Espanha até 2021: O CaixaBank, dono do BPI, quer fechar mais de 800 balcões nos grandes centros urbanos de Espanha nos próximos três anos, segundo o Plano Estratégico 2019-2021. (AbrilAbril)

EUA
George H. W. Bush faleceu aos 94 anos: Antigo presidente dos Estados Unidos, ex-director da CIA, ligado ao big business do petróleo e do armamento, um dos mais poderosos e influentes políticos americanos, faleceu esta sexta-feira.

GRÉCIA
Alexis Tsipras diz que «é melhor» a Itália ceder: O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, sugeriu ao governo transalpino acatar as imposições de Bruxelas. «É melhor que façam hoje aquilo que, de outra forma, vos farão fazer depois», alertou. (AbrilAbril)

ÍNDIA
Milhares de agricultores protestam em Déli contra as políticas de Modi: Um mar de gente e muitas bandeiras vermelhas desfilaram, esta quinta e sexta-feira, pelas ruas da capital da Índia, para denunciar a política do governo e exigir o fim da asfixia do sector agrícola. (AbrilAbril)

INGLATERRA
Brexit – que Brexit? Após anos de negociações, o acordo de saída do Reino Unido foi hoje aprovado em Bruxelas. Porém, a sua aprovação no parlamento britânico está longe de ser uma realidade e discutem-se já as alternativas. (AbrilAbril)

MÉXICO
Emigrantes e classe operária do México: uma só luta: Várias caravanas de migrantes oriundas de vários países da América Central estão a atravessar o México. As classes dominantes têm uma posição dúplice em relação a elas: por um lado incentivam o nacionalismo e a xenofobia; por outro lado, vêm nesta vaga um acréscimo ao seu exército de reserva, ainda mais desprotegido e sem direitos. (Comissão Política do CC do PCM)

PALESTINA
«O povo palestiniano continua a resistir à mais violenta opressão»: No Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano, o CPPC reafirma a determinação em prosseguir a denúncia da ocupação sionista e dos seus crimes na Palestina. (AbrilAbril)

O direito da Palestina a existir: Assinala-se hoje, 29 de Novembro, o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para evocar a aprovação pela Assembleia-geral, em 1947, da Resolução 181, que dividia a Palestina do Mandato Britânico em dois estados, um judeu e um árabe (o primeiro em 56,47 por cento do território e o segundo em 42,88 por cento).

REPÚBLICA POPULAR DE DONETSK
Kiev ataca Donetsk com artilharia pesada: Neste Domingo os militares ucranianos lançaram um ataque maciço com artilharia pesada contra as zonas residenciais da autoproclamada República Popular de Donetsk. (RIA Novosti)

RÚSSIA
O enredo da provocação no estreito de Kerch: O cenário de guerra continua a aprontar-se nas fronteiras da Rússia. A provocação de domingo passado já fez o seu caminho, mas outras poderão promover novos passos para uma situação incontrolável. (José Goulão)

SÍRIA
Cidade síria de Alepo atacada com gases tóxicos: Mais de uma centena de pessoas foram afectadas por um ataque terrorista contra bairros residenciais de Alepo, na Síria, em que foram utilizados produtos tóxicos, provavelmente cloro. (Avante!)

Recuperadas mais de cem peças roubadas por terroristas na Síria: O Departamento de Antiguidades de Daraa encontrou 103 artefactos arqueológicos em al-Jizah, no Sudoeste da Síria. Pensa-se que tenham sido roubados do Museu de Bosra por grupos terroristas. (AbrilAbril)

UCRÂNIA
Ucrânia confirma presença de serviços secretos nos barcos apreendidos pela Rússia: O director da segurança ucraniana confirmou que, a bordo dos navios capturados pela Rússia este domingo no Estreito de Kerch, seguiam dois oficiais da contra-inteligência militar da Ucrânia. (AbrilAbril)

UE
Acordo/Ultimato: Bastaram 38 minutos para que o Conselho Europeu aprovasse o Acordo de saída do Reino Unido da União Europeia e as bases de negociação para o futuro relacionamento. Na burocracia da União Europeia nada acontece por acaso. A duração da reunião visou sustentar uma das mensagens principais que o Conselho Europeu tentou passar: a inabalável «unidade» dos 27 [...] foi imediatamente transposta para [...] um ultimato contra o povo britânico. (Ângelo Alves)

Saída do Reino Unido da UE deve salvaguardar direitos: Ao afirmar a «estreita colaboração» na promoção de políticas neoliberais, securitárias e militaristas, o acordo alcançado tenta limitar ou mesmo impedir qualquer opção progressista de saída do Reino Unido da UE que tire partido da recuperação da soberania para defender e avançar no respeito dos direitos dos trabalhadores e do povo britânico. (João Ferreira)

MCI
20.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários: Realizou-se nos dias 23, 24 e 25 de Novembro em Atenas, acolhido pelo Partido Comunista da Grécia (PCG). Sob o lema «A classe trabalhadora contemporânea e as suas alianças. As tarefas da sua vanguarda política – os Partidos Comunistas e Operários – na luta contra a exploração e as guerras imperialistas, pelos direitos dos trabalhadores e dos povos, pela paz, pelo socialismo», o encontro contou com a participação de 90 partidos de 73 países dos cinco continentes.

MIGRAÇÕES
Unicef manifesta preocupação com a segurança das crianças migrantes: O bem-estar das mil crianças que integram as caravanas de migrantes é motivo de preocupação para a Unicef, que insta as autoridades a enfrentar as questões que desencadeiam o movimento migratório. (AbrilAbril)

Das criminosas respostas às migrações (II): As opções políticas na resposta às migrações têm também impacto e condicionam também aquelas que são as respostas das organizações humanitárias que lidam directamente no terreno com esta realidade. (João Pimenta Lopes)

AQUECIMENTO GLOBAL
A guerra dos metais raros - A face oculta da transição energética e da digitalização: O livro La guerre des métaux rares: La face cachée de la transition énergétique et numérique [1] , de Guillaume Pitron, jornalista francês colaborador de Le Monde Diplomatique, é de leitura fácil e revela uma grande contradição dos nossos dias. (José Ferrer)

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.