2018/12/21

Noticias do Mundo 2018/12/21

Na semana em que os media corporativos descobriram a luta dos húngaros contras as 400 horas suplementares, os estivadores chilenos se radicalizam na sua luta, depois de violentamente reprimidos pela policia, e os coletes amarelos franceses não aceitam a esmola macronista a pagar com os seus próprios impostos, o destaque poderia ser para O Trabalho, poderia não fora o anúncio de retirada da Síria pela administração trumpista, só por isso e pela possibilidades abertas por uma possível paz na Síria vamos começar por aí.

SÍRIA
Capacetes Brancos: «traficantes de órgãos, terroristas, saqueadores»: A Fundação para o Estudo da Democracia apresentou esta quinta-feira, na ONU, os resultados de uma investigação sobre a acção dos Capacetes Brancos na Síria, vincando a ligação do grupo ao terrorismo.

Casa Branca anuncia retirada de militares norte-americanos da Síria: A Casa Branca confirmou, esta quarta-feira, que as tropas dos EUA vão sair da Síria, mas negou que isso signifique o fim da «coligação internacional» ou da sua campanha contra o Daesh.

Pelo menos 17 mortos em ataque da coligação liderada pelos EUA na Síria: Um ataque da «coligação internacional» provocou pelo menos 17 mortos nas imediações de Hajin (Deir ez-Zor). Entretanto, milhares de refugiados e deslocados regressam a Daraya libertada (Damasco Rural).



BRASIL
Meio século do Acto Institucional nº 5: ditadura nunca mais! Aproxima-se a tomada de posse de Jair Bolsonaro como presidente do Brasil. As perspectivas são em todos os aspectos sombrias, desde o perfil do candidato eleito ao círculo que o envolve e ao perfil do futuro governo. Neste contexto, importa recordar um passado de ditadura terrorista não muito remoto, sobre cuja instauração passam agora 50 anos. Mais de 100 milhões de brasileiros não a viveram. É necessário que a conheçam, para que um tal passado não possa regressar. (Edmilson Costa)

Para que passe na avenida um samba popular: Haverá resistência caso Bolsonaro tente implantar uma ditadura. Mesmo com Trump no governo dos Estados Unidos, os tempos não são mais os da Guerra Fria. Vai haver resistência popular. E as esquerdas têm uma responsabilidade central na organização dessa resistência. Artigo de Cid Benjamin.

CATALUNHA
Fim da greve de fome dos presos políticos: Os presos políticos catalães decidiram acabar a sua greve de fome. Conseguiram a principal reivindicação que era o fim do bloqueio às suas queixas nos tribunais internacionais. No mesmo dia em que Pedro Sánchez reuniu com Quim Torra, presidente da Generalitat, e anunciaram vontade de diálogo conjunta.

CHILE
Estivadores chilenos «mais radicalizados» após violenta intervenção policial: Há mais de um mês em greve, os trabalhadores precários no Porto de Valparaíso dizem-se agora «mais radicalizados», tendo em vista a falta de negociações e a violenta repressão por parte dos Carabineiros.

COLÔMBIA
Paramilitares oferecem recompensas pelo assassinato de líderes indígenas colombianos: A Organização Nacional Indígena da Colômbia (ONIC) denunciou esta quarta-feira o aparecimento de panfletos no Cauca, firmados por um grupo paramilitar, com ameaças a líderes das comunidades indígenas.

CUBA
América Latina e Caraíbas reforçam construção da unidade: Reuniu-se a XVI Cimeira da ALBA-TCP, uma organização progressista latino-americana, impulsionada há 14 anos pelos líderes revolucionários Fidel Castro, de Cuba, e Hugo Chávez, da Venezuela.

ESPANHA
Tribunal obriga empresa a igualar salários entre sexos: Trabalhadoras queixaram-se por receberem menos do que os colegas. Tribunal deu-lhes razão e obrigou a empresa a igualar salários. O caso passou-se numa empresa comercializadora de produtos agrícolas em Almeria.

EUA
Congressistas dos EUA denunciam falhas graves na morte de uma criança migrante: Uma delegação de congressistas norte-americanos apreciou «falhas estruturais» no caso de uma menina guatemalteca de 7 anos que faleceu sob custódia do Serviço de Alfândegas e Protecção das Fronteiras.

FRANÇA
Como se reconhece uma revolução em França? Este artigo é de um renegado da primeira hora, que está do lado dos amarelos contra os vermelhos que declamam… "Como é? Tu, Fabrice, militante da CGT, comunista impenitente, podes ousar pretender contra as Direções Revolucionárias que o movimento dos 'coletes amarelos' é de carácter revolucionário? Não vês que está cheio de fascistas?" (Fabrice Aubert)

A vigarice de Macron não funciona!: Num curto discurso televisivo difundido segunda-feira 10 de Dezembro às 20h00, o presidente Emmanuel Macron enunciou as medidas destinadas, segundo ele, a acalmar a cólera popular dos "coletes amarelo". (Rémy Herrera)

HUNGRIA
Milhares nas ruas contra a “lei da escravatura”: Mais de 15 mil pessoas manifestaram-se em Budapeste este domingo contra a reforma da lei laboral proposta pelo primeiro-ministro nacionalista Viktor Orbán. O aumento das horas extraordinárias impostas e o seu pagamento até três anos geraram uma onda de protestos.

IÉMEN
ONU apela ao respeito do acordo de paz no Iémen: O enviado da Organização das Nações Unidas para o Iémen, Martin Griffiths, apelou às forças pró-governamentais e aos rebeldes huthis que respeitem o acordo de paz, alcançado na semana passada em Estocolmo.

INGLATERRA
Governo do Reino Unido enfrenta moção de censura: O líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, anunciou que vai apresentar uma moção de censura contra a primeira-ministra para antecipar a votação sobre a saída do Reino Unido da União Europeia.

May recusa tempo de debate à moção de desconfiança de Corbyn: O líder do Partido Trabalhista Britânico anunciou esta segunda-feira uma moção de desconfiança a Theresa May. A primeira-ministra recusou atribuir tempo de discussão no parlamento ao debate desta moção.

ITÁLIA
Protestos contra leis anti-imigração reúnem milhares de pessoas em Itália: Uma das principais medidas previstas no “decreto Salvini”, promovido pelo vice-presidente e líder do partido de extrema-direita Liga, é a restrição das autorizações de residência atribuídas por razões humanitárias.

UE
A unir a Europa: No programa da RTP Mundo sem muros, integrado por jornalistas estrangeiros em Portugal, uma das intervenientes, a propósito da «luta dos coletes amarelos» a decorrer em França, proferiu uma frase: «neste momento, o que parece unir a generalidade dos europeus é o descontentamento». (Henrique Custódio)

Impasses e contradições marcam profunda crise da União Europeia: As decisões do Conselho Europeu de 13 e 14 de Dezembro inscrevem-se no aprofundamento do neoliberalismo, militarismo e federalismo da União Europeia em crise e são contrárias aos interesses dos povos. (João Ferreira)

Reforçar a coesão e travar o belicismo da UE: Na sessão plenária do Parlamento Europeu (PE), em Estrasburgo, foram votados na semana passada os primeiros regulamentos associados ao Quadro Financeiro Plurianual da União Europeia (UE) para 2021-2027.

Retrocessos dos direitos das Mulheres na UE: Níveis de desemprego, de precariedade e desregulação laboral; a degradação dos apoios sociais e os cortes nos serviços públicos como a saúde e a educação; os retrocessos no direito à saúde, em particular à saúde sexual e reprodutiva, e os ataques feitos visando particularmente o direito à interrupção voluntária da gravidez segura e por opção da mulher; o aumento da violência contra as mulheres,[...] a sinalização da violência no local de trabalho, mas igualmente sobre as mulheres vítimas de tráfico humano ou prostituídas.

VENEZUELA
Venezuela denuncia golpe orquestrado pelos EUA: GOLPISMO O presidente Nicolás Maduro denunciou um plano de agressão militar contra a Venezuela bolivariana, comandado pelos Estados Unidos, com apoio da Colômbia e do Brasil de Jair Bolsonaro.

Venezuela rejeitou convite oficial para participar na tomada de posse de Bolsonaro: A Venezuela divulgou este domingo o convite enviado às autoridades do país para que participassem na tomada de posse de Bolsonaro, desmentindo assim o futuro ministro brasileiro dos Negócios Estrangeiros.

VIETNAM
Vietname homenageia Ho Chi Minh: O Vietname promove em 2019 um festival nacional de plantação de árvores para cumprir o legado que lhe deixou o presidente Ho Chi Minh, anunciou em Hanói o ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.

AMBIENTE
Cimeira do Clima da ONU assegura Acordo de Paris: A 24.ª Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP 24) terminou no sábado, 15, em Katowice, na Polónia, após duas semanas de debates. Aprovou instruções para cumprir o Acordo de Paris de 2015 mas sem novos compromissos na luta contra o aquecimento global e as alterações climáticas.

FACEBOOK
Facebook deu acesso a dados de utilizadores às grandes tecnológicas: Amazon, Microsoft, Netflix, Apple ou Spotify são algumas das empresas que beneficiaram do acesso aos dados de centenas de milhões de utilizadores do Facebook a cada mês, sem o seu consentimento.

GUERRA COMERCIAL
Gangsterismo: A prisão da directora financeira e filha do fundador da cooperativa chinesa Huawei tem grande significado. Meng Wanzhou foi presa no Canadá, a pedido dos EUA, em trânsito de Hong Kong para o México. As acusações levaram dias a ser reveladas (ou inventadas). Dizem respeito a uma alegada violação de sanções dos EUA ao Irão. Para os EUA, as suas leis valem no planeta inteiro. Soberania nacional é algo para ignorar. (Jorge Cadima)

MIGRAÇÕES
Migrantes e refugiados passam por «horrores inimagináveis» ao atravessar a Líbia: Um relatório da ONU divulgado esta quinta-feira denuncia as «violações massivas de direitos humanos» dos migrantes e refugiados quando atravessam a Líbia em busca de uma vida melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário ficará disponível após verificação. Tentaremos ser breves.